Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Force Line 1500 ups bi 608 saindo 15,6v as baterias

Avalie este tópico:


Norberto Rocha

Posts em destaque

Boa tarde a todos, peguei por hobby um nobreak que tenho aqui em casa, um force line 1500 ups bi 608. Por bem fiz a troca da bateria e ao fazer a medição, vi que que estava saindo 15,6v, acho que não é o padrão ideal para carregamento de bateria, acredito que seja em torno de 14,5. Já fiz a medição de todos os componentes como resistires e diodos, mas todos ok,  Transitor ok tb não sei mais o que olhar! 
mas peço ajuda de vcs, pra saber se estou no caminho certo, e também se puderem fazer a gentileza de me fornecerem o esquema.

Sou Novato nesse tipo de coisa mas gosto de fazer isso

agradeco a todos 

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo o roteiro de manutenção do fabricante

Para testar o carregador de bateria meça a tensão DC no resistor R44 que deverá ser de 0,5Vdc ± 0,2V. Para verificar se o relê do carregador está funcionando prossiga da seguinte maneira: Com o resistor de 10k/ 1/4W encoste uma das extremidades no jumper ao lado do C8 e a outra extremidade no R7 (no lado oposto ao TP6) dessa forma a tensão no resistor irá zerar, confirmando que o relê mudou de estado;

 

 

 

 

 

image.png.9459dbdecdb1f9baaaf5c9f9bb8a4e83.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses são os principais componentes do carregador:

image.png.0ed4433a4ea0938d8dcd2d2c2e08f824.png

 

O esquema completo é esse: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Ps. @joao lima RV: Esse print que você pôs é do 608 modelo antigo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, zazulak disse:

Buenas,

 

você mediu essa tensão com ou sem as baterias conectadas?O carregador desse nobreak é cíclico, e não é muito preciso. 

 

Se mesmo com as baterias a tensão passar dos 15v, verifique aquele relé próximo aos dissipadores.

Bom dia @zazulak , O relê ele fica armando e desarmando. A cada 2 3 segundos mandei 12v direto nele e ele não ficou armando e desarmando acho que tem alguma oscilação!

sobre a medição da das saídas para a baterias, as baterias são novas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá galera, só preciso saber se estou certo!!! Verificando o relê com eu havia dito anteriormente, percebi que ele arma.... até chegar em 14,5 nas baterias e depois desarma, em 13,9 e ele fica assim direto.... 

seria isso normal? Pq se eu desconectar da bateria e fazer medição direta ele da 15,4v

Isso poderia ser o normal desse modelo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zazulak@joao lima RV

Em 13/12/2020 às 18:15, Norberto Rocha disse:

Olá galera, só preciso saber se estou certo!!! Verificando o relê com eu havia dito anteriormente, percebi que ele arma.... até chegar em 14,5 nas baterias e depois desarma, em 13,9 e ele fica assim direto.... 

seria isso normal? Pq se eu desconectar da bateria e fazer medição direta ele da 15,4v

Isso poderia ser o normal desse modelo?

Alguém poderia me ajudar! E percebi que o transformador tá bem quente!!!

é normal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/12/2020 às 18:15, Norberto Rocha disse:

Olá galera, só preciso saber se estou certo!!! Verificando o relê com eu havia dito anteriormente, percebi que ele arma.... até chegar em 14,5 nas baterias e depois desarma, em 13,9 e ele fica assim direto.... 

seria isso normal? Pq se eu desconectar da bateria e fazer medição direta ele da 15,4v

Isso poderia ser o normal desse modelo?

Sim, é assim mesmo que ele faz.. aciona o carregador, carrega até uns 14,5, corta o carregador até cair a uns 13,poucos e aciona de novo.

 

Em 13/12/2020 às 12:00, Norberto Rocha disse:

Tb não consigo baixar o esquema! Acho que não tenho permissão ou não tenho os quesitos para isso! 

Você tem créditos para baixar. É só ir ali em cima em 'assinaturas', escolher o pacote 'download 1' e confirmar a compra. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...