Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Thermaltake Toughpower 675 como saber se esta queimando placa ?

Avalie este tópico:


Augusto7744

Posts em destaque

Olá.

Eu tenho nivel de eletronica iniciante.

Em uma maquina usando a fonte Thermaltake Toughpower 675 watts e placa+cpu+video que em uso maximo nao passava de 125 watts o botao do reset estava com problema e algumas vezes com o sistema ligado necessitando dar reset para eu evitar um total desligamento da maquina no filtro de linha pressionava rapidamente para desligar e em seguida ligar assim a maquina nao chegava a desligar totalmente e ocorria um reset.

Isso era feito poucas vezes em um periodo de alguns meses.

Nao ocorreu problemas na eletricidade de curto ou algo semelhante.

Um certo momento foi ligado a maquina e antes de iniciar o sistema rapidamente foi desligado a maquina pelo botao power da propria fonte.

Depois de um tempo ao ligar o computador a maquina ativou a placa e os coolers, mas nao deu sinal de video e o processador estava frio.

A placa foi queimada e na tentativa de conserto foi dito que queimou o chipset e pode ter sido causado por fonte.

 

Eu liguei a fonte manualmente usando jumper direto no conector e medi as voltagens do conector dando 3,3 V , 5 v e 12 V e o cabo de energia para o processador estava sendo 12 V.

 

É possivel que mesmo dando esse resultado de valores de voltagens corretas a fonte mesmo ligando possa estar com defeito e danificando placas ?

Eu tenho um testador de fonte Thermaltake Dr. Micro e ja tinha feito alguns testes em fontes que eram boas, mas nunca usei nessa fonte desse topico.

O testador é desse link abaixo :

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Pode esse testador dar resultado exato se essa fonte pode estar aparentemente "boa" e na verdade esteja com problemas ?

Como posso proceder para saber se essa fonte esteja com algum problema e queimando placas ? Tem algum teste que possa tirar essa duvida ?

Essa fonte nunca foi usada alem da capacidade aproximada de 140 watts apesar que é 675 watts.

Talvez possa ter chance que por causa de rapidamente desligar e religar possa ter causado pico de voltagem e queimado o chipset. Bem espero que tenha sido isso.

 

Grato pela resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa fonte tem os led de status que demonstram que esta "boa", mas esta com chance que esteja queimando placa.

A fonte liga normalmente usando jumper e nao ocorre mal cheiro ou estouros ou seja fica ligada sem demonstrar reaçoes negativas.

Eu apenas gostaria de saber se existe algum teste que pode ser feito para saber se essa fonte esta queimando placa.

Eu coloquei um placa e a mesma nao deu video e na tentativa de reparo foi dito que queimou o chipset northbridge e o tecnico disse que foi a fonte.

Alguma ajuda ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Augusto7744 disse:

Eu apenas gostaria de saber se existe algum teste que pode ser feito para saber se essa fonte esta queimando placa

 

Fonte queimar placa-mãe é muito difícil, mas muito difícil. A não ser que seja um raio que atravessa tudo

 

A melhor forma de testar uma fonte é colocar ela para rodar uma placa-mãe. E pode ser uma antiga como DDR1, DDR2 e etc...

 

Olha, a própria fonte tem circuito de proteção que impede de queimar a placa-mãe e o nome é power good. Se ela estiver conectada na placa-mãe, estará emitindo apenas as tensões de stand-by que é de 5V. Se a placa-mãe estiver com problema, às vezes nem ela consegue acionar o funcionamento da fonte. Se a placa-mãe acionar, irá liberar os 3,3v, 5v e os demais

 

E nem a fonte tem condições de ela própria transferir os 110v da rede para a placa-mãe. Há filtros, bobinas, mosfets, diodos, capacitores e etc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao teve curto circuito ou raio. A fonte nao sofreu aparente dano.

 

"A melhor forma de testar uma fonte é colocar ela para rodar uma placa-mãe. E pode ser uma antiga como DDR1, DDR2 e etc.."

