Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Positivo Sim+ - plm-mb40ia1 - em curto

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Fala pessoal, bom dia ! Estou com um notebook de um cliente na bancada, onde não consegui ainda ter muito progresso no reparo dele. Se algum amigo tiver alguma disponibilidade pra me ajudar a chegar na solução, ficarei muito grato. Vou deixar anexo algumas fotos da placa, tenho também o esquema elétrico em mãos.
A placa é de um notebook Sim+, modelo plm-mb40iix - ddr3 - socket pga989

Primeiro sintoma identificado do notebook, é que ao conectar o carregador no jack, o led do carregador piscava indicando um curto. Tentei ligar ele apenas com a bateria, e a tensão da bateria simplesmente não passa para o circuito, é como se ela fosse rejeitada ou estivesse sendo aterrada.
Liguei a placa na fonte de bancada, superaquecimento no mosfet de alta de entrada (pq4), fiz a remoção do mesmo, injetei tensão nos drenos, encontrei o mosfet comutador do carregador super aquecendo (pq2). Me parece que essa placa tem 2 mosfets comutadores... injetei tensão novamente nos drenos desse mosfet, cheguei até o mosfet (pq513) que é um mosfet de alta que gera a tensão do vcc core, por ser um mosfet de canal p, injetei tensão no source e não identifiquei nenhum superaquecimento em outro componente, exceto pela ponta agulha da minha fonte com qual estou injetando tensão. Eu tinha também 2 capacitores de desacoplamento em curto, 1 do ci de charge e 1 do buck converter (pwm), após remover o (pq513) esse curto sumiu. Já verifiquei o ci de charge a principio está ok, só não tenho certeza ainda sobre o buck converter (pwm). Sei que a resistência na linha do vcc core é baixa, testei as bobinas (pl5,pl7 e pl8) estão dando continuidade com o terra, para certificar, injetei tensão nessa linha e houve o consumo total da corrente. Então meus amigos, me encontro agora diante deste caso e não sei mais o que posso fazer para prosseguir com os testes. Desde já, fico muito grato pela atenção de todos.

WhatsApp Image 2020-12-10 at 11.07.22.jpeg

WhatsApp Image 2020-12-10 at 11.07.21.jpeg

Editado: por ribeirodanilo93
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ribeirodanilo93 

 

seu tópico foi movido para a área correta.

 

Saiba como selecionar a área correta para criar o seu próximo tópico »

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico tem mais repostas e a solução do problema, mas você precisara fazer login para visualizá-las.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...