Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida BIOSTAR A960D+V3 ver 6 regulador esquentando muito

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá.

Essa placa ligada em menos de 2 minutos o componente marcado com a cor ao redor vermelha esta muito quente.

Esse componente é o regulador de voltagem ?

Eu tive outra placa e o regulador nao esquentava tanto como esse componente nessa placa apesar que esta usando exatamente o mesmo tipo de processador e apenas uma memoria RAM.

Grato por seu apoio.

12.png

Editado: por Augusto7744
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grato por sua resposta.

Nesse link sendo a segunda imagem pode ser feito zoom.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

A placa esta ligando corretamente com video.

A preocupaçao é que tendo outra placa de outro modelo os componentes proximos do conector da fonte nao esquentam e nessa placa esquenta muito.

Se é um mosfet e nao um regulador a preocupaçao é menor.

Apenas nao esperava ver essa placa sendo danificada porque outra placa queimou e foi dito que foi causado pela fonte e nessa placa esta sendo usada essa mesma fonte.

Bem se é mosfet nao estou tao preocupado.

Regulador esquentando muito é estranho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito grato por seu apoio.

Assim que possivel medirei as tensoes. Tensoes da fonte estao corretas.

Eu ja vi varias placas, mas essa abaixo esta com os componentes muito quentes.

Eu ja vi placa com chipset AMD series 900 (Gigabyte) que nao esquentava tanto igual essa placa abaixo.

Fazendo teste com a CPU sendo usado no 100 % os locais com cor vermelha estao extremamente quentes talvez acima de 80C , verde muito quente acima de 60C e amarelo quentes talvez 50C.

Eu nunca tinha visto mosfet esquentando tanto com CPU de menos 80 watts. Lembro da era do Pentium 4 HT que era extremamente quente e consumia muita energia e o que esquentava mesmo eram os capacitores, mas era outra epoca e digo isso apenas por referencia.

Eu nao tenho informaçao da qualidade desses componentes. Geralmente mosfet de baixa qualidade esquenta mais ?

Ate o componente do CI de som esta esquentando algo que em outra placa de mesma categoria (Gigabyte GA-78LMT-S2P) nao esquentava esse CI e tambem os unicos componentes que esquentavam eram os mosfets da CPU e nem os reguladores e PWM esquentavam mesmo com a maquina com a mesma CPU no 100 %.

Eu tentei colocar esse thermal pads e nao diminui a temperatura.

Estou pensando em colocar dissipadores e ate imagino que nos mosfets da CPU nao vai diminuir tanto o calor.

Estou comentando tudo isso para acrescentar informaçao.

 

b20180411_1.png

Editado: por Augusto7744
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao tem outro jeito tem que colocar dissipador.
Thermalpad serve apenas para componente com pouca temperatura porque nao consegue diminuir se é muito quente, mas consegue transferir se colocar um dissipador por si do mesmo.

Ate o momento nao sei qual a qualidade desses mosfets. Nunca vi uma placa desse tipo esquentar tanto e na BIOS nao tem opçao do Load Line Control que talvez esteja ja na opçao maxima que de certo modo nao é bom se esta usando processador que consome pouca energia.

Sobre colocar dissipador passivo talvez o correto é de cobre e nao de aluminio a menos que se coloque coolers.

Uma placa da Gigabyte de mesmo chipset apenas esquenta bastante um ou dois mosfests separados do VRM e os mosfests do VRM nao esquentam tanto igual a essa da BIOSTAR que é quase o dobro de temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz uns testes colocando dissipador de aluminio e os mosfets do VRM ficam tao quentes que precisa de coolers.

Eu nunca vi uma placa com os mosfets do VRM do CPU tao quentes. CPU usa menos de 80 watts e o calor dos VRMs é como se estivesse consumindo os 140 watts.

É como se o projeto dessa placa causou essa situaçao porque se observa que a placa é pequena e com pouco espaço entre os componentes.

O calor é tanto que tinha imaginado que tinha que testar as tensoes.

Fica o aviso voce que espera ter essa placa. Coloque dissipadores e coolers nos VRMs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite. Na minha experiência, e por mais que Fabricantes e Engenheiros façam cagadas, nunca peguei um caso aonde havia um sobreaquecimento, e por falha de projeto não havia sido colocado um dissipador pela fabricante. (Exceto as Ponte Sul da era 775, que pra mim, por mais que muitas placas não tinham, era sim necessário um dissipador ali) Já tentou um reset na BIOS para ver se talvez alguma configuração de energia setada pela BIOS não esta causando isso? Deixar as tensões no AUTO nas configurações da placa mãe?

Editado: por ajbrasil
Erro ortográfico
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BIOS original tem erros.

Permite apenas configurar voltagem de CPU e memoria.

Eu tentarei instalar a nova versao de BIOS.

Infelizmente esquenta muito usando CPU de menos de 80 watts e diz que é compativel com CPU acima de 100 watts.

Eu imagino a extrema temperatura que sera se usar CPU acima de 100 watts.

Tem vezes que parece que os fabricantes esperam que a placa nao dure muito tempo.

Verdade mesmo na era do socket 775 a Gigabyte tinha placas com a ponte sul sem dissipador e precisava sim de dissipador.

Se envia mensagem para o suporte do fabricante a resposta é que componentes podem trabalhar com 90 graus sendo isso "normal".

Problema serio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...