Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Ferramenta para teste de capacitores

Avalie este tópico:


viana

Posts em destaque

Ola a todos quero compartilhar uma ferramenta muito pratica para teste de capacitores é o Capa Check - Medidor De Capacitores ele é encontrado com facilidade no mercado Dica quando pego uma placa para consertar ja vou com ele nos capacitores isso já elimina um grande trabalho.

Já consegui resolver varias placas com ele valeu  pelo espaço

 

quem gostou da um joinhas uma abraço

Editado: por Jakers Binder
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for o aparelho abaixo, para mim não vale tudo isto que estão pedindo por aí.

 

 

image.php?di=2E9O

 

 

Pelo menos do meu ponto de vista é apenas um medidor de capacitância e esr que utiliza um medidor de bobina móvel. Dá pra ver que foi aproveitada uma caixa de multímetro e o buraco foi tapado pelo plástico branco.

 

 

Minha intenção não é desprezar o trabalho de quem fez ou quem faz, mas R$200 ou mais... tudo bem, temos o direito  inalienável de sermos recompensados por nosso labor, mas também meter uma facada assim em publico... tem coisas que não entram em minha cabeça - eu particularmente preferiria comprar um equipamento mais preciso, mas isto é porque eu tenho acesso a equipamentos baratos no exterior, mas tem muitas pessoas que não têm, então não têm outra escolha.

 

 

Mas a ideia original está de parabéns. Eu já fiz este

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
(claro, a aparência não sei porque não ficou como na imagem :)... mas funfou! Se bem que só me servia mesmo para testar capacitores acima de 470µF nas fontes chaveadas).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontrei aqui sem preço, tem q ligar.  > 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

No Ml anuncio vencido foi vendido a R$115,00

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal já fui fabricante de Esr Meter digitais, de 2010 a 2012, parei, fase passou, não fabricarei mais,

mas entendo pacas do assunto,

lhes digo, ESr Meter ou Medidor de ESR de PONTEIROS, esses analógicos, não servem,  só tem fama, por causa do argentino que foi o primeiro, aí seus clones pegam carona naquilo e eram OUTROS TEMPOS,,, e para eletrônica de TVS.

o assunto é complexo, para tentar explicar em um texto que as pessoas leem.

mas tentemos.

os Analógicos de PONTEIROS, vão medir com RESOLUÇÃO POBRE 1 ohm na escala dele  vai dar MENOS DE 1CM agora vcs vejam um eletrolítico de 1000µF de boa marca mede, 0,04 a 0,07 ohms de resistência estandp BOM, e já cm uns 0,17 já está indo pro saco.

como é que vc vai ver isso num de ponteiros que iria praticamente não distinguir um de 1000 com 0,04 e um com 0,17 u 0,22.

só iria acusar com os próximos de 1,00R estes vc olhando para eles já saca, pois estão estufados já nem precisa medir.

os DGITAIS

fabriquei os últimos com 0,01 de resolução, acusaria isso na real.

mas o povo gosta de ponterim, apegado ao passado, e tem medo do novo,

agora sobre isso em notebooks

 

NÃO ROLA.. lá um caso ou outro até pode ser que sirva.

mas vejam bem, quem aí olha para esquemas de notes,

veja uma linha de alimentação.

tem 5 ou 10 ou 15 capacitores em PARALELO. 1 ou uns eletrolíticos e vários de poliéster basta um de 470nF de poliéster que mede 0,00 ohms na linha de uma monte de eletrolíticos completamente estragados que o esr meter vai medir o menor valor ou seja vai passar pelo de 470nf anulando os eletrolíticos.,

televisores CRT não tinha isso, mediu um eletrolítico na placa é ele apenas, naõ tem outros desacoplando como placa smae.

iria dar como BOM e ter um ruim as vezes, salvo rara exceção.

os nomes

capachek é o nome original dados pelos argentinos da creatonica no sue Medidor de ESR ou Esr Meter em inglês,

vender um medidor de ESr com nome de capachek é falsificação d eproduto, uso de má fé.

e outra.

maioria dos montadores nãos abe calibrar isso, tem monte de esr meter aí a venda que se vc pegar um resistor de 1R e colocar nele ele mede como um curto de tão mal calibrados, pois é uma arte fazer escalas deles, não basta pegar esquema montar colar e pronto serve, não serve assim, serve pra vender e de enfeites.

o Blog onde eu postava os meus, mas repito, não vendo isso mais nem voltarei fazer, trabalhosos demais, um loucura, tempo passou,

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

um dos vídeos dos meus, tem outros no youtube inclusive falando sobre TEMPERATURAS X ESR

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nenhum iria ajudar em quase nada, pois como eu disse, vários capacitores de diversos valores em paralelo aos eletrolíticos

e ESR Meter é para  Localizar ELETROLÍTICOS ALTERADOS... a ESr que é a Resistencia Interna Equivalente começa aumentar antes mesmo ele perder a capacitância,  nisso ele começa aquecer e vira uma bola de neve.

como falei, vários caps cerâmicos, poliéster d e valores como 470nF ou 1µ destes smd pequenos eles não medem ESR Alguma dá 0,00 pode por um eletrolítico estourado em paralelo a um cerâmico de 470nf ou 1micro que no Esr Meter vai acusar como BOM

porque teste de ESR é para ser feito no circuito sem retirar,

só de meter  ferro de solda ou por a mão num eletrolítico ele esquenta um pouquinho e a esr ABAIXA, quando vc for medir ele retirão ele vai estar medindo BOM e quando esfriar ano normal dele apresentar defeito de novo. Por isso nestas placas cheias de SMD, com muitos capacitores cerâmicos na linha pouco ajuda um esr meter.

e repito só eletrolíticos aumentam a resistência interna com uso, os cerâmicos vc pode medir uns até mede, mas não altera,

é uma propriedade da solução do eletrólito  dentro do eletrolítico se alterar. os cerâmicos, poliéster , tântalos, ou entram em curto ou abrem, na verdade 99% ou mais entra em curto ou fugas, nisso não adianta medir esr neles, um multímetro comum faz isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela explicação Silvano, quando ví o anúncio até me interssei, mas desconfiava da sua real utilidade para serviço em placa de notebook. Ainda bem que não comprei e agora com sua confirmação, vi que teria comprado um enfeite pra bancada. Voce não merece um joinha, mas um "joião", mas já que não tem vou te dar um joinha, pois, vc deve ter salvo a grana de muita gente que pode ser investida em algo mais útil. Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu já montei algumas versões desse analógico e posso falar: pura perda de tempo. Daí eu encontrei um que realmente funciona, inclusive considerado Top de linha entre os aparelhos do tipo: ESR Atlas da Peak Electronics. Comprei na Inglaterra há 4 anos atrás, paguei 80 libras, mas valeu cada centavo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E se alguém quiser arriscar um chinesinho, tem esse modelo aqui:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Att,

Fábio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem na foto mas não é o mesmo produto... este cristal dá mais precisão nas medidas.

 

 

Mas tanto faz, este aparelho é uma mão na roda. Só esteja atento que a indutância mínima que ele mede fica em torno de 10µH e a capacitância é 25pF (se não estou enganado). Pelo menos nos testes que fiz com resistores, indutores(tanto discretos como bobinas), capacitores, transistores(bipolares, fets, mosfets), tiristores, diodos(simples, duplos, leds, leds duplos), o aparelho se saiu muito bem.

 

 

 

Se tem preferência por um com cristal, procure ele com valor acima de $30 (mas não é garantido).

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...