Fazendo isso pode queimar ?

 

Eu gostaria se saber se tem algum teste que dê resultando se ao conectar a fonte em placa ocorre algum tipo de curto, picos de voltagem, alteraçoes na voltagem ou etc.

Eu tive uma fonte anterior que realmente queimou uma placa e era desse mesmo modelo, mas nesse caso ocorreu problema eletrico aonde a fonte estava ligada que nao é o mesmo local que estou ligando essa fonte.

 

Eu tenho multimetro de qualidade razoavel e testador de fonte.

Apenas quero saber se tem algum teste que pode ser feito para saber se tem risco de eu ligar essa fonte em uma placa ter risco de queimar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu comentario fez lembrar um detalhe.

Quando eu liguei essa fonte nessa placa a primeira tentativa a placa ligou e em menos de 10 segundos a fonte desligou automaticamente. Nas outras tentativas a placa ligou sem desligar a fonte, mas depois eu troquei a memoria de slot e ocorreu novamente o mesmo resultado de ligar e em menos de 10 segundos a fonte desligou automaticamente.

Essa placa deu diagnostico de chipset northbridge danificado.

Como sou leigo estou muito preoucapdo se colocar uma placa nessa fonte e a mesma queimar a placa.

Usando multimetro todas as saidas positivas deram 3,3V, 5V e 12V. Eu nao testeis as pontas negativas e nao sei se pode ter algum ponto que pode estar causando dano ou nao.

Situaçao complicada.

Eu entendo como  nao é simples conserto de computadores.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

@Augusto7744 seu testador de fonte, indicado no link abaixo só irá indicar a presença de todas tensões. Não faz analise ou teste de consumo.

19 horas atrás, Augusto7744 disse:

O testador é desse link abaixo :

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

A fonte existe circuitos integrados dedicados ao monitoramento de todas saídas a qual se existir consumo elevado, sobre tensão, sub tensão, curto na saída, enfim, dentre outros, ela irá desligar. Além do primário monitorar também a rede ac. As tensões que a fonte "entrega" à placa mãe são "processadas" novamente de acordo com a necessidade dos componentes da placa mãe. A possibilidade da placa mãe ter danificado independente da influencia de sua fonte é enorme.

 

19 horas atrás, Augusto7744 disse:

o botao do reset estava com problema e algumas vezes com o sistema ligado necessitando dar reset para eu evitar um total desligamento da maquina no filtro de linha pressionava rapidamente para desligar e em seguida ligar assim a maquina nao chegava a desligar totalmente e ocorria um reset. A placa mãe é a mais sensível a danos.

Temos o histórico de  sua placa mãe apresentando falhas! Ao pressionar a tecla geral do filtro de linha (mesmo que seja bem rápido) você interrompe a alimentação da rede ac de seu equipamento. Isso coloca em risco todo seu sistema, principalmente dados existente em hd.

 

19 horas atrás, Augusto7744 disse:

Talvez possa ter chance que por causa de rapidamente desligar e religar possa ter causado pico de voltagem e queimado o chipset.

Na placa mãe existe diversos conversores dc dc que utilizam indutores e podem gerar transites de tensão pela interrupção da alimentação geral, independente da fonte.

 

Se não quiser seguir a dica do @14bis  para testar sua fonte, você tem outras possibilidades.

Colocar cargas nas saídas da fonte e monitorar. Existe equipamentos destinados à esse testes. Um é a carga eletrônica também conhecida por carga dinâmica. Entretanto para visualizar realmente o que está acontecendo com as saídas de sua fonte é indicado um osciloscópio.

 

Restou dúvidas?

 

 

 

 

 

Editado: por ohm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu agradeço sua resposta.
Sobre o testador de fonte tem chance que o mesmo indique se ocorre variaçoes de tensoes ?

