Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Gateway NE56R Q5WV1 LA-7912P Após troca de EEPROM não da mais video

Avalie este tópico:


Carlos Alberto Klafke Filho

Posts em destaque

Boa noite pessoas!

 

Estou com outra lenda aqui na bancada, uma LA-7912P, que agora está funcionando bem exceto pelo vídeo que não consegui fazer funcionar de jeito nenhum.

 

O louco diz que está funcionando bem! Mas não tem vídeo kkkkkkkk...

 

Bom pesquisei aqui no forum e em outros quase quatro cantos do mundo, e cheguei a conclusão que o vídeo não funciona (nem LVDS, nem CRT nem HDMI) por responsabilidade da BIOS e do ME. Acontece que tinha outra dessas placas, uma Q5WVH que nem percebi que não era a mesma, andei misturando as memórias EEPROMs (tanto a da BIOS quanto da ME, acho que é isso)...enfim, consegui fazer a placa ligar e com o teste do CAPS LOCK percebi que tava funcionando.

 

Ai então peguei um HD, instalei o W10 nele através de outra maquina, configurei o acesso remoto, e instalei na 7912. Acessei pelo Remoto, fui no site da Gateway, baixei duas atualizações de BIOS, uma 1.13 que não rolou e outra 2.17 que reinicia a placa. A principio atualizou, mas não resolveu o problema do vídeo.

 

Minha dúvida...

 

Essa placa tem duas flash, tenho dois arquivos binários, o EC e a BIOS mas não tenho gravador de EEPROM. Como faço pra atualizar?

O software da Insydeh20 atualiza com um arquivo com a extensão .FD alguém tem ideia de como converto esses dois binários pra esse formato?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todo técnico tem que ter ao menos um CH431 para trabalhar com eeproms! Sem gravador acho difícil (ou impossível) recuperar. Tem vários no ML, compre um e regrave os dois arquivos. Caso esteja lento para apagar a eeprom, ou após gravar não seja possível ler e conferir os dados, troque a eprom.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela dica DigitalZone Info, sim todo técnico devia ter um, mas fazia muito tempo que não trabalhava como técnico. Já encomendei, mas tava com um pouco de pressa. De qualquer forma, tenho curiosidade em saber se é possível converter os arquivos binários para o formato que o soft InsydeH2O trabalha.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Carlos Alberto Klafke Filho disse:

Boa noite pessoas!

 

Estou com outra lenda aqui na bancada, uma LA-7912P, que agora está funcionando bem exceto pelo vídeo que não consegui fazer funcionar de jeito nenhum.

 

O louco diz que está funcionando bem! Mas não tem vídeo kkkkkkkk...

 

Bom pesquisei aqui no forum e em outros quase quatro cantos do mundo, e cheguei a conclusão que o vídeo não funciona (nem LVDS, nem CRT nem HDMI) por responsabilidade da BIOS e do ME. Acontece que tinha outra dessas placas, uma Q5WVH que nem percebi que não era a mesma, andei misturando as memórias EEPROMs (tanto a da BIOS quanto da ME, acho que é isso)...enfim, consegui fazer a placa ligar e com o teste do CAPS LOCK percebi que tava funcionando.

 

Ai então peguei um HD, instalei o W10 nele através de outra maquina, configurei o acesso remoto, e instalei na 7912. Acessei pelo Remoto, fui no site da Gateway, baixei duas atualizações de BIOS, uma 1.13 que não rolou e outra 2.17 que reinicia a placa. A principio atualizou, mas não resolveu o problema do vídeo.

 

Minha dúvida...

 

Essa placa tem duas flash, tenho dois arquivos binários, o EC e a BIOS mas não tenho gravador de EEPROM. Como faço pra atualizar?

O software da Insydeh20 atualiza com um arquivo com a extensão .FD alguém tem ideia de como converto esses dois binários pra esse formato?

 

Obrigado!

Se tiver um computador com porta lpt1, pode construir um gravador de baixo custo e muito eficiente, dá uma olhada no tópico do link abaixo.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Gilson Macedo disse:

@Carlos Alberto Klafke Filho Não acha melhor dizer quais formatos são aceitos pelo software? A princípio dá pra converter.

O unico soft que consegui utilizar no windows pelo acesso remoto (tanto teamviewer quanto RDP) foi esse InsydeH2O que é disponibilizado no site da acer/gateway no pacote de atualização da BIOS, a principio o formato é .FD e tem 6Mb, logo entendi que é o EC + BIOS. Pesquisei e achei um PDF que dizia pra usar o comando copy do prompt de comando do windows e concatenar os dois arquivos binarios (mas foi o que entendi, pois era um arquivo .rom + .bin) com o comando /b, gerando o arquivo .FD, fiz com os dois bins, mas quando vou programar da um aviso dizendo que não é recomendado por que o arquivo ta fora do padrão.

 

Eu estou há muito tempo por fora dessa área, na época em que eu era metido nessas coisas o processador top era o Athlon XP 1700+ e a bios era um arquivo de 256k que dava pra gravar diretamente do prompt do DOS. Alguém pode me dizer por que temos duas memórias em algumas placas? O arquivo EC corresponde a UEFI? Se eu bem entendi agora esse softwre tem varios setores, entre eles um responsavel por armazenar a licença e a ativação do Windows e entre outros setores temos um que é a BIOS?    

