Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Como aumentar a Corrente FOnte yaxun 1502dd+

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

boa tarde meus queridos @R2-D2 @William_R @Gilson Macedo @ohm poderia dar uma dica por gentileza ?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não conheço essa fonte por dentro e não sei se tem espaço para modificações :(

Mas o trafo seria a primeira coisa a modificar e em conjunto a ponte retificadora.

Depois reforçar as trilhas por onde passam a corrente principal e aumentar o capacitor de filtragem de entrada.

 

Creio que o ideal seria quando possivel partir para um novo projeto de uma fonte com pelo menos 5A e 30V de saida.

 

Boa sorte ;)

 

  • Joinha 3
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que seja baseada no LM723 segundo esquemas similares que podem ser baixados no acervo da comunidade.

Pelo que entendi da análise que fiz do esquema genérico que encontrei, utilizaram o esquema clássico de regulador positivo disponível no datasheet do componente e fizeram o controle de corrente externamente, através do pino 13.

Acredito que a corrente máxima é definida pelo divisor resistivo ligado ao transistor S8050, provavelmente diminuir o valor do resistor que está diretamente ligado na base dele produzira o efeito desejado, ou aumentar o resistor que está em paralelo com o potenciômetro de ajuste de corrente.

Isso se o esquema que analisei é realmente o correto, não conheço a fonte por dentro e não saberia dizer se bate com o esquema...

 

No vídeo que postaste deu pra ver que substituíste a saída principal do trafo por uma fonte de notebook então provavelmente os filtros internos dela serão suficientes pra aguentar o tranco, no entanto a dica do @William_R é a mais acertada, migrar para uma fonte de maior corrente faz mais sentido nos dias de hoje.

 

Principalmente, levando em consideração o preço das dps3012, que só precisam receber alimentação adequada (transformador com ponte e retificador, ou fonte chaveada), para fornecerem até 360W de potência (30V x 12A) corrente e tensões ajustáveis digitalmente pelo painel de controle, são extremamente precisas e tem baixíssimo ruído na saída, o que as torna ideais para qualquer uso em bancada.

 

  • Joinha 3
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, 

 

@Lucão Camargo a forma clássica que esse circuito integrado dedicado  (lm723) determina a corrente máxima é através da queda de tensão em um resistor (shunt), que normalmente está em paralelo com a base/emissor de um transistor, como mencionado.

 

Entretanto pode ser diferente no seu modelo. Mês passado realizei manutenção em uma fonte desse modelo, o controle de correte era um pouco diferente... nao tinha esse resistor de 1R (na foto é o r2). 

 

 

 É necessária verificar a forma de ligação dos resistores de ajuste de controle da corrente. Tire fotos nítidas,  frente e verso da placa que tentamos auxiliar. Certamente é possível. 

 

Outro ponto é a pre informação de corrente máxima no display, que ao ajustar, mesmo sem a carga, é exibida no display por alguns segundos. Essa é micro controlada,  bem provável que nao seja possível alterar. 

 

Observe que na foto são dois locais de controle de corrente. Em destaque verde.

 

Exemplo fonte lm723 15v 2a.png

Editado: por ohm
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

olá bom dia, eu também estou procurando um método de aumentar a corrente da minha yaxun 1502D já mexi em um potenciômetro atrás do display achando que era lá mais ali só calibra a corrente de saída e a voltagem más eu coloquei uma fonte de notebook pra aguentar a corrente e a fonte original da yaxun só uso pra alimentar o painel que é 10v a fonte de notebook suporta mais que 2amp mais a fonte e que esta limitando eu fiz um vídeo de como eu fiz a alteração básica na yaxun com transistor e dicipador  mais logo logo vou abrir ela de novo pra tentar de novo achar um método de almentar a corrente   segue o vídeo da alteração que fiz na minha yaxun 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

@Lucão Camargo ola amigo eu tambem tou la mesma correria 

eu fiz uma modificaçao troquei o trasisto 2n3055 por um 2sc5200 colocando no discipador de calor   para melhorar a voltagem de saida e fiucou melhor e troquei a ponte de diodo por uma mais potente de 6 amperses 

e troquei o trasisto 78L05 por 7805 de maior potencia 

troquei a resitencia de 100ohm de meio wats por uma de 100ohm por 1 wats 

ai ficou bem melhor ,.......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@Lucão Camargo ola amigo eu tambem tenho 2 fonte dessas ai e preciso aumentar a amperagem  mais acho quer e preciso trocar o transformador de saida DC  com 4A   para obter uma corrente mais auta 

com 40V de entrada do trafego e 30V de saida do trafego essa e a minha opiniao 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...