Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Fonte CX430 Corsair | Lâmpada Série Piscando e Fonte desligando

Avalie este tópico:


silvertech

Posts em destaque

Bom dia Pessoal.

Sou iniciante em reparos e estou tentando consertar minha primeira fonte de computador com PFC ativo, uma Corsair CX430 de um amigo.

Ocorre que após identificar e trocar todos componentes defeituosos, liguei a fonte utilizando uma lâmpada série de 60W.

A fonte apresenta 5VSB e ao fazer o jumper entre PS_ON e GND, a lâmpada pisca muito forte e rápido e após alguns segundos a fonte chega a acionar a Fan, e apresentar todas as tensões na saída, mas desarma em seguida.

Pensando que esse comportamento de piscar forte seria a fonte querendo partir e não ter energia suficiente, removi a lâmpada de teste e a fonte partiu rapidamente, mas depois de alguns segundos acabou por estourar e queimar os Mosfets e todo circuito de polarização do PFC, desarmando inclusive o disjuntor da tomada em questão.

No momento, consegui trocar todos componentes novamente e estou na mesma situação que a anterior, com a lâmpada série piscando rápido e em seguida desligando a fonte.

Eu pesquisei, mas não encontrei nenhum tutorial de conserto deste tipo de fonte com lâmpada série e gostaria de saber se algum colega sabe me dizer qual seria o comportamento correto dessas fontes com PFC ativo quando ligadas na lâmpada série.

Obrigado.

Editado: por silvertech
Adequação do título do tópico aos padrões
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sgnjunior 

seu tópico foi movido para a área correta »

 

Saiba como selecionar a área correta para criar o seu próximo tópico »

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

verifique o capacitor principal. Nem sempre ele não estar inchado significa que ele está ok. Remova ele da placa e veja se não vazou eletrólito por baixo (é comum um dos pinos dele se soltar ao remover).