Jump to content

dúvida Lenovo Ideapad 320 -15IKB EZ511 EG21 NM B452 - não carrega bateria.

Rate this topic

Fabrizio Gouvea
 Share

Recommended Posts

Boa tarde amigos.

Estou com este ideapad 320 que estava totalmente morto, e matava a tensão da fonte.

Comecei a uma analise previa e aparentemente nenhum componente identificado a olho nu.

Logo na entrada da fonte haviam 2 componentes(salvo engano 2 mosfets) que aparentemente entravam em proteção, esquentavam muito.(foto em anexo.)

Removi os 2 componentes, fiz um bridge e injetei tensão na placa, apos isso explodiu um componente na placa. (Foto em anexo.)

Após remover o capacitor que explodiu a placa voltou a ligar normalmente, porem não carrega bateria, no positivo na bateria a tensão marca 0,6volts.

Algum dos amigos poderia me dar uma luz?

print 1 placa lenovo.jpg

print placa 2.jpg

Edited by FLAVIOTECH
Obs não havia anexado as imagens

@Fabrizio Gouvea 

seu tópico foi movido para a área correta.

Saiba como selecionar a área correta para criar o seu próximo tópico »

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

7 minutos atrás, Well7487 disse:

@Fabrizio Gouvea a bateria esta ok amigo? sempre temos que iniciar por ai.

no sistema ela não reconhece?ou o que diz?

informa que não esta carregando... este equipamento esta a quase 1 ano abandonado, creio que a bateria zerou, consigo carregar ela fora? teria algum esquema para tentar carregar ela?... só que medindo o conector onde a bateria é conectada... os pinos vermelhos apresentam 0,6 /0,8v os outros 3 pinos 3 volts e um deles 0,8 e 0,32 acho que este defeito dele não ligar deve ter causado algum outro problema... foi sorte este capacitor explodir... senão nem teria ligado... (sou iniciante em eletrônica...)

Entendo, até pensei em comprar outra... mas como nos dois pinos (fio vermelho) onde deveriam chegar 7ou 8V pelo que vi.. não chegam tensão alguma...com a bateria conectada ou desconectada. Não creio que seja a bateria... ate pode ter defeito pelo tempo que esta desconectada, porem sem a tensão correta no conector não creio que irá funcionar...

Edited by Fabrizio Gouvea

• 2 weeks later...

Só atualizando... coloquei uma bateria nova... o notebook liga com a bateria porém não carrega, com a bateria nova ao invez do led ficar piscando na cor laranja fica branco e a cada 7 segundos aproximadamente ele pisca, no status do windows aparece 60% disponível, conectado.

Se alguem puder auxiliar neste caso... eu agradeço....

não acho que o sintoma mudou... acho que a outra bateria ja esta morta... e como o notebook não esta carregando... só fica piscando laranja e não consegue enviar carga para ela...

Eu precisaria saber quais as tensões do conector da bateria para tentar identificar a causa.. 

25 minutos atrás, CJ disse:

@Fabrizio Gouvea meça as tensões nos pinos da bateria com ela plugada e a fonte e somente com a fonte, sem a bateria, e poste os resultados.

Segue       tensão com bateria | Tensão sem bateria

Vermelho              7,4                              0,8

Vermelho              7,4                              0,8

Azul                       3,3                              3,3  

Marrom                 3,3                              3,3  

Branco                  0,34                            3,3  

Amarelo                0,7                              0,8  

Preto                      0                                 0  

Preto0                    0                                 0  

2 horas atrás, Fabrizio Gouvea disse:

como posso verificar ?

image.png

3 horas atrás, CJ disse:

@Fabrizio Gouvea sabe informar o pwm charger dessa placa?

Pelo que consegui ver seria BQ 24780S o código embaixo não fui capaz de ver com a Lupa da lâmpada... Não tenho microscópio....