Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Samsung NP915S3G-KD1BR - PETRA-13 CODE: BA41-02277A REV: 1.0 - Não liga! Bateria zerada! Processador esquentando!

Avalie este tópico:


M473US

Posts em destaque

Estou com este notebook samsung aqui com problema. Quando conecto a fonte no jack (entrada), as luzes de power(azul) e bateria (verde) ficam piscando juntamente com a luz da fonte. A placa não liga e não tem nenhum sinal de vídeo no notebook.
Já desmontei o notebook e desconectei tudo da placa mas o mesmo problema acontece quando conecto a fonte. A fonte é original e esta em perfeito estado.

Acredito que seja algum curto/problema na placa/componente mas não tenho conhecimento avançado em eletrônica para analisar essa placa e procurar o defeito. Em minha inspeção visual não percebi nenhum componente fora dos padrões. A placa está bem limpa e com aspecto de nova.
Percebi que a bateria da BIOS esta zerada, troquei a bateria por outra e com o multímetro vi que não chega os 3v em nenhum pino da BIOS.
Estou pensando em montar e devolver o equipamento ao cliente, infelizmente.

Minhas dúvidas são:
1- A BIOS sem tensão dos 3v causa esse problema? é possível? não tem nada a ver?
2- Alguém poderia postar o esquema elétrico dessa placa para que eu possa baixar e fazer as medições/análise dentro de minhas capacidades?
3- Alguém poderia me dar alguma dica do que analisar para tentar solucionar esse erro? Eu aceito qualquer dica pois sou "iniciante/leigo" em eletrônica. Inclusive aceito dicas de cursos/vídeo-aulas.


OBS1: Não tenho o esquema desta placa.
OBS2: Não troquei nem removi qualquer componente da placa.


Se alguém puder me ajudar, eu agradeço. Peço desculpas se este não é o lugar correto no forum para minha postagem, sou novo aqui!

Editado: por M473US
equipamento sem solução - devolvido ao cliente
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega seguindo o jack-plug da fonte onde alimenta a placa  com Vin (19.0 v) do carregador, você consegue chegar aos 2 mosfet de entrada?

 

Acompanhe o 19 v e veja até onde ele chega. Se ele não consegue passar por estes 2 mosfet a placa não vai ligar de modo algum.

 

Tem 2 caminhos a seguir:

 

1 - Verificar curto na placa nestes 2 mosfet ou depois dele

 

2 - alimentar depois destes mosfet com fonte externa começando com tensão e corrente baixa até  tentar chegar a 19 v e 2 Amp

 

Se conseguir alimentar a placa normal então os mosfet não estão chaveando por problema neles ou  no circuito que aciona eles

Editado: por Roberto275803
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Roberto275803 disse:

Colega seguindo o jack-plug da fonte onde alimenta a placa  com Vin (19.0 v) do carregador, você consegue chegar aos 2 mosfet de entrada?

 

Acompanhe o 19 v e veja até onde ele chega. Se ele não consegue passar por estes 2 mosfet a placa não vai ligar de modo algum.

 

Tem 2 caminhos a seguir:

 

1 - Verificar curto na placa nestes 2 mosfet ou depois dele

 

2 - alimentar depois destes mosfet com fonte externa começando com tensão e corrente baixa até  tentar chegar a 19 v e 2 Amp

 

Se conseguir alimentar a placa normal então os mosfet não estão chaveando por problema neles e no circuito que aciona eles

Bom, minha fonte de bancada (assimétrica) não esta muito boa, então tentei conectar a fonte original mesmo e percebi uma coisa que talvez ajude no diagnóstico. Um componente próximo ao processador está esquentando, acredito que seja um CI mas sem o esquema não consigo identificá-lo. Vou postar fotos dele e da região onde ele está situado na placa.


Sobre acompanhar os 19v, não consegui aferir essa tensão na placa, a máxima que registrei foi entre 5v - 6v e fica variando, não estabiliza, acho que devido ao curto e a fonte estar "desarmando/piscando". Quando coloco o multímetro na escala de diodo/continuidade e tento testar nos pinos onde conecta o jack, acusa continuidade entre positivo e negativo no próprio conector na placa. Isso é muito estranho. Com certeza deve ter componente em curto. Pelo menos é o que acho.
Eu agradeço sua ajuda amigo! Muito obrigado!

