Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Samsung RV411-CD1BR BA41-1881A SCALA2-14UL-VE Não Liga

Avalie este tópico:


hf_sup

Posts em destaque

Boa tarde a todos

Estou com uma placa Samsung BA41-1881A SCALA2-14UL-VE da qual não possuo esquemático.
Removi processador e memória e efetuei testes básicos de resistência em bobinas e depois dos fets de entrada e encontrei curto em um capacitor proximo ao socket do processador na parte de trás, efetuei a remoção do mesmo e a placa passou a ligar e girar o cooler, apresentando as seguintes tensões nos componentes indicados na figura 1 e 2

 

duvida_img_1.jpg.206455a39cd0c2b413ed4e1ff49cc2c6.jpg

 

duvida_img_2.jpg.ee52c41159179f2457b9e27459d325d4.jpg

Após algumas verificações fiquei em duvida em relação as medições em vermelho nas imagens,
Notei que a bobina onde encontrei curto nas medições possui 19v após remoção do capacitor em curto,
e o capacitor em curto removido possui a tensão de 19v no pad positivo.

Segue imagem do capacitor em curto removido:
IMG_20201209_140447.thumb.jpg.6c5d7e245954f9bf0b754b6fafa6d222.jpg


Achei estranho o valor e como não possuo o esquema exato, não tenho ideia dos valores de referencias que esses componentes deveriam apresentar e portanto não instalei memória e processador pra testar equipamento, alguém pode me ajudar a identificar essas vias, e quais os valores corretos?


Desde Já, grato.

Editado: por hf_sup
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hf_sup Amigo quanto ao capacitor que vc marcou do lado da bobina, ele recebe 19v mesmo. Já a bobina L4 que vc marcou na foto é a IGFX_CORE e ela não pode ter 19v, mas como disse que tem é quase certo que esse processador queimou. A única possibilidade dessa bobina ter 19v é se o mosfet de alta Q531 do circuito da IGFX_CORE ter entrado em curto jogando a alta no processador. E o capacitor removido se está em curto deve ser trocado. Substitua logo o par de mosfet, o capacitor e teste a placa sem processador. Se tudo estiver ok, coloque outro processador.

image.png.b40981ca1a1188a5e2bb0c89734ac090.png

Editado: por master7
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, master7 disse:

@hf_sup Amigo quanto ao capacitor que vc marcou do lado da bobina, ele recebe 19v mesmo. Já a bobina L4 que vc marcou na foto é a IGFX_CORE e ela não pode ter 19v, mas como disse que tem é quase certo que esse processador queimou. A única possibilidade dessa bobina ter 19v é se o mosfet de alta Q531 do circuito da IGFX_CORE ter entrado em curto jogando a alta no processador. E o capacitor removido se está em curto deve ser trocado. Substitua logo o par de mosfet, o capacitor e teste a placa sem processador. Se tudo estiver ok, coloque outro processador.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.



Muito obrigado @master7, realmente os transistores devem estar em curto, vou fazer o teste mais a fundo. Eu torço para que o processador não tenha queimado, porque enquanto o capacitor em curto não foi removido, a tensão na via estava indo a zero por estar com baixa resistência em relação ao terra, e só fiz o teste depois de remover o curto sem o processador. Mas se queimou, queimou, haha.

Edit: @master7, qual o esquema e brd que você está usando de referencia? Não achei nenhum parecido.

@Gilson Macedo O Capacitor realmente está em curto, mas ainda não sei o valor de tensão dele, chuto que seja 2v 330uf.
 

Editado: por hf_sup
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma atualização:

Troquei ambos os mosfets e o curto levando 19V ao IGFX_CORE sumiu, a placa liga porém não apresenta vídeo, aproveitei e já testei com outro processador e o mesmo sintoma.


O Q531 é um AON6414A e foi trocado por um idêntico
o Q530 era um AP92U03GMT e substitui por um AON6786 porém não encontro tensão alguma no IGFX_CORE

nos drenos do referido Q531 tem 19v e nada no source ou no gate
nada nos drenos, source ou gate do Q530
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, master7 disse:

@hf_sup provável que o pwm U511 tenha sido danificado. Efetua os testes nos pinos dele, veja se está esquentando.


Logo após a mensagem que mandei comecei a reparar no pwm U511 modelo TPS3211 e notei um pequeno pontinho em cima dele, fiz testes nos pinos de output, nada, troquei sem pensar muito e agora o notebook deu video, ta funcionando, e o melhor, com processador original, ufa.

muito obrigado @master7 e @Gilson Macedo, vou deixar em testes o equipamento antes de fechar o tópico.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, hf_sup disse:

Uma atualização:

Troquei ambos os mosfets e o curto levando 19V ao IGFX_CORE sumiu, a placa liga porém não apresenta vídeo, aproveitei e já testei com outro processador e o mesmo sintoma.


O Q531 é um AON6414A e foi trocado por um idêntico
o Q530 era um AP92U03GMT e substitui por um AON6786 porém não encontro tensão alguma no IGFX_CORE

nos drenos do referido Q531 tem 19v e nada no source ou no gate
nada nos drenos, source ou gate do Q530
 

 

pode ter queimado o processador também, já aconteceu comigo...

e também o U511 como amigo @master7 bem disse.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, vado disse:

pode ter queimado o processador também, já aconteceu comigo...

e também o U511 como amigo @master7 bem disse.



Felizmente o processador não queimou, acho que se eu tivesse ligado sem tirar o processador ele teria queimado com certeza. Que projeto curioso.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...