Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Leds em lelo não acendem


Posts em destaque

Boa tarde. Sou neófito e este é meu primeiro post, então, se não estiver cumprindo as regras por alguma razão, peço desculpas. O problema para o qual preciso de ajuda é o seguinte: estou tentando ligar em paralelo leds de alto brilho brancos e vermelhos em 3V. Entretanto, somente o vermelho acende, independente da ordem que os coloco. Já testei isoladamente, já troquei de peça e não consigo entender motivo. Sei que os dois operam com voltagens diferentes, mas a minha ignorância não permite ver como isso poderia ocasionar o não funcionamento. Vi vários projetos no YouTube associando leds de cores diferentes. Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde @Rodrigo A. de Mello . Os LEDs possuem tensões de operação diferentes em função da cor emitida. Os vermelhos geralmente acendem com tensões entre 1,9V e 2,4V, enquanto os brancos operam com tensões entre 2,9V e 3,5V. Por isso dependendo de como eles forem ligados apenas os LEDs vermelhos vão acender.  Se a ligação foi feita como no circuito abaixo, o LED branco não irá acender pois a tensão sobre o conjunto de LEDs ficará no entorno de 2 V.

image.png.9920c8d9028222eb0c06d52490dace0f.png
Minha sugestão é aumentar a tensão de alimentação para 6V e usar o circuito abaixo onde cada LED (ou grupo de LEDs) tem seu próprio resistor limitador.
image.png.47b6a6a5d6de9db042e650ad57a4b1aa.png

 

Editado: por JoeRob
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cavalheiros, estou passando para agradecer pois o negócio funcionou bonito. Fiz as contas e cheguei a resistores de 200R para os leds vermelhos e de 150R para os brancos. Como não tinha resistores de 150R usei os de 200R nos brancos tb, sem perda perceptível de brilho.

PSX_20201229_153135.jpg

PSX_20201229_153044.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...