Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Nobreak sms station II 600va não reconhece rede

Avalie este tópico:


Rhuan

Posts em destaque

Estou com esse nobreak placa PCIV013845 que não está reconhecendo rede e nem carregando as baterias. Ao conectar na rede ele pisca os leds, mas não tem barulho dos reles atracando. Ao tentar partir ele joga para a bateria, e ao desligar acende o led vermelho e trava.

 

Foram trocados os 2 lms 324 em smd, testado os reles e estão bons. Testei também os resistores que estão perto dos fios de entrada da rede e estão ok.

 

O LE50 tem 5v na saída, mas na entrada tem somente 12v. Acho que a fonte dele está baixa mas não encontrei nenhum bd ou tip 41 e não sei de onde ela vem.

 

Alguma dica?

20201207_110027.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Priscila Cristiane Então, vi uma marca branca em baixo na placa, coloquei com a marca branca do lm324. Só não sei se essa marcação da placa está correta, pois quando removi o lm antigo eu não vi nenhuma marca em cima dele que fazia referência ao pino 1. Vou deixar uma foto de como ficou.

 

Ele é bivolt.

 

 

20201207_145201.jpg

20201207_145211.jpg

Editado: por Rhuan
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@joao lima RV 

 

4 horas atrás, joao lima RV disse:

8 volts entre o branco e azul indica que ele não comutou para 127v,

Ele tem todos os taps na placa. Esses 8v estão nos cabos mais grossos.

Acho que ele não aciona porque a tensão de 15v está baixa, aí não está alimentando os lms.

Não estou conseguindo identificar de onde vem essa tensão para alimentar os cis.

 

@Krizar Sim. Tirei da placa e não estão em curto. Também ligam e desligam ao acionar no gate com multímetro.

Editado: por Rhuan
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

o esquema tem aqui: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

 

A etapa de monitoração da rede é mais ou menos igual em todos os SMS: A tensão de entrada passa por um retificador de onda completa, um divisor resistivo (não necessariamente nessa mesma ordem), e um amplificador operacional. No caso desse, dá pra ver com o osciloscópio a amostragem da rede no pino 7 do IC3.

image.png.b4a651e8c18bbc086f5b58dd3561730d.png

As vezes um daqueles resistores de 270R (R43/45) abre, aí o nobreak passa a não reconhecer rede. Também pode acontecer de um dos de 56K alterar o valor (nunca peguei um assim, mas é possível). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Aparentemente o CI foi invertido, a montagem dessas placas seguem padrões visuais, antes de posicionalo e soldalo deveria ter verificado a posição dos pinos de aterramento, e tensão. Olhando pelo tamanho das ilhas de soldagem dos pinos um dos CIs foi invertido. Verifiquem se trocarem circuitos integrados antes de soldar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Gramsci disse:

Aparentemente o CI foi invertido, a montagem dessas placas seguem padrões visuais, antes de posicionalo e soldalo deveria ter verificado a posição dos pinos de aterramento, e tensão. Olhando pelo tamanho das ilhas de soldagem dos pinos um dos CIs foi invertido. Verifiquem se trocarem circuitos integrados antes de soldar. 

 

Acredito que não seja bem isso! Veja bem, aqueles pads maiores são drenos de solda. Eles são desenhados na placa devido ao sentido da placa na onda de solda. Observe ainda que a a maioria dos componentes são inseridos na imagem como verticais, para não haver "sombra de solda". Isso ajuda a reduzir o processo na esteira de retoques (remover curtos de soldas nos pads ou pads sem solda).

 

Repare nos IC2 e IC3 que tem a marcação do pino 1.

 

20201207_145201.thumb.jpg.0338eebf5927acb1751754956ce9d2bb.jpg.12101d3b027dc25819fc23710213c6de.jpg

 

 

Então isso não conta como sendo indicação de pino 1!!!

 

IC4 não tem a serigrafia de pino 1, então a melhor forma é, o técnico deverá verificar os pinos de 4-VCC e 11-GND em relação ao opamp ( ao meu ver, está correto).

 

Flw...

 

Editado: por nagkiller
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...