OBS 1 - Fotos do componente que está esquentando no anexo.
OBS 2 - Informações sobre ele na internet: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

E peço desculpas aos membros do fórum pela minha inexperiência e falta de conhecimento.
Estou pensando em remover o tal "CI" da placa e verificar se a região continua esquentando ou se para. Não sei como testar este componente para realmente saber se ele esta em curto e causando este problema na placa. O que você acha?
Alguém pode me dar uma dica do que fazer?

Samsung NP915S3G-KD1BR PETRA-13 BA41-02277A 00.jpg

Samsung NP915S3G-KD1BR PETRA-13 BA41-02277A 01.jpg

Samsung NP915S3G-KD1BR PETRA-13 BA41-02277A 02.jpg

Samsung NP915S3G-KD1BR PETRA-13 BA41-02277A 03.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@M473US veja se esse esquema ajuda na analise?

Link do boardviwe: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Editado: por Leonildo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@M473US Colega este CI é um sensor de temperatura, nada tem a ver com a linha de 19 v Vin . Se tem algum curto na linha de 19 v não é ele. Ele nem recebe esta  alimentção de 19 v em nenhum dos pinos dele.

 

Não mexa na placa para não danificar mais ainda. Leve para alguem que entende. Pode ser até somente um pequeno capacitor em curto que removido a placa volta a ligar normal

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Leonildo disse:

@M473US veja se esse esquema ajuda na analise?

Link do boardviwe: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Muito obrigado pela ajuda amigo! Como não tenho "joinhas" suficientes, terei que pagar um plano vip para poder baixar e visualizar o esquema elétrico.
Mesmo assim, agradeço sua ajuda! Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/12/2020 às 10:18, Roberto275803 disse:

@M473US Colega este CI é um sensor de temperatura, nada tem a ver com a linha de 19 v Vin . Se tem algum curto na linha de 19 v não é ele. Ele nem recebe esta  alimentção de 19 v em nenhum dos pinos dele.

 

Não mexa na placa para não danificar mais ainda. Leve para alguem que entende. Pode ser até somente um pequeno capacitor em curto que removido a placa volta a ligar normal

Perfeito amigo! Muito obrigado pelas dicas e informações! Você me ajudou demais!
Sim, concordo com você, eu não sou do tipo de pessoa que sai "arrancando" componente da placa ou faz qualquer tipo de intervenção com solda/calor/soprador, sem ter certeza ou "uma grande (grande mesmo) probabilidade" de ser o componente defeituoso. Eu tenho total ciência e conhecimento que posso agravar um problema simples sem o conhecimento necessário.

Minha inscrição neste fórum foi justamente para aprender/interagir com os demais participantes que sei que tem muito conhecimento e mais experiência do que eu. Sou técnico em montagem e manutenção desde 2003. Uso computador desde 2002. Sempre formatei, fiz limpeza, manutenção e troca simples de componentes como um "capacitor eletrolítico estufado", entre outros. Mas nunca, eu disse NUNCA estudei eletrônica a fundo. Gosto da área, quero estudar e me aprofundar para pelo menos resolver problemas mais "simples" como um mero capacitor em curto. "Sem tirar o mérito da experiência e estudo do técnico que acha simples este serviço... é mérito do técnico e não porque o serviço é fácil, se fosse fácil qualquer um faria".

Trabalho em casa, fiz de 1 quarto meu refúgio e local de trabalho, onde tenho ferramentas básicas. Como cansei de negar/devolver equipamentos com problemas em placas e como estou desempregado desde o começo do ano, tenho que pelo menos "tentar" reparar. Quando eu vejo que não tenho capacidade/conhecimento suficiente, eu monto o equipamento e devolvo ao cliente sem alteração, além de ser muito franco e sincero em dizer que não achei o problema. Prezo pela honestidade, sempre! Nem se preocupe.
Eu vou prosseguir com os testes e medições que você me indicou/sugeriu e em caso de novidades volto a postar aqui no tópico.
Mais uma vez, obrigado por ajudar e pelos conselhos! Muito obrigado!!!

Editado: por M473US
erro de português
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, M473US disse:

Como não tenho "joinhas" suficientes,

@M473US você tem créditos para realizar o download! Faz uma assinatura de um pacote de download e baixa os arquivos.

Leia 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@M473US aqui no fórum tem muito assunto sobre reparos de placas, tutorias e vídeos aulas de ótimos profissionais que pode lhe auxiliar em seus estudos. Baixe o esquema e boardview que você vai conseguir encontrar os mosfet da entrada  de 19V, assim você vai poder fazer as afeições e postar para que nós possamos ter uma noção do que se passa na sua placa e com isso lhe ajudar na medida do possível! 

