Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Carregador Universal para NoteBook

Avalie este tópico:


alejeff

Posts em destaque

GRUPO SUGERE CRIAÇÃO DE UM CARREGADOR “UNIVERSAL” PARA NOTEBOOKS

 

20/12/2013

 

A International Electrotechnical Comission (Comissão Eletrotécnica Internacional, IEC), uma organização internacional de padronização de tecnologias elétricas e eletrônicas, que dar um fim à loucura que é ter um carregador diferente para cada notebook e irá publicar a especificação técnica de um carregador universal para computadores portáteis no início do ano que vem.

 

A especificação irá cobrir “uma ampla gama de notebooks” e definir elementos como o conector usado, segurança e questões relacionadas ao meio ambiente, disse o grupo em um comunicado à imprensa.

 

O IEC merece crédito por ter ajudado a definir um padrão para o carregamento de smartphones há dois anos, mas este esforço foi em grande parte auxiliado pela popularidade dos conectores micro USB nos aparelhos.

 

Criar um padrão para notebooks pode ser mais complexo, já que os carregadores usados atualmente nos notebooks vem em todas as formas e tamanhos. O HP Chromebook 11, por exemplo, usa um carregador com um conector micro USB, como os dos smartphones, mas esta seria uma solução inadequada para máquinas mais poderosas e com baterias maiores.

 

Por sua vez o USB Implementers Forum está trabalhando em uma especificação própria, chamada USB Power Delivery, que poderá entregar até 100 Wats de uma tomada à porta USB de um notebook. Mas o IEC não menciona este projeto.

 

Os fabricantes de notebooks tem bons motivos para adotar um padrão universal para carregadores. Além de melhor para o meio ambiente e da redução do incômodo para os usuários, a iniciativa também pode reduzir os custos se as empresas não tiverem mais de incluir um carregador com cada notebook: os usuários poderiam simplesmente reaproveitar o carregador de uma máquina mais antiga.

 

Mas por outro lado, a substituição de carregadores proprietários é uma fonte de renda para muitos fabricantes. Esperamos que os grupos possam trabalhar rapidamente em uma solução conjunta, uma que não resulte em ainda mais padrões conflitantes.

 

 

 

Fonte: Pcworld

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso vai ser muito bom, mas enquanto isso não está valendo, o jeito é ter as fontes universais, como essa que comprei na Aliexpress:

 

http://www.aliexpress.com/item/Free-Shipping-100w-universal-laptop-charger-ac-dc-power-adapter-notebook-charger-9-24v-power-supply/1055146039.html

 

Serve para vários notes, e isso é muito útil quando o cliente não traz o carregador junto.

 

Att,

Fábio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já faz alguns anos que as certificadoras e associações internacionais estão com esta meta. Acredito que um padrão de conector e voltagem seja necessário,

porém sabemos as implicações quanto a dimensionamento de corrente, que acaba se tornando o maior entrave.

O Brasil mesmo em vez de utilizar um dos padrões mundiais em uso para tomadas, acabou criando uma aberração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...