Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Dell Inspiron 15 5567 bal20 LA-D801P Rev 1.0 A00 Não carrega após reparo de circuito charge

Avalie este tópico:


SSD TECNOLOGIA

Posts em destaque

Ola a todos!
Este notebook entrou no laboratório com curto no circuito charge, ci trocado por outro nada compatível e com fusível de identificação DC ou BA aberto (torrado) alem de fet em curto.
Esse notebook passou por outra assistência que fez a grande cagada de queimar todo circuito charge ao trocar o hd por um ssd (como eu não faço a mínima ideia).
Removeram o PU703 ISL88739HRZ-T original e colocaram outro CI menor no lugar 😆 e  com isso o fusível PR743 0_1206_5% abriu.
Comprei os dois fet  PQ708 e PQ704 além do CI e o fet PQ717, trocado tudo isso o notebook ligou, gerou imagem e ate identificou a bateria, porem aparece no windows (conectado carregando) e não sobe % de carga, se desconecto o carregador ele consome o resto que tem de carga da bateria, ao conectar novamente o carregador, simplesmente não libera tensão de carga para a bateria de 17.4V, continua em 11V tensão nominal da bateria. 

Eu observei os fet e seus sinais, no PQ717 quando com DCIN e Bateria conectada, eu tenho 9.32Vcc no pino 4(GATE), 19Vcc no pino 5 e a saída dele esta com tensão de bateria 11.43Vcc pino 1.2 e 3.
Os fet PQ708 e PQ704 tem os seguintes dados quando DCIN e Bateria conectada, PQ708 tenho no pino 4 (GATE) apenas 0.54Vcc e o sinal vem do pino LGATE pin 21 do ci, no PQ717 eu tenho apenas 13.36Vcc no pino 4 (GATE) e o resistor eu já testei e esta ok, esse sinal vem do UGATE pino 23 do ci. 

Por algum motivo o Ci não esta mandando excitação que chega para estes Fat abrirem a tensão de carga, alguém poderia me ajudar com isso ? 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com o carregador original do equipamento e esta identificando os 65W dele na bios, no momento estou sem outro para teste.

Eu notei uma coisa estranha no projeto da placa, em uma altura ela se refere ao CI Charger como sendo um ISL88739B e outro ponto do esquema mostra como sendo ISL95521 e eu instalei um ISL88739B.
Pesquisei a folha de ambos e parece ser a mesma peça, porem não sei qual foi o que veio originalmente nesta placa 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Correto, agora li com calma, esta bateria deixa duvidas. Já que o sistema identifica os 65W, o sinal deve estar correto, pois na maioria estes carregadores quando dão problema, só passam a tensão mas tem algum defeito no sinal (pino centro e seus circuitos)  ou corrente amp e acusam status unknown, como citado pelo colega master7. Por desencargo quando temos fonte e bateria iguais, testamos novos, mas nem sempre se tem em mãos estes itens reservas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

parceiro qual a tensão que marca em cima desta bateria? 11V neste caso o charger manda em aproximados 12,3v. Analise que esta é a tensão correta, o charge ou no esquema geralmente não tem uma tensão definida. Pode tentar dar uma carga direta com assimétrica, mas tenha certeza do que estiver fazendo, os polos corretos com até 12,3 para bateria 11.1&11.4V. Recuperei baterias assim, que não carregavam, e esgotavam a um ponto de o charge nem mandar carga. Outra coisa; só com a bateria ele liga e fornece tensão nos polos (sem o carregador plugado)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo legal, então essa bateria estava fornecendo tensão nos seus polos e alimentando o notebook ao pondo de ligar apenas com ela, porem se esgotou a carga e agora parou, quando plugo o carregador eu não tenho variação de tensão nominal nos polos da bateria e acho isso estranho, se esta 11,4 com apenas a bateria e eu conecto o carregador o valor não se altera e a excitação nos fet também não. Eu ate mesmo já instalei o sistema operacional e fiz atualizações do windows que alguns casos ela força a corrigir isso, mas permaneceu sem mudança alguma :( Eu vou tentar dar uma carga nesta bateria como você me falou, porem minha fonte AFR FA3000T foi para RMA por que deu pau essa semana e eu to sem e a nova também não chegou ainda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui uma placa de fonte variável e coloquei ela para 2000mha e 13.2V e injetei essa corrente direto no conector da bateria ainda plugada ao notebook para a forçar carregar, consegui subir % desta forma e vou dar uma carga completa e ver se o notebook volta a reconhecer ela, porem já percebi que sim existe uma falha do circuito charger, já que ele identifica a bateria e não libera estes 13.2V pelos fet 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Efetuei o carregamento de 100% da bateria e ela atingiu 12.5V quando totalmente cheia, porem o notebook continua a não liberar mais do que a tensão dela para carregamento e ela continua a conseguir acoplar para alimentar o notebook sem o carregador, mas não se recarrega pois os mosfet não estão liberando tensão adequada. 
Todo restante esta ok exceto isso, peguei o scope e conectei a bobina de carga PL700 e tenho sinal alto indicando chaveamento, porem sem a adequada tensão, olhei o mosfet de alta e o sinal aparenta estar ok, porem com baixa amplitude e o mosfet de baixa esta com sinal bem baixo quase que uma onda quadrada. O pino 5 de PROCHOT# esta com 5.20V e deveria estar com 0 para que a bateria carregasse pelo que entendo  

SINAL BOBINA CHARGE PL700.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SSD TECNOLOGIA Boa noite. Veja se o SIO está se comunicando corretamente com a bateria. Como queimou alguns componentes principalmente o charger, pode ter afetado está comunicação. Estou no celular e sem esquema elétrico.

obs. Para verificar estes dois pontos é necessário uso do osciloscópio. A tensão pode estar presente de 3.3v, mas se não houver os pulsos de conversação I2C, o Fet de chaveamento não irá funcionar para que carregue e reconheça a bateria.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/12/2020 às 19:26, Paulo Noce disse:

@SSD TECNOLOGIA Boa noite. Veja se o SIO está se comunicando corretamente com a bateria. Como queimou alguns componentes principalmente o charger, pode ter afetado está comunicação. Estou no celular e sem esquema elétrico.

obs. Para verificar estes dois pontos é necessário uso do osciloscópio. A tensão pode estar presente de 3.3v, mas se não houver os pulsos de conversação I2C, o Fet de chaveamento não irá funcionar para que carregue e reconheça a bateria.

Certo eu havia aferido apenas com o multímetro, mas irei verificar os pulsos e informo logo breve. Porem localizei o que parece um defeito de componente, tenho dois RUM002N02GT2L sendo o PQ721 e PQ720, fiz a mensuração deles em busca de localizar de onde surge os 5v no pino PROCHOT do charge e vi que um deles esta dando continuidade em dois pontos (2 diodos), porem o outro não e ele é um 

Silicon N-channel

1.2V Drive Nch MOSFET

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...