Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise MSI - X58 PRO - defeito nos 12v.

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá.

 

1 - tenho uma placa msi x58 pro em minha bancada com um defeito bizarro e que não faço ideia do que seja. Quando o conector de 12v da fonte é ligado a placa fica chaveando como se estivesse ligando e desligando muito rapidamente e ela não inicia o boot normal.

 

Essa placa veio a algum tempo e só agora tive tempo de olhar.

 

2- O que fiz até o momento foi remover todas as peças (processador, memoria e gpu e hd) e o problema persiste. Ela liga normalmente sem estar ligado nos 12v (claro que não inicia, mas aparenta estar ligada). Fiz as combinações de remover processador e memorias e o mesmo resultado, a placa "liga" sem os 12v e com os 12v ela fica chaveando. Removi a bios e regravei, mas o problema persiste, antes de regravar o botão de power não funcionava para desligar depois de regravar ele funciona para desligar se os 12v não estiver conectado. Com o multímetro testei a continuidade da linha de 12v nos terminais em que a fonte é encaixada e estavam normais (sem bip).

 

4- Suspeito que seja algo nos 12v fiz a inspeção visual e nada aparentemente danificado e não possuo outro processador para testar o processador, mas sem o processador a placa apresenta o mesmo defeito.

 

Estou compartilhando um vídeo para mostrar melhor o problema;

O primeiro mostra o comportamento com as 12v ligados e o segundo é sem os 12v.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

o tec tec tec é a fonte chaveando.

 

 

Editado: por FLAVIOTECH
faltava algumas informações.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/12/2020 às 18:51, FLAVIOTECH disse:

@Marzeu Júnior testou curto nessa linha de 12V ou já injetou tensão com a Fonte Assimétrica para ver o que acontece?

 

- Fazer isso sem processador e sem memoria.

 

 

Olá, obrigado pela resposta. O comportamento da placa é o mesmo com processador e memória.

 

Ainda não tenho uma fonte assimétrica, estou providenciando uma. Quando chegar eu posto o resultado.

 

Valeu!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 18/12/2020 às 08:46, SuporteJonnes disse:

Desconecta todos os componentes possíveis. deixa conectado da fonte apenas o 12v do processador (8pinos) e faz um jumper na fonte entre o verde e o preto para ver se algum componente esquenta. atenção deixa desconectado o 24 pinos faz o jumper fora

Opa, desculpa e demora para responder estou de mudança e só agora sobrou um tempo para ver a placa.

 

O loop parece que sumiu, liguei a fonte diretamente nos 12v e dei o start com um jumper aí saiu uma fumaça de uma capacitor.

Agora surgiu um curto na entrada de 12v, estou verificando o circuito VRM já que o capacitor está ao lado de um mosfet DrMOS.

 

Estou removendo as bobinas para isolar o curto.

Em 18/12/2020 às 08:59, Leonildo disse:

@Marzeu Júnior veja se esse esquema é compatível com sua placa?

 

Muito obrigado! É exatamente esse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que foi feito: Removi 4 bobinas do VRM e o curto na linha de 12V que alimenta o processador desapareceu.

 

Agora a minha duvida é a seguinte:

 

Posso remover o DrMOS e ligar normalmente? Terei que colocar as bobinas e os capacitores que estavam ligado nele ou só retirando ele já resolve o problema?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...