Testou com outro carregador? Você tem fonte de bancada?

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Leonildo disse:

@M473US você tem créditos para realizar o download! Faz uma assinatura de um pacote de download e baixa os arquivos.

Leia 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Caramba! Que maravilha! Muito obrigado pela informação!

Vou fazer isso agora mesmo!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Leonildo disse:

@M473US aqui no fórum tem muito assunto sobre reparos de placas, tutorias e vídeos aulas de ótimos profissionais que pode lhe auxiliar em seus estudos. Baixe o esquema e boardview que você vai conseguir encontrar os mosfet da entrada  de 19V, assim você vai poder fazer as afeições e postar para que nós possamos ter uma noção do que se passa na sua placa e com isso lhe ajudar na medida do possível! 

Testou com outro carregador? Você tem fonte de bancada?

Vou estudar sim o material. Quero estudar e aprender. Vou pesquisar e ler muito este fórum. Se você tiver alguma dica de material, vídeo, canal, curso, livro, etc. É só me falar! Como sou iniciante, qualquer coisa serve!

1- Testei sim com outro carregador, com o meu "universal" que uso para diagnósticos. O resultado/sintoma foi o mesmo. Meu carregador universal nem pisca, já desarma imediatamente.

2- Tenho uma fonte de bancada fraquinha (YaXun PS-1502DD), ela já esta bem imprecisa, velhinha e surrada, meu uso com ela é para placa de celular e outros eletrônicos até 15v 2A. Estou me capitalizando para poder comprar uma fonte melhor e com mais qualidade. Com esta alta de preços por conta da pandemia e alta do dólar, a situação piorou, infelizmente.

3- Vou baixar o esquema e seguir a linha dos 19v como você e o amigo acima falaram, espero ter sucesso. Qualquer novidade eu posto aqui no tópico. Agradeço mais uma vez pelas dicas e informações! Muito obrigado!

Editado: por M473US
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa sua fonte tem como limitar a corrente ? se sim coloque uma tensão baixa na linha de 19v mediante o consumo vc pode notar algum componente esquentando com toque mesmo.

Boa sorte eu tenho muito q aprender mas me vejo em voce quando comecei aqui no forum em 2012 acho hehehe boa sorte!

Como o @Leonildo  informou, tem muito conteúdo aqui de graça que vc pode baixar tranquilo e estudar!

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 30/12/2020 às 16:45, Harvorax disse:

Essa sua fonte tem como limitar a corrente ? se sim coloque uma tensão baixa na linha de 19v mediante o consumo vc pode notar algum componente esquentando com toque mesmo.

Boa sorte eu tenho muito q aprender mas me vejo em voce quando comecei aqui no forum em 2012 acho hehehe boa sorte!

Como o @Leonildo  informou, tem muito conteúdo aqui de graça que vc pode baixar tranquilo e estudar!

Obrigado pela ajuda amigo @Harvorax , e demais colegas @Leonildo e @Roberto275803 ...
O curto sumiu! Achei uma bolinha de solda, bem pequena colada entre um CI/transistor (não sei ao certo) e um capacitor na placa, "relativamente próximo" ao sensor de temperatura que falei. Removi essa bolinha de solda (que só foi possível visualizar graças ao microscópio usb que tenho), e o curto sumiu! Não me perguntem se era só isso, o importante é que agora a fonte não pisca mais e nem as luzes/leds de power e bateria piscam quando conecto a fonte no jack.

Os problemas agora são outros, vou enumerar para facilitar a compreensão: 
(1) Como o curto "sumiu" montei a placa no notebook e tentei ligar, mas sem sucesso, aperto o botão power e nada acontece (cooler não gira, nenhuma luz/led acende, nada esquenta, tela não acende, nada acontece).
 
(2) Desmontei a placa novamente e desconectei tudo dela (a memória e o processador são soldados na placa então não retirei). O CI da bios continua sem receber os 3v no pino 8, e não tem tensão nenhuma em nenhum pino da bios, mesmo com bateria nova de 3v conectada e mesmo com o conector da fonte conectado. Isso é normal nesse modelo?

(3)  A bateria do notebook esta "zerada" e não carrega, quando conecto o carregador, a voltagem que chega nos pinos da bateria/placa fica variando alternadamente entre 0,35v - 0,55v e fica somente nisso. Quando faço a medição da voltagem da bateria (desconectada) ela estabiliza em 0,86v.

