Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Mini system Toshiba ms-8012 - Não liga

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Esse aparelho retornou após ter sido reprovado orçamento, onde o defeito era somente o ic901, tny 280. No entanto o cliente saiu perambulando de assistência em assistência, e com isso degradaram a placa, causando mais e mais defeitos. Os quais eu já contornei, removeram componentes do circuito, e em uma odisseia de análise fui corrigindo um a um. Agora a fonte fica oscilando a tensão de 3.3v stby com apenas 1,8v pulsando. Troquei foto acoplador ic912, mas não resolveu, desconfio do tl431, vou providenciar a aquisição enquanto isso, mas gostaria de um help com essa análise

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acrescentando que ao desligar o L909, a tensão de 3.3v se estabiliza no diodo D916, foi efetuado a troca de ce924 na placa sendo no esquema ce920 de 47uf/25v. Conferi a linha do tl431 os resistores estão ok. Resoldei toda a etapa do secundário. Mas mesmo assim ainda continua pulsante a tensão stby de 3.3v oscilando entre 2,7v e 1,6v. Troquei ce914 tbm q faz parte da linha.

 

image.thumb.png.ff8382f7dfe1c6d8b146a02ec7a03fd8.png

Editado: por Átomos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Átomos  sim amigo, entretanto provavelmente tenha dois defeitos.

 

Em 31/12/2020 às 09:04, Átomos disse:

Mas mesmo assim ainda continua pulsante a tensão stby de 3.3v oscilando entre 2,7v e 1,6v. Troquei ce914 tbm q faz parte da linha.

O tny280 gera a tensão de stand_by, porem independe do ic904 para funcionar, inclusive o ic904  mantém desligado até que esteja presente o comando power_on (pino 7 do cn902). Remover o indutor L909 é arriscado pois o tny208 fica sem feedback. Por isso minha afirmação, existe falha de controle ou o tny280 que voce colocou, mesmo novo, está com defeito! Fez o teste de remover o ic904 ? Temos que estabilizar essa tensão de stand_by para analisar o outro defeito.

 

Observe que a tensão gerada pelo enrolamento auxiliar do chopper de stand_by vai ao pino de controle do ic904, entretanto em série por um foto acoplador, ou seja, meio difícil sobre consumo capaz de derrubar o pwm do tny280.

 

Em 31/12/2020 às 10:34, Átomos disse:

Cheguei ao ic904 aquecendo, vou providenciar a troca e retorno com os resultados

Já o segundo defeito está o ic904, ele não deveria aquecer sem o comando power_on, através do ic913.

 

Enfim, componentes falsificados estão mais presentes que nunca! O tny280 é um da lista de muitos. Outra dica que deixo, aparelhos que tenha percorrido por diversas eletrônicas deve ter atenção redobrada. Confira componente por componente a fim de constatar alguma troca de peça nessa fonte. Paciência é fundamental.

Editado: por ohm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, ohm disse:

@Átomos Fiquei na dúvida, como está a tensão de 3.3v com o ic904 fora da placa?

não liguei mais na série pra não causar mais danos irei providenciar segunda os componentes de qq forma, pq tenho outras fontes a reparar, então estou analisando cada uma e anotando o q precisarei comprar, qdo isolei a L909, q na vdd é um jumper, não energizei a fonte, apenas injetei tensão. Só me resta trocar o tl431 e top248yn

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Retornando, troquei o ic902 ( tl431 ) e ic904 (top248yn), agora tenho 1,8v na linha de 3.3vstby. Pra desencargo troquei o ce910 e ce907 conforme solicitado por vc @ohm a tensão fica oscilando entre 1,6v e 2v agora. O pino 2 do tny280 percebi que fica oscilando no multímetro entre 5,85v e 13,8v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tny280 está em uma condição de"Auto-Restart".

 

Em 31/12/2020 às 09:04, Átomos disse:

os resistores estão ok

removeu esses resistores de feedback da placa para remover a cola de fixação testá-los fora da placa? Além disso, confira os valores se estão corretos de acordo com o esquema (podem ter sido substituídos).

 

_Confira r928,

_Procure minuciosamente por trilhas rompidas que vão ligadas no foto acoplador ic912,

_Confira fuga no dz914,

_Confira todos retificadores do secundário do chopper pt901 (pode existir sobre consumo, isso habilitaria o "Auto-Restart" do tn y280)

 

O top248yn parou de aquecer?

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ohm disse:

Confira r928

é novo, esse foi capado, como falei no início, essa fonte sofreu nas mão de maus profissionais. Removeram componentes, os quais já repus, trilhas foram danificadas corrigi, deixando nos conformes. Um adendo que esqueci de mencionar. é que na placa eu pus 3 resistores pra testes no valor de 100r pra chegar ao equivalente de 330r, ele é o  R922

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/01/2021 às 14:45, ohm disse:

O tny280 está em uma condição de"Auto-Restart".

 

removeu esses resistores de feedback da placa para remover a cola de fixação testá-los fora da placa? Além disso, confira os valores se estão corretos de acordo com o esquema (podem ter sido substituídos).

 

_Confira r928,

_Procure minuciosamente por trilhas rompidas que vão ligadas no foto acoplador ic912,

_Confira fuga no dz914,

_Confira todos retificadores do secundário do chopper pt901 (pode existir sobre consumo, isso habilitaria o "Auto-Restart" do tn y280)

 

O top248yn parou de aquecer?

 

 

 

 

se seguiu todas as dicas e sem resultados, troque o tny280 por outro, talvez seja falsificado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...