Jump to content
antonio chaves de carvalho carvalho

tutorial fonte hp 177 ta esquentado mosfet

Rate this topic

Recommended Posts

Boa tarde amigos

Estou com uma fonte hp 177 rm7290

pegou raio

ja troquei o os fusiveis o mosfet ,diodos 142,139,fet q131, o ci pwm coloquei ncp 1207,os resistores 140 e 136 coloquei de 190 homs  cada

mas o mosfet esquenta tanto que se deixar ele torra.

Alguem ja resolvel esse problema?

agradeço o retorno.

Buenas,

anexe uma foto do lado de baixo da placa, na área em torno do IC131, assim fica mais fácil indicar os pontos de teste. 

Ps. R136 e 140 NÃO SÃO de 190 ohms. São se 0,1 ohm. E, se o integrado original é substituído pelo NCP1207 (não esqueça de pôr um com final A ou B senão mais cedo ou mais tarde vai dar merda: se a rede do cliente for alta a fonte não dura uma semana, ou queima já ao ser colocada na impressora). 

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Similar Content

• By LPW
      Retire os resistores R254 e R253, a tensão ficará por volta de 66v e com uma ótima imagem!

• By Tor Soluções
      Olá pessoal, estou com esta fonte para analise, ao fechar o verde como terra nada acontece, a fonte tem uma placa soldada a placa principal que  tem um led amarelo que fica aceso. alguma dica de por onde devo começar?
    • By cronnie
      Bom Dia!
      Não consigo encontrar informações sobre o componente abaixo, sei que ´um mosfet canal P. Preciso saber para trocar por um equivalente.
      O code marking é 22D32, a mb é uma us40II v.c .Não encontrei o esquema.
      Ele apresenta problemas, esta mb tem dois mosfet´s e ja fiz os testes substituindo e a mb voltou a ligar.
      este mosfet´s faz o chaveamento da tensão 3.3Va para 3.3vs.

• By NPN
      A placa queimou após um raio. Troquei os componentes do primário (que indiquei com a SETA vermelha), diodo, fotoacoplador, transistor e o CI6755, o curto sumiu e o primário ficou OK.

O problema é com o secundário que está morto. Não chega tensão nenhuma na parte do secundário do trafo chopper. As únicas tensões que chegam é pelo fotoacoplador, chegando no stand-by 1,7v a 1,9v e nos 3,3v está zerado (indiquei com o TRIÂNGULO vermelho).

Eu injetei tensão (uns 10v) com fonte assimétrica nos capacitores de 25v (indiquei com CÍRCULO amarelo), e o pino do stand-by e dos 3,3v ficaram na tensão correta, até acendeu a luz vermelha, e ao apertar o botão power ficou verde. Ou seja, o caminho até lá não possui problema.
      (os outros capacitores menores de 16v que eu não marquei na foto, tbm fez acender a luz do standy-by ao injejar tensão).

Ocorre que ao injetar tensão (uns 10v) nos capacitores de 16v (indiquei com QUADRADO amarelo), a fonte assimétrica detecta curto, fazendo esquentar os CIs (apontei com seta amarela), e o maior CI tbm que deve ser o processador da placa.
      O meu problema está no lado INFERIOR DIREITO do secundário (que não tem no esquema). Arranquei vários componentes desta região, pois não quis acreditar que fosse problema em todos os CIs, mas mesmo assim o curto não passou.

Gostaria de saber se alguém sabe oq pode estar acontecendo.
      Será que a parte do trafo chopper que fica no secundário queimou? Será que todos os CIs que esquentam estão realmente queimados ou tem algum componente mais simples que está antes dele apontando curto?

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Create New...