Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Desoldagem de condensadores eletroliticos Motherboard

Avalie este tópico:


DsB

Posts em destaque

Engraçado, eu queria fazer essa pergunta desde que entrei no forum mas estava com medo de rirem de mim. No final descubro que é um assunto complexo e que muitos passam por certos "aborrecimentos" na hora de remover. Bom saber que não estou sozinho no mundo tendo raiva ao remover capacitores.

Ai vai a minha metodologia:

 

1 - Limpeza com Isopropilico

2 - Ferro de 100Watts bem quente

3 - Solda nova fazendo um bolão e deixando a solda antiga amolecer

4 - Balançar levemente o capacitor puxando para baixo

5 - Após retirar o capacitor, mais limpeza no ferro e na placa

6 - Fazer novo bolão com solda nova e sugador

7 - Colocar o capacitor novo com suas pernas cortadas a mais ou menos 2 centimetros para não entortar.

8 - Em alguns casos, utilizo um limpador de fogão, aqueles bem fininhos para abrir o buraco do conector.

 

Algumas placa são mais duras e a solda também dificultando muito. Nesses casos e dependendo da quantidade eu não substituo pois a mesma é dura demais e só com estação de solda.

 

Espero ter contribuido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Itens:

 

Estação de solda temperatura de 480° graus, Solda nova e Sugador.

 

Procedimento:

 

Faço a soldagem nova sobre os terminais do capacitor, puxando-o pelo outro lado da placa, depois limpo como o sugador e ar comprimido os furos, ressoldando o condensador novo no lugar e limpando novamente o excesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vcs sabiam que aquele pescocinho da chupeta dos fly-backs vira uma camisinha da hora pro sugador ?  dura a vida toda e pode até encostar a pta do ferro de solda que não derrete

 

 

:) :) :) :) :) esta foi minha primeira camisinha, sabia das camisinhas, mas como eu começava na eletronica de radio e tv, um dia olhei praquela chupeta e pensei deve dar :-X :-X :-X :-X acho que tenho ela até hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também pode ser feito usando solda de baixa fusão, eu uso quando é mais difícil de tirar usando solda nova + ferro para ir retirando os caps pelo outro lado, é só colocar a solda de baixa fusão, aquecer bem e ir puxando do outro lado, esta solda demora mais para solidificar e fica por mais tempo quente, também chamada de salva chip ou smd.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faço o mesmo processo que o amigo claudioricardo

 

Itens:

 

Estação de solda temperatura de 480° graus, Solda nova e Sugador.

 

Procedimento:

 

Faço a soldagem nova sobre os terminais do capacitor, puxando-o pelo outro lado da placa, depois limpo como o sugador e ar comprimido os furos, ressoldando o condensador novo no lugar e limpando novamente o excesso.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha maior dificuldade que achei para trocar capacitores de placas é na hora de limpar o furo da placa.

Para retirar o capacitor coloco solda nova e espero até amolecer depois vou mexendo no capacitor que ele vai saindo. Só que depois para limpar os furos ai vem a dificuldade, já estraguei várias placas (ainda bem que eram sucatas) tentando liberar os furos apenas com o sugador. Tentei também com malha e nada. Não tinha pensado com estação de ar, vou ver se consigo limpar.

 

P.S. Tudo bem que não tenho muita prática ainda em trocar componentes, mas já troquei de monitores e outras placas e não achei difícil, agora de placa mãe estou demorando e apanhando muito.  >:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

1 - limpo a área a ser trabalhada com álcool isopropílico

2 - aplico solda nova nos terminais ( o famoso bolão )

3 - Aqueço cada terminal mexendo ele bem ( forçando a solda nova a misturar com a antiga )

4 - Vou retirando aos poucos cada terminal.

5 - Depois de retirado aplico fluxo na solda restante

6 - coloco a malha dessoldadora no local dos terminais e aqueço com o ferro de solda

7 - vou aguardando a malhar chupar completamente a solda.

 

Isso tem me dado bons resultados desbloqueando completamente os orifícios na MB, mas o segredo está em misturar bem a solda velha com a nova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas pessoal gostaria de colocar uma questão aos mais experientes na matéria no que toca a desoldagem de capacitores eletróliticos.Isto como fazem o processo de desoldagem,deixem aqui a vossa opinião acerca da matéria.

ferro+solda nova+sugador.

 

Uso o msm esquema porem com a estaçao de solda, a solda fica identica a original

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de muito apanhar para remover capacitores de placas desenvolvi o seguinte método:

 

1 -Apoio a placa de cabeça para baixo na bancada.

 

2 -Com o soprador térmico em vasão média, pre aqueço toda a parte de trás da placa em mais ou menos 120 ºC

 

3- Com a placa pré aquecida, direciono o ar nos contatos do capacitor até ele se soltar facilmente pelo outro lado. (aproveite para já limpar os buracos de solda com o sugador.)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Vou deixar meu canal com algumas dicas de troca de componentes. Obrigado

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. Eu uso um ferro solda cerâmica ajustável en 450 º dela Full Energy

apenas o suficiente para tocar as duas pernas do capacitor com uma bola de estanho barato e o capacitor cai sozinho.

sem flux sem alcohol...

bom ferro de solda regulabel. blz!!!

 

ha um full energy sugador/desoldador 2 en 1 mais nao e pratico.

 

saludos

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...