Jump to content

dúvida Asus p8h61-m lx3 Rev 2.0 sem tensão gfx

Rate this topic

Share

Recommended Posts

Olá pessoal, 
Bem, esse é meu primeiro post aqui, espero estar no lugar correto. Estou com uma placa mãe asus, modelo descrito no título que possui tensão de alimentação, mas não possui a alimentação  do gfx core (acredito ser a tensão para o ring bus, controladora de memória, gráficos, etc.) O que eu já fiz: troquei todo o regulador de tensão, mosfet de alta, baixa e driver. Mesmo assim não foi. Já testei com outros processadores e nada. A placa liga, mas não bipa e não sobe vídeo. Alguém pode me ajudar? Obrigado é feliz ano novo. 

Trocou o regulador por qual motivo, comece postando as tensões das bobinas, baixe uma bios condizente com o cpu que dispõe pra testes, poste as tensões dos pinos no slot da memória, 1,30,168,236,240.

Veja se sem a memória a placa bipa, use um teclado usb, e um speaker pra testes na bancada, fica mais fácil acompanhar os testes.

@fernandoagt 

link do arquivo que pode ajudar na analise: 

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

Remove as memorias e verifique se a placa bip sem elas? Se não bipar, verifique o regulador que gera a tensão das mesma. Faz os teste que o colega mencionou acima e nos passes a tensão das memorias!

Obrigado pelas respostas, pessoal. Testei a tensão da memória e está ok, irei testar os pinos que o colega @Átomos falou. Como falei no início, ela não sobe vídeo e não bipa (estou usado o speaker, Hehehehe). As tensões do processador estão ok, menos a do gfx core. Sobre a troca, @Átomos, a placa usa o mesmo drive mosfet para o gfx e core do processador. Troquei para ver se subia tensão no gfx pois, se fosse o caso, confirmaria a suspeita do driver mosfet. @Leonildo, obrigado pelo boardview, mas já estou usando ele.

pessoal, consegui hoje medir as tesões e está assim: pinos 1, 30, 168 sem tensão. pino 236 com 3.40 e pino 240 com 0.77. Só a título de comparação, tenho uma p6t-se que não sobre vídeo, mas possuí as seguintes tensões: Pino 1: 0.77v, pino 30: 0.67v, pino 168: 0.67v, pino 236: 3.3v, pino 240: 0.67v 

Pois é @Átomos, e isso é muito comum nessa placa. O Bios dela eu já regravei, não adiantou, o SIO ressoldei e até troquei, também não adiantou. O que me resta é verificar o sinal de pwrsw que vai do SIO ao PCH, que é o mais provável que esteja com problema. Ao menos ela bipa, o que é um bom sinal.