Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido estação de ar quente aida 878d+ não funciona.

Avalie este tópico:


Ninofarias

Posts em destaque

Bom dia amigos. Minha estação de retrabalho parou de funcionar a pistola de ar quente. Apenas o ferro de solda continua funcionando.

Fiz a substituição de alguns componentes( OP07CP, MOC3041, TIP122...), mas não tive êxito. Alguém pode me dar uma dica? Preciso do esquema também. 

Desde já, meus agradecimentos

 

Estação de ar quente AIDA 878D+.jpg

soprador 878d-28.jpg

Editado: por Ninofarias
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

@Ninofarias , seu tópico foi movido para a área correta » Ferramentas para Eletrônica

 

Saiba como selecionar a área correta para criar o seu próximo tópico »

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, zazulak disse:

Buenas,

 

o blower funciona (faz vento) mas a resistência não aquece, ou nem ele funciona?

Se tem vento mas não esquente, já verificou se a resistência não queimou? É o que mais acontece nessas estações de ar quente.

Não tem ar. Se eu ligar direto, ele funciona. Assim como a resistencia, aquece bypassando o CI MOC3041.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Amigo, possuo uma estação idêntica. Algumas vezes, a chave magnética (reed switch) que desliga o soprador pode estar danificada, levando o microcontrolador a interpretar que o soprador está em repouso no suporte. Verifique se conexão entre os pinos 2 e 1 do conector J2 está fechada e se ela abre ou fecha quando você aproxima um imã na lateral do soprador, onde fica a chave magnética. Para a sua referência, aqui estão listadas as cores dos fios do soprador:

1) Amarelo: Ventoinha (-)

2) Roxo: Soprador

3) Branco: Soprador

4) Vermelho: Sensor de temperatura

5) Preto: 0V

6) Azul: chave magnética

7) Marrom: GND

8) Verde: Ventoinha (+)

 

Há uma possibilidade do sensor de temperatura também estar danificado, mas se fosse o caso a ventoinha ainda estaria funcionando. No pior dos casos, pode-se substituir o soprador por outro de 8 fios da Yaxun (aqueles azuis de 8 pinos que vendem bastante no mercado livre), onde a numeração dos pinos da lista acima é a numeração dos pinos desses sopradores azuis.

 

Boa sorte.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/01/2021 às 08:25, Ninofarias disse:

Bom dia Gabriel,

Eu já substitui o reedswitch, conferi o sensor de temperatura e vendo uns esquemas apresentados aqui no forum, vi que faltam os comandos do microprocessador. Não sei se trocando a pistola vai resolver...

De qualquer forma, obrigado pela dica.

Você checou se tem pulso para chavear o triac de potencia? 110 v está chegando na resistencia?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

Consegui resolver o funcionamento da pistola de ar quente, colocando uma chave on/off, ligando o +5V ao pino 4 do MK1841D3. Desliguei o reedswitch, que o colocava em 0V, com a pistola no suporte.

Agora ao ligar pela chave, controla a temperatura e o volume de ar. 

Obrigado a todos que colaboraram.

Grande abraço.

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Ninofarias disse:

Bom dia,

Consegui resolver o funcionamento da pistola de ar quente, colocando uma chave on/off, ligando o +5V ao pino 4 do MK1841D3. Desliguei o reedswitch, que o colocava em 0V, com a pistola no suporte.

Agora ao ligar pela chave, controla a temperatura e o volume de ar. 

Obrigado a todos que colaboraram.

Grande abraço.

Então o defeito era mesmo o reedswitch que acusava sempre a pistola em descanso. 

 

Parabéns  pelo conserto!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia. 

O reedswitch ao meu ver está ok. Conforme o esquema encontrado, ele colocava o pino 4 do microcontrolador em 0V com a pistola no descanso. Ao retirar do descanso, o mesmo abria, e não chegava os +5V que ligaria a pistola. Conferi os resistores R4(6M8), R13(470R) e o capacitor C15. Todos ok. Então fiz um teste com a chave em +5V e funcionou. Desliguei o reedswitch para não causar curto, ao colocar a pistola no descanso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Ninofarias disse:

Bom dia. 

O reedswitch ao meu ver está ok. Conforme o esquema encontrado, ele colocava o pino 4 do microcontrolador em 0V com a pistola no descanso. Ao retirar do descanso, o mesmo abria, e não chegava os +5V que ligaria a pistola. Conferi os resistores R4(6M8), R13(470R) e o capacitor C15. Todos ok. Então fiz um teste com a chave em +5V e funcionou. Desliguei o reedswitch para não causar curto, ao colocar a pistola no descanso.

Colega então primeiro identificar na la ponta onde tem o 5 v para alimentar toda esta linha até chegar ao pino 4 do microcontrolador. 

 

Pelo modo que você percebeu a função do reedswitch é somente aterrar esta linha com a pistola no descanso. Logo se soltar a linha de aterramento tem que aparecer o 5 v. Se não aparece tem alguma trilha aberta, algum resistor aberto, ou algum capacitor em curto aterrando a linha. Parece fácil, mesmo sem esquema, resolver isto seguindo a trilha do pino 4 até chegar aos 5 v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

Então, Roberto, eu analisei tudo desde o regulador 7805 até o pino do CI. Não encontrei trilha aberta, resistor alterado ou capacitor em curto. Tudo normal, mas não chegava os 5V. Por isso mesmo é que resolvi colocar a chavinha. De qualquer modo fico-lhe grato por me incentivar na solução. Forte abraço.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...