Jump to content
Douglas Grillo

Impressora epson l1300 fonte queimada

Recommended Posts

Pessoal estou com uma l1300 que a fonte queimou com descarga elétrica, achei um transistor em curto e um resiator que também parece estar em curto mas não sei quanto vale o resistor nele tem grafado R24G 1W e tem um número 76 tb ... Alguém sabe me dizer o valor desse resistor?

20201217_153925.jpg

Edited by Douglas Grillo

@Douglas Grillo Boa tarde, Faça alterações no título por favor:

Coloca no seguinte padrão: Marca / Modelo - Defeito apresentado.

Acredito que este resistor não esteja em curto, ele deve ter uma resistência bem baixa apenas.

(WARNING !!!) This topic has more replies. Sign in or sign up to view them.

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Similar Content

• By Tor Soluções
      Olá pessoal, estou com esta fonte para analise, ao fechar o verde como terra nada acontece, a fonte tem uma placa soldada a placa principal que  tem um led amarelo que fica aceso. alguma dica de por onde devo começar?
    • By NPN
      A placa queimou após um raio. Troquei os componentes do primário (que indiquei com a SETA vermelha), diodo, fotoacoplador, transistor e o CI6755, o curto sumiu e o primário ficou OK.

O problema é com o secundário que está morto. Não chega tensão nenhuma na parte do secundário do trafo chopper. As únicas tensões que chegam é pelo fotoacoplador, chegando no stand-by 1,7v a 1,9v e nos 3,3v está zerado (indiquei com o TRIÂNGULO vermelho).

Eu injetei tensão (uns 10v) com fonte assimétrica nos capacitores de 25v (indiquei com CÍRCULO amarelo), e o pino do stand-by e dos 3,3v ficaram na tensão correta, até acendeu a luz vermelha, e ao apertar o botão power ficou verde. Ou seja, o caminho até lá não possui problema.
      (os outros capacitores menores de 16v que eu não marquei na foto, tbm fez acender a luz do standy-by ao injejar tensão).

Ocorre que ao injetar tensão (uns 10v) nos capacitores de 16v (indiquei com QUADRADO amarelo), a fonte assimétrica detecta curto, fazendo esquentar os CIs (apontei com seta amarela), e o maior CI tbm que deve ser o processador da placa.
      O meu problema está no lado INFERIOR DIREITO do secundário (que não tem no esquema). Arranquei vários componentes desta região, pois não quis acreditar que fosse problema em todos os CIs, mas mesmo assim o curto não passou.

Gostaria de saber se alguém sabe oq pode estar acontecendo.
      Será que a parte do trafo chopper que fica no secundário queimou? Será que todos os CIs que esquentam estão realmente queimados ou tem algum componente mais simples que está antes dele apontando curto?

• By Wallace Bertolaccini
      A fonte do Notebook liga o led e através de testes no multímetro aparenta estar com funcionamento ok. Ao conectar a fonte no notebook ela passa a piscar. 
      O Notebook foi aberto e foi verificado que havia aquecimento no transistor próximo a conexão da fonte na placa mãe. Medições mostraram que a tensão da fonte não chegava no  transistor. 
      Ao verificar o esquema elétrico, havia a possibilidade do problema ser em um diodo zener que se encontrava antes do transistor, o transistor foi removido e verificou-se que o problema não era o diodo. Após a remoção do transistor realizei testes nele e verifiquei que seu gate aparente não estar funcionando corretamente. Porém acredito que o problema não seja ele, ou apenas ele.

• By Chagas Moura
      Esta placa está sem o CI UB 101 (controlador PWM) da fonte no lugar e no esquema não tem a referência. Alguém poderia ver em placa mesmo que seja de sucata a referência desse integrado?

• By fabio bolverk
      Bom dia!
      o que acham desse módulo dc-dc step up down para a construção de uma fonte de alimentação ajustável
      https://shopee.com.br/Conversor-Dc-Dc-20a-300w-Step-Up-Step-Down-Buck-Boost-Power-Ajust%C3%A1vel-Carregador-i.308439905.7465032462

caso não seja bom, podem indicar algum outro

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Create New...