(4) Quando retiro a bateria, e alimento nos pinos da placa com a fonte em 3v (fingindo ser a bateria), apresenta um consumo de aproximadamente 1A - 1,10A, e o CI/transistor do qual retirei a "bolinha" de solda esquenta demais. Borrifei um pouco de álcool isopropílico na região e ficou visível ser ele que esta esquentando. Vou postar uma foto da região e desse CI/ou/transitor (não sei ao certo o que ele é). Esse teste de alimentar, os pinos da placa onde conecta a bateria, com a fonte com baixa voltagem é válido? ou nada tem a ver? (fiz isso pois em placas de celulares esse teste funciona para testar as placas e saber se estão ligando e se tem curto aparente)

(5) Sobre as medições sugeridas nos mosfets de entrada, eu não sei identificar estes componentes na placa, vou mandar uma foto da região do conector do jack/plug na placa, ajuda? vocês poderiam circular e identificar os componentes sugeridos/mencionados para mim? (Peço desculpas por não saber e não quero aborrecê-los).

(6) Com a fonte conectada no jack/plug, os pinos do conector na placa tem a tensão de 15,3v a 18,6v isso fica alternando aleatoriamente e infinitamente (não estabiliza). É normal?

(7) Primeiro, vou mandar uma foto sem marcações para que vocês possam marcar e sugerir algo (se possível). Segundo, vou mandar a mesma foto com minhas marcações e medições que fiz com a fonte conectada no jack plug (Vou tentar ser o mais detalhista possível - peço que deem zoom na imagem). Terceiro, vou mandar a foto do CI/transistor que está esquentando mencionado no item (4) desta postagem. Vou fazer um ponto colorido mostrando onde estava a tal "bolinha de solda que retirei - se fiz merd@, me corrijam por favor".

Por fim, conto com a ajuda de todos e peço desculpas por ser tão leigo. Não quero incomodá-los, nem aborrecê-los! 😃

foto-1-sem-marcação.jpg

foto-2-com-marcação.jpg

foto-3-ci-que-esquenta.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • M473US alterou o título para Samsung NP915S3G-KD1BR MODEL: PETRA-13 CODE: BA41-02277A REV: 1.0 Não liga e não tem tensão na bios

Você não consegue outra bateria igual para testar a sua placa

 

Primeiro você tem que entender como funcionar estes circuitos na teoria para chegar até um diagnostico correto para reparo.

 

Quando você conecta a fonte 19V vin segue pelo circuito normal do jack- power conector passa por alguma bobina, resistencia, fuzivel , mosfet de entrada até o PWM de carga que checa de está tudo bem e libera o chaveamento dos mosfet de entrada para que 19 Vin alimente a placa.

 

Depois Vin vai até o PWM de 3.3 e 5 V que a depender do projeto da placa vai alimentar a bios, botão de ligar, o SIO, e as fontes de 3.3 v e 5V e o PCH. Somente depois disto tudo a placa estará pronta para ligar. A pilha de 3 v alimenta somente o CMOS e não a bios.

 

Você tem que estudar a sequencia de partida de uma placa que tenha uma esquema bom de seguir para então conseguir mexer nestas placas sem esquema da samsung,

Editado: por Roberto275803
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que ja seria um inicio ve se bate com sua placa e segue as orientações do colega @Roberto275803  

 

 

 

 

 

com jack alimentado com 19 de preferencia fonte de bancada veja o consumo e veja se tem a existência dos 19VIN, e 3 e 5v do pwm

 

 

Editado: por Harvorax
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • M473US alterou o título para Samsung NP915S3G-KD1BR MODEL: PETRA-13 CODE: BA41-02277A REV: 1.0 Não liga!
Em 24/01/2021 às 08:21, Roberto275803 disse:

Você não consegue outra bateria igual para testar a sua placa

Infelizmente não. Perguntei a alguns amigos próximos e nos grupos de "TI/Técnicos" da cidade e ninguém respondeu. Esse modelo de notebook/placa parece ser raro, não acho quase nada na internet. Já estou ficando desmotivado e sem esperança.

 

 

Em 24/01/2021 às 08:21, Roberto275803 disse:

Primeiro você tem que entender como funcionar estes circuitos na teoria para chegar até um diagnostico correto para reparo.