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jhones disse:

Se tiver um computador com porta lpt1, pode construir um gravador de baixo custo e muito eficiente, dá uma olhada no tópico do link abaixo.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Boa, tava pensando em como ia programar a bios usando um arduino. Há uns 15 anos atrás construi um gravador de eeprom serial, programavá-mos chips de toners das impressoras Samsung e utilizavá-mos o software PonyProg, será que não funciona? Vou catar a lista de materiais e montar um. Muito obrigado pela dica. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Carlos Alberto Klafke Filho disse:

Boa, tava pensando em como ia programar a bios usando um arduino. Há uns 15 anos atrás construi um gravador de eeprom serial, programavá-mos chips de toners das impressoras Samsung e utilizavá-mos o software PonyProg, será que não funciona? Vou catar a lista de materiais e montar um. Muito obrigado pela dica. 

Montei um desses há anos e nunca me deixou na mão, tenho uma gravadora RT809H, mas esse do tópico é meu preferido. Boa sorte na construção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Well7487, acabei desmontando a maravilha pra dar espaço pra uma lenda, um Samsung NP300E5k que acabei de finalizar. Amanhã a tarde venho em casa e faço a relação de todas as tensões. Mas se não estou enganado estão ok. Acabei descartando tudo quanto foi tipo de problema, tanto de eletrônica na placa quanto de processador, memória e etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Em 10/12/2020 às 01:42, Well7487 disse:

Antes de qualquer coisa 

Passe as tensões lvds amigo 

Vamos analisar para ver se realmente pode ser algo de BIOS, mas não creio que seja o problema. 

Demorei...assim, medi as tensões dos pinos 1, 2, 3 (18,3v), 5, 6, 7, 8, 9 (3,3v), 34 (0v), 37 (3,3v). Mas esse problema não tem relação com a LVDS até pq não uso LCD nessa placa, ta ligada na VGA. Amanha vou procurar uma tela e um Flat pra testar essa placa mas estou desistindo. Hoje tentei ligar ela, e a corrente medida na Fonte de Bancada foi de apenas 0,15 ~ 0,20a. Indignado agredi a mesma fisicamente com um toque do dedo na região do PQ6 e PQ7, onde eu por ignorância, ansiedade de ver funcionando e falta de prática tentei ressoldar esses componentes. Lembro a todos, que estou há muito tempo afastado da informática/eletrônica e essas dúvidas que tenho são mais pra adquirir experiência. 

 

Achei outro tópico que está parecendo com meu problema, 

 

Ali, o amigo @Well7487 sugeriu um ME, vou aguardar o CH341 chegar, realizar os procedimentos de regravação e caso não de resultado, pode me dar umas dicas da melhor ou menos pior forma de realizar esse ME? Começarei usando de cobaia outra 7912p, depois parto pra esse e pra aperfeiçoar passo pra uma mobo de NP300e5k (que deve ta com curto no proc/chip7 e nao tem esquema nem id de componentes na placa) e uma MBX-235 da Sony, também com problema de BGA, que já foi trocada por outra.

 

Bom final de semana para todos

Editado: por Carlos Alberto Klafke Filho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, teve uma vez que recebi uma placa dessa de um Gateway que o dono deixou cair e ela parou de funcionar, ele tentou regravar as duas bios e como não resolveu ele me enviou, o problema era só o conector dc jack que tinha quebrado um pedaço do pino central, custei acertar dois arquivos que funcionasse nela, gravei mais de 10 antes de dar certo, cheguei fazer backup de placa idêntica funcionando e mesmo assim não subiu vídeo. Hoje em dia quando entra um equipamento que usa esse modelo de placa, eu até esfrio a espinha, na minha opinião essa é a placa mais fumo que tem, além dela ter duas bios o sio também é regravável. Boa sorte no reparo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado amigo. Eu tenho muitas placas de notes aqui, da época que eu tinha assistência técnica, como não fazíamos reparos, essas placas não estão 100% mas estão virgens e estou aproveitando-as para treinar reparo, tenho muitos conhecidos que estão me incentivando para iniciar esse tipo de trabalho e estão me enviando as sucatas guardadas pq aqui na região ninguém presta esse tipo de serviço. As 3 ultimas placas que botei em cima da bancada são verdadeiras lendas problemáticas, tenho uma aqui q nao tem esquema nem boardview que ta me dando nos nervos. Amanhã vou montar o gravador de eeprom, esse que vc indicou e outro que eu ja tinha feito, para porta serial 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Tudo na bancada eu digo que é experiência. Quando comecei essa placa, tinha duas semelhantes, tirei no cara ou coroa qual delas seria desmanchada, se tivesse trocado de repente ja tava tudo funcionando, mas o propósito é passar trabalho...e não desistir até tenha certeza absoluta de que o reparo apartir daquele ponto será impossível!

 

Bom final de semana a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...