Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise dell VBWOO LA-9981P REV 1 placa morta

Avalie este tópico:


Harvorax

Posts em destaque

Não coloquei modelo pois o notebook se encontra bem judiado e removeram os dados.

placa mãe veio fuçada de outra assistência. Tentaram regravar a bios pelas marcas de solda.

A tensão apos o PQ701 bate 11v depois vai caindo suponho q deva ser os capacitores descarregando apos uma rápida alimentação do jack

pino 5 esta com 0 volts acho q deveria ter um sinal, ja que a fonte esta conectada certo.

com isso estou supondo um provável problema no BQ24717  (PU701)

se tiverem alguma sugestão.

Não existe tensão em nenhuma bobina.

Não regravei a bios, pois a bios nem tensão esta recebendo. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Harvorax boa noite, primeiro troque PQ701 e veja se normaliza, se não normalizar, remova PR702 e veja se normaliza após o PQ701, se não normalizar, veja resistecnia na linha de PR702 não pode ser nada baixa, outra coisa que eu faria é remover PQ701 e injetar tensão  em PR702 e ver se os 19v ficam estabilizados

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, cristi disse:

@Harvorax boa noite, primeiro troque PQ701 e veja se normaliza, se não normalizar, remova PR702 e veja se normaliza após o PQ701, se não normalizar, veja resistecnia na linha de PR702 não pode ser nada baixa, outra coisa que eu faria é remover PQ701 e injetar tensão  em PR702 e ver se os 19v ficam estabilizados

A falta do acok n leva a condenar o ci pu 701? Amanhã faço o teste. Mas acho q vou ter q comprar o ci se tiver como ter certeza seria bom

 

Agora, SD Celestino disse:

Verifica o terminal 20, VCC do PU701, vê se está chegando os 19v

Tem sim

Editado: por Harvorax
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente existe um problema no PQ701, o ideal seria retirá-lo fazer como o amigo @cristi sugeriu injeta 19v depois dele e veja se tem algum curto ou fuga de corrente, mas se o PQ701 estiver defeituoso tbm causará essa queda de tensão, pode ser até o PU701 que esteja em fuga e matando essa tensao. Sim! A falta de ACOK pode ser um indício de que o PU701 não esteja gerando esse sinal muito importante 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, SD Celestino disse:

Provavelmente existe um problema no PQ701, o ideal seria retirá-lo fazer como o amigo @cristi sugeriu injeta 19v depois dele e veja se tem algum curto ou fuga de corrente, mas se o PQ701 estiver defeituoso tbm causará essa queda de tensão, pode ser até o PU701 que esteja em fuga e matando essa tensao. Sim! A falta de ACOK pode ser um indício de que o PU701 não esteja gerando esse sinal muito importante 

 

 

16 horas atrás, cristi disse:

@Harvorax boa noite, primeiro troque PQ701 e veja se normaliza, se não normalizar, remova PR702 e veja se normaliza após o PQ701, se não normalizar, veja resistecnia na linha de PR702 não pode ser nada baixa, outra coisa que eu faria é remover PQ701 e injetar tensão  em PR702 e ver se os 19v ficam estabilizados

pq701 removido e chaveando normal. 

Liguei direto tbm e o problema continua

n tem consumo de corrente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Harvorax amigo o PU701 está com problema, pois ele recebe a alimentação do carregador VIN, converter e chaveia essa tensão gerando B+ que irá alimentar a placa toda, inclusive o PWM das tensões primárias, em condições normais na PL701 deve ter 17v aproximados que irá alimentar vários setores da placa, assim tbm como o PU100 q gera +3VALWP e +5VALWP. A PL701 está na mesma linha do pino 19 do PU701, mas essa tensão vc deve medir direto na bobina ou seja depois da tensão ser chaveada 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, SD Celestino disse:

@Harvorax amigo o PU701 está com problema, pois ele recebe a alimentação do carregador VIN, converter e chaveia essa tensão gerando B+ que irá alimentar a placa toda, inclusive o PWM das tensões primárias, em condições normais na PL701 deve ter 17v aproximados que irá alimentar vários setores da placa, assim tbm como o PU100 q gera +3VALWP e +5VALWP. A PL701 está na mesma linha do pino 19 do PU701, mas essa tensão vc deve medir direto na bobina ou seja depois da tensão ser chaveada 

sim, mas so uma correção acredito que o B+ seja 13,5V pois ele é chaveado justamente para diminuir a tensão, e quando n temos o VIN o /BATDRV ativa liberando +VCHGR que é a tensão da bateria entregando para B+ vou testar os gate do PQ703, PQ704,PQ705. mas acredito eu q seja o PU701 o problema mesmo. so pelo fato da inesistencia do ACIN quando conectado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@cristi Olhando o datasheet ele aceita sim de 5.5 a 24v

1780811485_Capturadetelade2021-01-1013-02-00.thumb.png.76c8763087b3e8d762bbdac3d76b1ace.png

O PU100 sendo o TPS51225CRUKR é o unico CI que recebe VCC de VIN "19v" da fonte, o resto trabalha com a baixa gerada do DC/DC down pelo pwm do PU100 ou da bateria gerando B+

 

So para ter certeza, arrumei esses dias uma placa igual a essa, o multimetro esta medindo a tensão PL701.

