Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Acer Aspire 4745-5119 DAOZQ1MB8DO Rev:d Não liga

Avalie este tópico:


jefersongja

Posts em destaque

Olá, estou iniciando agora no mundo da eletrônica e estou com essa máquina para reparo. Fiz alguns testes mas agora travei e não sei como dar continuidade.
Não achei o esquema dela aqui no fórum então estou utilizado um que achei em outro site, pelos testes que realizei tenho o seguinte:

PL15 = 5,12v
PL16 = 3,37v
U29  = Pinos 3-7-8 3,37v

U40 = não achei nenhuma tensão, essa seria a Bios do PCH? Ela tem que ter alguma tensão?

Nas outras bobinas não achei nada.

No conector do Power CN2 eu tenho 3v no pino 4 que cai para zero quando eu pressiono o botão de ligar.

Bom esses foram os testes que eu fiz, se alguém puder me ajudar eu agradeço, pois estou começando ainda estudando e conhecendo as coisas. 

Obrigado por enquanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Jakers Binder alterou o título para Acer Aspire 4745-5119 DAOZQ1MB8DO Rev:d Não liga
46 minutos atrás, munest disse:

Normalmente a Bios tem que ter 3v chegando nela, seria bom o esquema para ter certeza da corrente, mas se não ta chegando nada da bios, já caracteriza uma problema, ai vai fazendo seguindo a trilha da bios, testando cada componente ate achar o problema.


Essa placa tem 2 bios, uma está com os 3v a outra não, mas essa é a do PCH. Ela teria que ter voltagem mesmo com  a MB desligada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@munest sempre que fazer uma busca no acervo do fórum, coloca somente uma parte do modelo como essa parte em negrito ex.: DA0zq1MB8D0 assim desse jeito com letras minúsculas que vai aparecer o esquema. 

Deixo esse link para mais informações sobre o assunto: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Vai pressionando o power e fazendo as aferições em outras bobinas pra ver qual está subindo tensão. Verifique também se o S/IO está alimentando nos pinos 102, 115 e 85?

 

Seria bom também verificar se os mosfet transferidores estão chaveando assim que o power é acionado! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/12/2020 às 19:56, Leonildo disse:

@munest sempre que fazer uma busca no acervo do fórum, coloca somente uma parte do modelo como essa parte em negrito ex.: DA0zq1MB8D0 assim desse jeito com letras minúsculas que vai aparecer o esquema. 

Deixo esse link para mais informações sobre o assunto: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Vai pressionando o power e fazendo as aferições em outras bobinas pra ver qual está subindo tensão. Verifique também se o S/IO está alimentando nos pinos 102, 115 e 85?

 

Seria bom também verificar se os mosfet transferidores estão chaveando assim que o power é acionado! 

Desculpe a demora em responder a ajuda, estav aproveitando o feriado e voltei hj (na verdade volto oficialmente a trabalhar amanha rs*) vou verificar as voltagens e posto.
a dica de pesquisa já me ajudou muiiiiito, obrigado, eu estava sofrendo muito para achar esquemas aqui, acho que agora depois da sua dica vai facilitar muito as coisas.
Obrigado 😄

 

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/12/2020 às 19:56, Leonildo disse:

@munest sempre que fazer uma busca no acervo do fórum, coloca somente uma parte do modelo como essa parte em negrito ex.: DA0zq1MB8D0 assim desse jeito com letras minúsculas que vai aparecer o esquema. 

Deixo esse link para mais informações sobre o assunto: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Vai pressionando o power e fazendo as aferições em outras bobinas pra ver qual está subindo tensão. Verifique também se o S/IO está alimentando nos pinos 102, 115 e 85?

 

Seria bom também verificar se os mosfet transferidores estão chaveando assim que o power é acionado! 

Fiz as medições que vc me pediu:

S/IO

pino 85: 3,36
pino 102: 3,34
pino 115: 3,34

Bobinas:
PL6: 0V

PL9, 10, 11, 12, 13, 14 = 0v
PL15: 5,12v
PL16: 3,37V
PL: 17 E 18: 0V

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jefersongja esses mosfet faz a transferência das tensões +3/5VPCU para +3/5V_S5. Chamamos esses mosfet assim por que basicamente eles comuta (transfere) a tensão de dreno para source que depois disso a tensão passa a ter uma nova nomenclatura se é assim que posso dizer?   

25 minutos atrás, jefersongja disse:

Bobinas:
PL6: 0V

PL9, 10, 11, 12, 13, 14 = 0v
PL15: 5,12v
PL16: 3,37V
PL: 17 E 18: 0V

 

Aqui está correto pois temos uma placa em stand! Agora é pressionar o power e verificar se vai subir alguma tensão que só sobe depois do acionamento do power. Exemplo PL14!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/01/2021 às 18:19, Leonildo disse:

Aqui está correto pois temos uma placa em stand! Agora é pressionar o power e verificar se vai subir alguma tensão que só sobe depois do acionamento do power. Exemplo PL14!

 

Quando pressiono o power não sobe nenhuma tensão. Verifiquei para ver se o botão está OK e aparentemente está, pois a tensão de 3v que está no pino 4 do botão cai para zero e volta ao normal quando solto o botão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...