Voce disse :
"Temos o histórico de  sua placa mãe apresentando falhas!"
Eu nao disse o modelo dessa placa aqui. Em outros posts eu disse sobre uma das minhas placas. Voce ficou sabendo de outro post ?
A placa do post é uma GA-78LMT-S2P.
Eu gostaria de acrescentar mais um detalhe usando uma GA-78LMT-USB3 rev 6 foi queimada e o tecnico caracterizou danificado o chipset NB e depois eu coloquei essa placa do post GA-78LMT-S2P e ligou por menos de 10 segundos e desarmou a fonte e outro tecnico deu o mesmo diagnostico que ocorreu com a primeira placa queimada ou seja queimo o chipset NB e disse que isso foi causado pela fonte.
Eu tinha ligado a fonte usando jumper e medido as tensoes e todas estao corretas e isso deu duvida se as tensoes poderiam variar apenas quando ocorre consumo.
Essa placa tem historico de falhas ? Quais seriam um dos principais historicos ? Esse detalhe é mais para ter cautela em evitar esse modelo.

As dicas que foram ditas antes do seu comentario foi de testar a fonte com outra placa e fico preocupado se pode danificar.
Existe possibilidade de eu conectar essa fonte em uma placa danificada e testar se ocorre variaçoes de tensoes no conector do cabo da fonte conectado na placa ?

Eu agradeço seu tempo com esses detalhes que me ajudaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Augusto7744 disse:

Sobre o testador de fonte tem chance que o mesmo indique se ocorre variaçoes de tensoes ?

Não com o seu. A fonte é fabricada para manter uma placa mãe e periféricos alimentados. Processador e placa de vídeo são os que consomem mais. Tem como você colocar consumo/carga em cada saída de tensão e monitorar com multimetro ou osciloscopio, claro, fora da placa mãe. 

 

9 horas atrás, Augusto7744 disse:

Você disse:
"Temos o histórico de  sua placa mãe apresentando falhas!"
Eu nao disse o modelo dessa placa aqui. Em outros posts eu disse sobre uma das minhas placas. Voce ficou sabendo de outro post ?
A placa do post é uma GA-78LMT-S2P.
Eu gostaria de acrescentar mais um detalhe usando uma GA-78LMT-USB3 rev 6 foi queimada e o tecnico caracterizou danificado o chipset NB e depois eu coloquei essa placa do post GA-78LMT-S2P e ligou por menos de 10 segundos e desarmou a fonte e outro tecnico deu o mesmo diagnostico que ocorreu com a primeira placa queimada ou seja queimo o chipset NB e disse que isso foi causado pela fonte.

Você que afirmou que "sua" placa mãe  apresentava falhas para desligar a fonte. Nao sabia de outros posts seu. Inclusive se a mesma fonte deu falhas em duas placas mãe, deveria ter mencionado no primeiro post, nao?

 

Aconselho de cara,  caso ainda nao tenha feito,  desmontar sua fonte e conderir os capacitores eletrolíticos. 

 

Você tem sucata de placas ai? Se sim, procure por resistores de baixo valor e alta potência,  normalmente em placas de tv de trc. E nós relate. Assim tentaremos montar um aranjo de resiatores para ser carga de teste da sua fonte.

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Augusto7744 disse:

Muito grato por sua resposta.

 

Sim tenho algumas placas antigas de sucata.

Nao tenho osciloscopio, mas tenho um multimetro de nivel um pouco abaixo de profissional.

Oh sim fazer um teste usando resistor é simples.

Realmente  é a forma mais simples. Resistência de Chuveiro também é possível, inclusive pode ir cortando para obter o valor desejado. Havia esquecido!

 

E por fim, ao ligar é interessante testar em todas as saídas ao mesmo tempo porque se colocar só em uma pode acontecer da fonte desligar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode parecer engraçado o que vou dizer .... sou novato em eletronica .... pensei em colocar entre a carga um varistor em cada saida de tensao ... varistor é custo baixo ... pensei no varistor porque nao tenho osciloscopio e ficaria mais facil de saber se ocorre algum problema de variaçao de tensao.