2043286000_WhatsAppImage2021-01-10at13_17_08.thumb.jpeg.be77c96f5ad9f19db165b9f2b7a10ddf.jpeg1541011314_WhatsAppImage2021-01-10at13_17.44(1).thumb.jpeg.33711deb1332861fbb1f8d0bff227005.jpeg860802222_WhatsAppImage2021-01-10at13_18_05.thumb.jpeg.6e95cbadea5385a40e3d2670ed0e8af3.jpeg629741995_Capturadetelade2021-01-1013-30-47.png.32fe993943787418d5fc9ea794242d9e.png

 

Se interpretei algo errado pode desce a lenha hehehe

Adoro aprender com vcs aqui 

Obrigado

Editado: por Harvorax
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou precisando comprar o PU701 sendo BQ24717 e o PQ701 sendo CSD87312Q3E_SON8-4

O PQ701 removi para testar e perdi estava funcionando perfeitamente 😵.

o PQ701 nao estou achando no ml =x e o BQ24717 ate achei mas ta uma media de 25 reais a unidade queria ve se achava mais barato e comprar mais unidades =x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FLAVIOTECH mas da PL701 que vai ser gerado o sinal B+  q vai alimentar toda a placa nesse caso, seja ela pela bateria ou mesmo pela fonte passando pelo rebaixador dc/dc certo ?

como demonstra no PQ702 .

Eu estou ajudando um amigo que teve um prejuízo com um roubo.

Então fui pego de surpresa, n tenho carcaças dessas mais recente.

A outra placa que mostrei acima o problema foi solucionado heheheh então por sorte ou azar n foi possível remover os componentes.... terei de comprar... snif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Harvorax amigo, o B+ vem do VIN é apenas uma denominação dada pelo o engenheiro para apontar a tensão de alta da placa mãe 19V se for o caso da tensão nessa placa mãe vinda da fonte carregador.

 

- Quando a tensão vier da bateria , somente, essa tensão recebe outra denominação CHG_B+ passa a ser a tensão de carga da bateria que poder ser 12V, 15V, 17V ...

 

22 horas atrás, Harvorax disse:

mas da PL701 que vai ser gerado o sinal B+

 

Não é da PL701, apenas o engenheiro determinou aquele ponto ali.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então @FLAVIOTECH  só que medindo a pl102 que vem do B+ esta dando 13v e n 19v de vin do jack isso de uma placa funcionando.

Entao penso eu que PU701 alem de controlar a bateria ele rebaixa o B+ para a placa e controla o +VCHGR.

Entao eu sub intendi que CHG_B+ é um sinal que vai gerar o B+

Me desculpe se eu estiver enganado como falei aprendo com vcs aqui a anos hheehhe obrigado.

teste feito sem bateria so jack

Editado: por Harvorax
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/01/2021 às 21:18, Harvorax disse:

Então @FLAVIOTECH  só que medindo a pl102 que vem do B+ esta dando 13v e n 19v de vin do jack isso de uma placa funcionando.

Entao penso eu que PU701 alem de controlar a bateria ele rebaixa o B+ para a placa e controla o +VCHGR.

Entao eu sub intendi que CHG_B+ é um sinal que vai gerar o B+

Me desculpe se eu estiver enganado como falei aprendo com vcs aqui a anos hheehhe obrigado.

teste feito sem bateria so jack

 

@Harvorax não precisa pedir desculpas amigo. Todos nós aqui aprendemos juntos. Uma coisa deve ser levada em conta: os esquemas elétricos tem erros grosseiros muitas vezes de marcação. Sua analise  e pensamento podem está muito bem mais certa que a minha, pois é você detentor da placa mãe em mãos para poder comprovar as tensões ok. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
12 horas atrás, Gilson Macedo disse:

@Harvorax Não encontrei o datasheet do BQ717, mas diante da diferença de numeração dificilmente vai ser compatível. Mas para bater o martelo o ideal seria o datasheet. 

Encontrei no site do fabricante Texas Instruments:

Controlador de carga NVDC-1 controlado por SMBus, seletor N-CH MOSFET e monitor de corrente O módulo de avaliação bq2471x (EVM) é um controlador de carregamento NVDC-1 controlado por SMBus com seletor N-CH MOSFET e monitoramento de corrente. A faixa de tensão de entrada, para o conversor Buck, está entre 6 e 24 V, com uma saída programável de 2-3 células (bq24715) e 3-4 células (bq24717) e faixa de corrente de saída de carga de 128 mA a 8,128 A. Isso EVM não inclui o dispositivo de interface EV2400 (HPA500); ele deve ser pedido separadamente para avaliar o bq2471x EVM.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.


PWM / BQ / Bq24717 Bq 24717 Bq717 - São o mesmo componente

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...