Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Dell XPS L502X DAGM6CMB8D0 REV: D com SIO queimado

Avalie este tópico:


ralf baixa13

Posts em destaque

fiz a leitura dos valor em standby do PU8 em cada terminal e coloquei detalhado abaixo.
Comparei os valores com o do esquema elétrico.
Obs.: Apesar de eu não saber ler corretamente um esquema elétrico eu coloquei um traço ao lado informando os valores que estão diferentes dos informados no esquema elétrico.

PU8
1: 1.99 -
2: 0.00
3: 5.02
4:5.52 -
5: 3.31
6: 19.80 -
7: 5.03
8: 0.00

9: 0.00 -
10: 0.00 -
11: 0.00
12: 0.00
13: 0.00
14: 0.00-
15: 0.00
16: 0.00-

17 4.80 - pequena variação
18: 0
19: 5.03
20: 1.21-
21: 0.00
22:0.00
23:0.03-
24:8.35-

25:3.35
26:3.36
27:4.98-
28:0.25-
29:0.00
30:3.35
31:0.86-
32:5.02

 

Obs.: Todos esses valores estão em volts

Editado: por ralf baixa13
Faltou informar
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ralf baixa13 disse:

Após startar a placa
PL13 tem alteração
PL12 fica zerado
PU8 tem alteração

 

Tem que explicar isso melhor  ☝️! Qual é resistência da PL12? Resistencia na escala de 200 ohm. Quando pressiona o power, a tensão de 3.3v cai é isso? Pino 32 +5V_ALW2 é o mesmo (LDO) do pino 7 está correto! ON2 habilita canal 3.3V PL13 correto! ON1 habilita canal de 5V PL12. Pinos 12 e 31 deve ser as entrip desse integrado, deve ter 1v em cada pino para que as tensão possa ir a nível alto nas bobinas! Como a PL13 tem os 3.3v o pino 31 está correto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ralf baixa13 não é normal a tensão da PL13 cair no acionamento do botão power! 

12 horas atrás, ralf baixa13 disse:

PL12 0,05 ohm

PL13 0,05 ohm

Essas aferições indica curto nessas duas linhas! Tem certeza que é isso mesmo? Tem como trocar esse integrado. Como S/IO foi danificado, creio que o PU8 também sofreu avarias e não está funcionando dentro da normalidade. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leonildo disse:

@ralf baixa13 não é normal a tensão da PL13 cair no acionamento do botão power! 

Essas aferições indica curto nessas duas linhas! Tem certeza que é isso mesmo? Tem como trocar esse integrado. Como S/IO foi danificado, creio que o PU8 também sofreu avarias e não está funcionando dentro da normalidade. 

Obs.: Errei ao informar o valor, o correto é 0,5 ohms no PL11, PL12 e PL13.

São esses os valores que aparecem pra mim na escala de 200 ohms

 

Inclusive o PL11 ao lado apresenta o mesmo valor

IMG-20210106-WA0008.jpg

IMG-20210106-WA0007.jpg

Editado: por ralf baixa13
Faltou informação
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ralf baixa13 essas aferições tem que ser em relação ao gnd. Coloca ponta preta no gnd e vermelha no pad da bobina. Só para você ter uma ideia como uma linha em curto se comporta, coloca as duas ponteiras no gnd, você vai ver que o multimetro vai mostra se caso a linha positiva esteja aterrada.

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, ralf baixa13 disse:

GND com GND = 0.6 ohms

Isso foi somente para você ter uma noção de uma linha em curto! Quando colocar ponta preta no gnd e vermelha na linha positiva e o multimetro apresentar esse valor ou bem próximo disso essa alinha vai está em curto. 

17 minutos atrás, ralf baixa13 disse:

PL12 = não apresenta valor

Apresentou 0.06 é isso? Se sim? Essa linha está em curto. Ver isso direitinho ok? 

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ralf baixa13 faz a troca do PU8 e me diz se mudou alguma coisa? Ainda pode ser problema com o S/IO, não tenha muita certeza! Quando você aciona o power é a tensão de 3.3v cai pra 0. @FLAVIOTECH está seguindo esse tópico, o que me diz nobre? A tensão de 5V da PL12 não sobe e ele diz que o integrado tem variações nas tensões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Leonildo disse:

@ralf baixa13 faz a troca do PU8 e me diz se mudou alguma coisa? Ainda pode ser problema com o S/IO, não tenha muita certeza! Quando você aciona o power é a tensão de 3.3v cai pra 0. @FLAVIOTECH está seguindo esse tópico, o que me diz nobre? A tensão de 5V da PL12 não sobe e ele diz que o integrado tem variações nas tensões.

19.80v no PU8 Terminal 6 está correto?

Talvez possa ter sido essa voltagem que queimou o SIO.

Infelizmente na minha região esses componentes não tem pra vender, terem que pedir pelo MercadoLivre, esperar chegar pra depois dar um parecer para vcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ralf baixa13 

6 horas atrás, ralf baixa13 disse:

19.80v no PU8 Terminal 6 está correto?