Esse detalhe que tinha que simular carga em todas as tensoes ao mesmo tempo para nao desarmar a fonte eu nao sabia.

Entao em cada saida de tensao eu poderia colocar um varistor e depois um resistor.

Grato por sua ajuda.

Editado: por Augusto7744
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hikari HM-1001

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Infelizmente o testador de fonte que tenho apenas testa tensao e nao faz teste profissional. Nem tinha preocupado com esse detalhe porque apenas vi uma vez uma fonte queimar uma placa que foi por causa de falha na rede eletrica e assim nao vi necessidade de ter um testador profissional.

 

Eu tenho um wattimetro. Estou pensando em colocar essa fonte em uma placa de sucata e medir o consumo que esta tendo direto na tomada. Se der algo alem de 50 watts talvez vou deixar a placa ligada e com paciencia medir as tensoes por varios minutos para ver se ocorre variaçao.

 

Eu pensei em usar varistor porque se quebram quando ocorre tensao alta e seria mais facil alternativa visto que nao tenh osciloscopio.

 

nao tem jeito e isso sei ... entre um soldador e estaçao de solda é uma grande diferença. É muito bom ter estaçao e osciloscopio, mas para quem nao tem demanda se torna em parte inviavel. Puxa apenas de ver tirando componente e resoldando com estaçao é uma maravilha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou pensando em colocar coolers de 12 v em cada saida de tensao. Obvio que alguns nao vao funcionar na velocidade maxima e se der algum problema acredito que sera apenas com os coolers.

Como as placas de sucata podem ter resistores com defeito estou pensando em trocar por coolers.

A unica preocupaçao é se a fonte pode desarmar por causa da baixa corrente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço sua atençao.

De momento nao estou tendo resistor ou resistencia de chuveiro para fazer o teste.

Eu pensei nos coolers porque se caso a fonte esta internamente alterada talvez ocorre variaçao aleatoria das tensoes.

Se caso for isso poderia ter alguma variaçao com pouco consumo usado nos coolers ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fonte testada usando o Dr. Power.

Aparentemente o teste deu resultado positivo e nao ocorreu nenhum bip de erro.

A fonte ligada usando esse testador Dr. Power em tomada 110 V teve a mediçao na tomada de 0,32 amperes e 20 watts.

Esse testador parece nao ser tao simples.

Dois detalhes estranhos é que a mediçao de voltagem mostra valor aleatorio entre 127 para 130 volts e na entrada da fonte esta ocorrendo um chiado de som volume baixo.

Essa fonte tem PFC ativo e reparei que esse chiado as vezes ocorre entre os mesmos horarios sendo aqui um apartamento.

Sendo que a tomada esta dando aproximadamente 130 volts poderia isso causar dano na fonte mesmo tendo PFC ativo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/12/2020 às 08:56, Augusto7744 disse:

Fonte testada usando o Dr. Power.

Aparentemente o teste deu resultado positivo e nao ocorreu nenhum bip de erro.

A fonte ligada usando esse testador Dr. Power em tomada 110 V teve a mediçao na tomada de 0,32 amperes e 20 watts.

Esse testador parece nao ser tao simples.

Dois detalhes estranhos é que a mediçao de voltagem mostra valor aleatorio entre 127 para 130 volts e na entrada da fonte esta ocorrendo um chiado de som volume baixo.

Essa fonte tem PFC ativo e reparei que esse chiado as vezes ocorre entre os mesmos horarios sendo aqui um apartamento.

Sendo que a tomada esta dando aproximadamente 130 volts poderia isso causar dano na fonte mesmo tendo PFC ativo ?

Como mencionei,  20w é pouco consumo para testar uma fonte com maia de 600w disponíveis. 

 

O indutor do pfc nao está "balançando"? Você verificou qual tensão apresenta no pfc?

 

A tensão da rede elétrica costuna flutuar em determinados horários, depende muito da quantidade de equipamento ligados. 

 

Entretanto, suspeito que sua fonte nao tenha defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...