Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Dell Inspiron 15 5570 LA-F115P liga sem vídeo

Avalie este tópico:


evandrocarlosv

Posts em destaque

Bom dia parceiros de bancada: estou com esta placa com defeito complexo. Liga sem vídeo: Testes feitos, regravação da BIOS analise de curto nos blocos. Notei que nos blocos bobinas, onde deveriam chegar os 19v com ac plugado, chegam apenas 12,4 seria a tensão equivalente ao charger. Recebo os 19v no charger. Como este circuito de entrada e charge são bem complexos, gostaria da ajuda e analise dos colegas.

 

Por exemplo; na PL i11, PLG11, PLV11 recebo os 12 v. Tensões ausentes quando a placa liga +VCC_CORE. Tensão +VGA_CORE em torno de 0,8 e 0,9. Desabilitei o vídeo dedicado, para ver se subia. Tenho tensão primária correta, botão de start zerando. Efetuei a desativação de alta nos blocos, mas não normalizou +19VB. Esta tensão acredito que deveria estar presente quando do AC plugado. Por gentileza se tiverem observações ou relato de defeito parecido.

Editado: por evandrocarlosv
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@evandrocarlosv Colega a tensão Vin (19.0 v) deveria estar presente em todas a etapas nos PWM e Mosfet de alta.

 

No circuito de carga é normal de um lado 19v e no outros sem bateria 2.3 v que somente sobe para tensão de carga depois  que a bateria é reconhecida, etc.

 

Se tiver passando tensão alta mesmo sem a bateria tem alguma coisa com defeito nesta etapa. Mosfet com fuga ou curto ou PWM danificado. Veja as tensões no conector da bateria, sem bateria conectada, somente a fonte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Voltando nesta placa depois de um tempo. Tive progresso ao encontrar um PD alterado (PDB03), trocando o mesmo, normalizou as tensões de alta, charger etc, a placa tem start mas ainda sem vídeo. Testei todos os BIOS possíveis de se encontrar para esta placa com e sem ME (ME original 11.8.20.3426). Continuo não tendo tensão na +VCC_GT. 

 

A placa start com cooler acelerado a tela apenas da sinal que acende ao apertar start.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Átomos disse:

Não seria f115 o modelo da placa ?

Não meu parceiro, é esta mesmo informada no tópico. Segue fotos para que fique no banco de dados.

OBS atual situação, PDB03 abriu novamente, devo ter algo fechando curto nesta linha. 

 

Achei algumas versões de BIOS mas com ME diferente.

 - ME original 11.8.20.3426

- ME que encontrei: 11.8.70.3626

Testei ambos arquivos com e sem limpeza de ME.

 

Na placa podem notar que desativei o vídeo dedicado, para testar apenas com Intel. Vídeo dedicado também tem um fet em curto, fet duplo difícil de encontrar o original.

 

IMG_20210218_085527379.jpg

IMG_20210218_085535656.jpg

IMG_20210218_085554357.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Átomos disse:

Meu caro, leia o título e veja o modelo incompleto la-f11, sendo o modelo correto la-f115p

correto, desculpe pelo erro, aproveitei e corrigi o modelo, aproveitei também e, corrigi a palavra "video". Creio que agora diante destas correções possas me ajudar na analise deste defeito. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não sei se é permitido, mas caso pudesse enviar o arquivo original da placa e o executável baixado do site eu poderia reparar sua bios. Notou alguma alteração na placa ao gravar a bios, aferiu as tensões das pl´s novamente, sua placa tem gpu ?

Nessas placas dell, tem um processo que pode parecer bobagem, ,mas é praxe, remover toda a alimentação, inclusive a pilha da bios, pressionar power e manter pressionado por 30 segundos e soltar, depois conectar tudo e ligar,, recomendo voltar a bios original.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Átomos disse:

não sei se é permitido, mas caso pudesse enviar o arquivo original da placa e o executável baixado do site eu poderia reparar sua bios. Notou alguma alteração na placa ao gravar a bios, aferiu as tensões das pl´s novamente, sua placa tem gpu ?

Nessas placas dell, tem um processo que pode parecer bobagem, ,mas é praxe, remover toda a alimentação, inclusive a pilha da bios, pressionar power e manter pressionado por 30 segundos e soltar, depois conectar tudo e ligar,, recomendo voltar a bios original.

Correto, agradeço sua atenção, mas o arquivo original foi refeito sim pelo LBE. Sim, conheço as manias destas placas, alguma apenas drenando energia dão vídeo. Sendo que esta placa tem vídeo dedicado e também esta com problema no mesmo, achei melhor por não consertar. Muito tempo empenhando. A placa tem diversas oxidações. 

Vou subir o arquivo de BIOS refeito no fórum, para que demais técnicos possam, usá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Átomos disse:

uma boa lavagem, melhor se tiver cuba, do contrário... com produtos mesmo, aqui eu uso direto diversos....vim (cloro em gel), veja multiação, semorim, desincrustante e ainda xileno, esse é porreta pra remoção de oxidações.

Foi botado na sonda com  produto especializado, forno, a placa ficou que nem nova, graças ao bom pai aqui só trabalhamos com qualidade, mas mesmo assim, liga sem vídeo faltando os sinais. Recupera-se até mac, mas esta não deu, paciência. Além do mais não encontrei no Brasil nem em sucatas o PWM NCP 302045MNTXG (PQFN33_5X5). Segue o link caso queira analisar os arquivos BIOS editado e o original. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 24/12/2020 às 09:47, evandrocarlosv disse:

Bom dia parceiros de bancada: estou com esta placa com defeito complexo. Liga sem vídeo: Testes feitos, regravação da BIOS analise de curto nos blocos. Notei que nos blocos bobinas, onde deveriam chegar os 19v com ac plugado, chegam apenas 12,4 seria a tensão equivalente ao charger. Recebo os 19v no charger. Como este circuito de entrada e charge são bem complexos, gostaria da ajuda e analise dos colegas.

 

Por exemplo; na PL i11, PLG11, PLV11 recebo os 12 v. Tensões ausentes quando a placa liga +VCC_CORE. Tensão +VGA_CORE em torno de 0,8 e 0,9. Desabilitei o vídeo dedicado, para ver se subia. Tenho tensão primária correta, botão de start zerando. Efetuei a desativação de alta nos blocos, mas não normalizou +19VB. Esta tensão acredito que deveria estar presente quando do AC plugado. Por gentileza se tiverem observações ou relato de defeito parecido.

Olá amigo, quais os componentes vc modificou para desabilitar o vídeo dedicado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...