Sim amigo, está correto. Esse pino recebe 19v, tensão que alimenta o integrado!

6 horas atrás, ralf baixa13 disse:

Talvez possa ter sido essa voltagem que queimou o SIO.

Não mano, não tem essa possibilidade! Como mencionei em outro post, o S/IO é alimentado pela tensão de 3.3V. 

6 horas atrás, ralf baixa13 disse:

Infelizmente na minha região esses componentes não tem pra vender, terem que pedir pelo MercadoLivre, esperar chegar pra depois dar um parecer para vcs

Por que ainda tenho minhas suspeitas em relação ao I/O também. Ele tem que enviar o sinal ALW-ON pino 83 assim que acionar o botão power ou antes. Esse sinal deve chegar no mosfet Q9, PQ16 e PR112 e na sequencia no pino 14 do PU8. Você disse que a PL12 não tem tensão antes e nem depois do power! Troca o PU8 e se caso não mudar nada tens que analisar o I/O de novo blz? Pode até verificar se esse sinal vai subir nesse pino. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o pedido do PU8 e do SIO, quando chegar  farei a substituição do PU8 primeiro e vê se resolve.

 

Antes de eu ter essa placa eu possuia uma outra do mesmo modelo com o mesmo defeito(SIO queimado em curto), mas por visualmente ela estar toda lascada eu optei por comprar uma nova pelo MercadoLivre ( que é essa placa que eu mostro nas fotos).

Esse SIO que eu soldei na minha placa atual eu havia instalado na placa antiga para ver se resolvia o problema, mas acontecia algo estranho nela que eu não cheguei a fazer nessa placa nova:

 

Quando eu instalava a SIO novo nela, a placa não dava sinal de vida.

Mas quando eu botava o SIO queimado o SIO voltava a "fritar" pelas altas temperaturas de algum curto. Fiz esse procedimento umas 2 vezes pra ter certeza disso na época, como eu vi que não valia a pena nem mexi mais nela

 

Acho meio difícil ter queimado esse SIO, mas por via de dúvida já fiz pedido.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ralf baixa13 antes de trocar esses componentes, certifique que não tenha nenhuma linha positiva aterrada! Esse problema da linha de 3.3v cair assim que pressiona o power, é bem estranho. Se liga para não perder os componentes novos. Qual quer coisa tire suas dúvidas...

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Leonildo disse:

@ralf baixa13 antes de trocar esses componentes, certifique que não tenha nenhuma linha positiva aterrada! Linha da PL12, PL13 como exemplo. Esse problema da linha de 3.3v cair assim que pressiona o power, é bem estranho. Se liga para não perder os componentes novos. Qual quer coisa tire suas dúvidas...

Quando vc fala sobre verificar essas linhas, eu tenho que verificar isso na placa toda? Desculpa a minha falta de conhecimento mas teria algum matéria explicando como eu devo fazer isso corretamente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ralf baixa13 disse:

Quando vc fala sobre verificar essas linhas,

Me equivoquei sobre os exemplos pois a PL13 não está em curto! Não é toda a placa. Mencionei somente para ter cuidado para não voltar a queimar os componentes como o S/IO, pode acontecer!  

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/01/2021 às 23:59, Leonildo disse:

Me equivoquei sobre os exemplos pois a PL13 não está em curto! Não é toda a placa. Mencionei somente para ter cuidado para não voltar a queimar os componentes como o S/IO, pode acontecer!  

Tenho novidades, chegou o PU8.

Fiz a retirada do PU8 e fui fazer a leitura das voltagens de cada terminal dele na placa, quando do nada o SIO deu um estouro e queimou. Arrancou até um pequeno pedaço do centro dele.

Agora fiquei confuso sem o PU8 ele queimou o S/IO. Complicado essa situação rsrs

IMG20210108202609.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ralf baixa13 é justamente isso que eu quis dizer sobre verificar se ainda tinha curto nas linhas de 3/5V e reguladores LDO! Outra coisa, não alimentar a placa com 19V, mas sim colocar uma baixa tensão na fonte com baixa correte e vai subindo devagar monitorando o consumo na fonte! Você está testando com a fonte de bancada? Assim que pluga a fonte de bancada do jeito que mencionei, a fonte mostraria o consumo e algo iria aquecer na placa claro! 

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui fazer a minha fonte de bancada voltar a funcionar parcialmente (tive um problema na rede elétrica e ela começou a dar alguns defeitos, mas pelo menos ver aonde está o curto está funcionando)

 

PU9 em curto, estragou até o terminal 11 da placa.

 

Mesmo sem o PU9 a placa continua em curto e aquecendo a região de entrada de energia. Vou analisar o esquema elétrico e ver se descubro algo através do terminal 11.

 

Obs.: Quando coloco a fonte do notebook, a placa "mata a fonte"

 

IMG20210109144532.jpg

IMG20210109143926.jpg

IMG20210109150717.jpg

IMG20210109150712.jpg

Editado: por ralf baixa13
Informação complementar
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...