 

Em 24/01/2021 às 08:21, Roberto275803 disse:

Você tem que estudar a sequencia de partida de uma placa que tenha uma esquema bom de seguir para então conseguir mexer nestas placas sem esquema da samsung,

Por favor, se tiver algum material, vídeo ou curso aqui no fórum, você poderia me mandar? seja por mensagem, seja colando algum link aqui no tópico, sei lá. Aceito toda a ajuda possível. Como falei, sou nível 0,5 em eletrônica.

 

 

 

Em 25/01/2021 às 12:52, Harvorax disse:

com jack alimentado com 19 de preferencia fonte de bancada veja o consumo e veja se tem a existência dos 19VIN, e 3 e 5v do pwm

Eu acabei de baixar o boardview (achei fantástico, muito legal e intuitivo). Estou olhando os componentes para ver se identifico. Essa placa do "boardview" parece muito com a minha, não sei se é idêntica mas parece muito.

 

 

 

Uma das minhas maiores dúvidas é se é normal as tensões ficarem oscilando/alterando dentro de uma faixa de valor quando a placa esta desligada. Quando conecto apenas a fonte, alguns componentes apresentam essa "tensão que fica oscilando" e não fica um valor fixo no multímetro. Isso é normal? Indica algo errado? Vocês viram a foto onde postei as medições que fiz na placa? (Vejam as faixas de valores que fica oscilando) Está normal? A maioria das bobinas zeradas é normal?

Aqui esta a imagem com as marcações:
(Dê zoom na imagem - tentei deixar o mais organizado possível e usei cores para destacar as tensões diferentes que achei) foto-2-com-marcação.jpg

 

 

 

Sinceramente estou pensando em devolver a placa/notebook a cliente pois meu diagnóstico já esta demorando muito e não quero pedir mais prazo e acabar frustrando a cliente e eu mesmo. Além disso tenho outras placas/notebook aqui para analisar e tentar resolver. Se eu achasse uma placa igual e funcionando seria melhor e mais rápido fazer a troca. O que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@M473US O normal é as tensões se manterem estaveis, variando somente a segunda casa decimal.

 

As tensões oscilando pode ser:

 

1 - Problema nos mosfets de entrada e sistema de chaveamento deles

 

2 -Curto nas linhas de tensões primarias principalmente 19 Vin

 

3 -Circuito de proteção da fonte da placa mãe com problema atuando mesmo sem curto na placa.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, boa tarde!
Além do CI/transistor citado na última postagem, o processador também esquenta quando alimento o conector da bateria com míseros 3v, sendo que a bateria é 7.5v. Encerro por aqui minha análise e vou devolver o equipamento a cliente.

Algumas considerações:
[1] Preciso estudar essa sequência de start (Obrigado pela dica!)
[2] Não tenho outra bateria compatível para testar.
[3] Não tenho uma fonte de bancada 19v, tenho apenas a yaxun citada de 15v e 2a. Também não tenho condições agora para comprar uma nova de mais qualidade.
[4] Essa placa demonstrou ser um pouco "rara", não encontrei aqui na cidade, no ML só achei 3 unidades e pelo preço e pela questão da garantia/confiança, a cliente não quer arriscar. Não discordo da decisão pois em caso de problema/garantia o prejudicado serei eu "como técnico".
[5] No youtube tem poucos vídeos dessa placa, o que dificulta ainda mais meu trabalho. Enfim, acredito que não é pra ser, pelo menos não agora!


Agradeço a atenção, dicas e sugestões de todos vocês. Tomei a decisão de desistir e devolver o notebook a cliente. Já estou com esse equipamento a mais de 1 mês. Não tenho experiência, ferramentas e conhecimento necessário para resolver este problema que parece não ser tão simples. Não quero e não posso mais perder tempo com essa placa e nem ficar pedindo mais prazos a cliente. Acho que no final, quanto mais demorar vai ser é pior. Talvez se eu conseguir reparar (o que duvido) o preço a ser cobrado/pago não valerá mais a pena nem para mim nem para a cliente. Tenho outros notebooks com possíveis problemas na placa para diagnosticar e não compensa mais "perder tempo" com este do tópico, infelizmente.


Agradeço a ajuda de todos vocês mas encerro este tópico por aqui! Vou abrir o próximo notebook que tenho e postarei no fórum para ver se consigo encontrar o problema com a ajuda de vocês. Espero ter melhor sorte! Valeu! Obrigado por tudo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • M473US alterou o título para Samsung NP915S3G-KD1BR MODEL: PETRA-13 CODE: BA41-02277A REV: 1.0 Não liga! Bateria zerada! Processador esquentando!

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...