Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Fonte CX430 Corsair | Lâmpada Série Piscando e Fonte desligando

Avalie este tópico:


silvertech

Posts em destaque

Bom dia Pessoal.

Sou iniciante em reparos e estou tentando consertar minha primeira fonte de computador com PFC ativo, uma Corsair CX430 de um amigo.

Ocorre que após identificar e trocar todos componentes defeituosos, liguei a fonte utilizando uma lâmpada série de 60W.

A fonte apresenta 5VSB e ao fazer o jumper entre PS_ON e GND, a lâmpada pisca muito forte e rápido e após alguns segundos a fonte chega a acionar a Fan, e apresentar todas as tensões na saída, mas desarma em seguida.

Pensando que esse comportamento de piscar forte seria a fonte querendo partir e não ter energia suficiente, removi a lâmpada de teste e a fonte partiu rapidamente, mas depois de alguns segundos acabou por estourar e queimar os Mosfets e todo circuito de polarização do PFC, desarmando inclusive o disjuntor da tomada em questão.

No momento, consegui trocar todos componentes novamente e estou na mesma situação que a anterior, com a lâmpada série piscando rápido e em seguida desligando a fonte.

Eu pesquisei, mas não encontrei nenhum tutorial de conserto deste tipo de fonte com lâmpada série e gostaria de saber se algum colega sabe me dizer qual seria o comportamento correto dessas fontes com PFC ativo quando ligadas na lâmpada série.

Obrigado.

Editado: por silvertech
Adequação do título do tópico aos padrões
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sgnjunior 

seu tópico foi movido para a área correta »

 

Saiba como selecionar a área correta para criar o seu próximo tópico »

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

verifique o capacitor principal. Nem sempre ele não estar inchado significa que ele está ok. Remova ele da placa e veja se não vazou eletrólito por baixo (é comum um dos pinos dele se soltar ao remover).

 

Como os fets do PFC queimaram, veja se não queimaram os componentes ligados aos gates deles. Tem alguns resistores, e um par de transistores que serve como buffer para os pulsos que vem do CM6800. 

 

9 horas atrás, sgnjunior disse:

algum colega sabe me dizer qual seria o comportamento correto dessas fontes com PFC ativo quando ligadas na lâmpada série.

A maioria faz isso mesmo, a não ser que você associe várias lâmpadas, totalizando pelo menos uns 300w, especialmente se a sua rede for de 127v. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, zazulak disse:

verifique o capacitor principal. Nem sempre ele não estar inchado significa que ele está ok. Remova ele da placa e veja se não vazou eletrólito por baixo (é comum um dos pinos dele se soltar ao remover).

Sim, já realizei este procedimento antes, inclusive cheguei a adicionar um outro capacitor equivalente em paralelo para testar e continuo tendo o mesmo resultado de desligamento. A lâmpada pisca mais forte e demora mais para ligar a fan(creio que seja por precisar carregar esse segundo capacitor).

3 horas atrás, zazulak disse:

Como os fets do PFC queimaram, veja se não queimaram os componentes ligados aos gates deles. Tem alguns resistores, e um par de transistores que serve como buffer para os pulsos que vem do CM6800. 

Sim, já realizei a troca de do par NPN e PNP, além dos dois resistores 4R7 que abriram.

Já realizei inclusive a troca do CM6800TX( que estava apresentando VRef de 8.5V e alguns resistores da placa filha que o acomoda pois estavam abertos.

Um outro resistor que abriu foi o que fica na posição J19 da placa e é responsável pelo feedback da tensão do PFC, que tem um código fora do padrão, mas que calculando o divisor de tensão cheguei a conclusão que ele tem que ser de 330k(me corrijam se eu estiver errado) para chegar 2.5V no CM6800 quando a tensão estiver em 380V.

Até onde meu conhecimento chega, não consigo ver mais nada de errado no primário.

Medindo durante o teste, as tensões de 3V3, 5V, 5VSB e 15V(alimentação CM6800) permanecem estáveis. A tensão 12V sobe até 12.46V e a tensão -12V cai até -10.85V no momento que a fonte pára, mas o CI supervisor permanece com nível baixo no pino FPO no momento da falha da fonte, o que me deixa intrigado. 

Já testei também os TL431 fora e no circuito e nenhum me pareceu suspeito.

A única coisa que notei hoje é que durante a partida da fonte ela fica estalando baixinho muito rápido, no "ritmo" da piscada da lâmpada. Pensei que pode ser o chaveamento dos FETs mas não sei se isso é normal.

4 horas atrás, zazulak disse:

A maioria faz isso mesmo, a não ser que você associe várias lâmpadas, totalizando pelo menos uns 300w, especialmente se a sua rede for de 127v. 

Ok, agradeço a confirmação. Vou tentar associar mais lâmpadas para testar se algo muda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • silvertech alterou o título para Lâmpada Série Piscando e Fonte desligando | Corsair CX430
  • 4 semanas depois...

Bom dia!

O circuito lâmpada em série é indispensável nos trabalhos realizados na bancada. Aconselho o uso de um circuito com variedade de potencia e bom numero de lâmpadas, hoje, alógenas, no intuito de contar com variação na potencia. Assim protegerá na medida certa os aparelhos em teste.

Na sequencia, imagens do circuito que uso, adaptado na bancada de testes do IPR e referido esquema elétrico com instruções de uso adequado.

Grande abraço e prosperidade em suas atividades!

IMG_20210112_101154.jpg

ESQUEMA CIRCUITO LAMPADA EM SERIE.jpg

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

@sgnjunior tem novidades da fonte em questão?

Troque o capacitor eletrolítico do vcc do cm6800 sem testar.

A tensão no capacitor principal do primário chega a qual valor?

 

Ps. Gentileza, corrija o título do tópico para atender as regras e ajudar na organização: Aparelho Marca/modelo/defeito.

 

Obrigado!

Editado: por ohm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/01/2021 às 16:50, ohm disse:

Olá,

 

@sgnjunior tem novidades da fonte em questão?

Troque o capacitor eletrolítico do vcc do cm6800 sem testar.

A tensão no capacitor principal do primário chega a qual valor?

 

Ps. Gentileza, corrija o título do tópico para atender as regras e ajudar na organização: Aparelho Marca/modelo/defeito.

 

Obrigado!

Olá!

Acabei deixando o aparelho um pouco de lado, pois não consegui avançar no diagnóstico.

Troquei os retificadores do secundário pois no medidor de componentes acusava que estavam em curto e não como um duplo diodo(por mais que no multímetro apenas acusasse uma queda de tensão bem baixa dos diodos que é normal), mas mesmo assim não tive sucesso.

Eu já havia trocado os 2 capacitores eletrolíticos da placa filha do CM6800 que estavam com ESR alta, seriam esses que você se refere, ou o maior que fica na linha dos 15V?

No capacitor do primário chegam os 380V. Demora um pouco, mas creio que seja devida a lâmpada em série que impede a corrente passar de uma vez.

Uma coisa que eu percebi é que a aparentemente a falha está na linha dos 12V. Se eu ligo uma carga, por exemplo um metro de fita de LED na saída da fonte, ela fica ligando e desligando a fita.

Um outro teste que fiz, mas não sei se é realmente eficaz, foi injetar as tensões 12V e 5V diretamente no chicote. Quando injeto 12V, a ventoinha gira por alguns segundos e pára(exatamente do mesmo jeito quando ligo a fonte sem carga) e não consigo verificar nenhuma tensão nos outros fios. Quando injeto apenas os 5V a ventoinha gira sem parar e tem tensão estável de 3V3 no chicote.

Se tiverem mais alguma dica agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...