Jump to content

Rate this topic


 Share

Recommended Posts

Sua postagem esta fora dos padrões definidos pelo fórum nobre, tente regularizar, pois só desta forma receberá ajuda.

Poste imagens desta fonte aberta em boa definição, , já verificou os componentes de antecedem os transistores, e os depois dele, pois para este resultado algum deles sofreu colapso e levou o resto junto

Link to comment
Share on other sites

Olá @Betinhodaeletronica .  Essas fontes da MS não utilizam transistores e sim reguladores de tensão 7812 ligados em paralelo. Na placa os terminais VIn e VOut dos 4 reguladores são ligados em paralelo e apenas o terminal central (GND) do regulador próximo ao capacitor de 4700uF é ligado ao negativo da ponte de diodos. A ligação dos terminais GND dos outros reguladores aparentemente era feita através do dissipador de calor onde todos os reguladores deveriam estar aparafusados.

 

Edited by JoeRob
Link to comment
Share on other sites

Infelizmente não, já faz mais ou menos uns 6 anos desde a última vez que consertei uma fonte dessas para um cliente e o defeito era só a chave liga-desliga ruim. Pode ser que alguém aqui no fórum tenha uma dessas e poste as imagens.
Embora mostre apenas 3 reguladores, a imagem abaixo dá uma ideia aproximada de como seria a montagem no dissipador e a ligação dos mesmos.
image.png.c57b792d89b2181645e2e600a0b028fe.png



De qualquer forma, a utilização de CIs reguladores em paralelo não é muito recomendada, especialmente se a intenção é obter altas correntes de saída, devido a dificuldade de manter a corrente distribuída igualmente entre os CIs.
Há algum motivo específico para querer recuperar essa fonte ? 
Estou perguntando porque aqui no RJ uma fonte nova de 12V x 5A custa entre R$20,00 e R$25,00 e utilizam circuitos bem  mais confiáveis do que a ligação de 4 reguladores 7812 em paralelo.

Link to comment
Share on other sites

Olá,

 

@Betinhodaeletronica favor corrigir o prefixo, como solicitado, assim ajuda na organização de acordo com regras.

 

8hU8nS

 

13 minutos atrás, Betinhodaeletronica disse:

so colocar os 4 reguladores no lugat que funciona ne isso?

Não, tem que soldar um fio entre os pontos na edição da foto abaixo.

 

64BFC6F1-781F-431B-9ECD-A0D04B3F9DDD.jpeg

Link to comment
Share on other sites

Aliás, observei melhor a foto, não está tão nítida, e já existe a ligação do terminal gnd. 

 


Deve proceder da seguinte forma, confira continuidade entre os pontos amarelos, se tiver, desconsidere a ligação do fio! Que será só colocar os 7812 e pronto.

 

 

ED723EE0-C121-4A27-93B6-656B00CE647B.jpeg

Link to comment
Share on other sites

@Betinhodaeletronica entretanto, toda via, contudo O:-) vejo que essa fonte foi retirado os 7812 para funcionar sem estabilização. Provável que tenha danificado os 7812 por algum motivo.

 

para finalizar, você terá que mudar o local que o fio positivo de saída é soldado. Para usar com os 7812 no lugar o local correto do fio positivo é no ponto de círculo amarelo. Remova ele de onde está soldado (local em x amarelo) e coloque onde indiquei.

 

Nao esqueça de mudar fazer a correção no tópico!!!

 

 

6D469AB9-A8D4-46E0-B9E5-F7C87BB9132C.jpeg

Link to comment
Share on other sites

8 minutos atrás, Betinhodaeletronica disse:

@ohm Ligar o positivo de saída nessa perna do regulador ne?

sim, correto. Essa perna do regulador é a saída estabilizada de 12v. Como todos estão em paralelo pode ser em qualquer um ou se achar mais fácil raspe a trilha em outro local e solde o fio.

Link to comment
Share on other sites

Carregador de bateria de 12v de chumbo, automotiva?

Se sim, como carregador de bateria tem que verificar o valor da tensão se não excede  por volta de 14,4v (com carga) pois danificará a bateria. Aí tem que deixar a ligação como estava mesmo, sem os reguladores. Tem marca de muito aquecimento dos diodos na placa?

 

Com os 7812 não irá carregar bateria alguma!

Link to comment
Share on other sites

Para carregar baterias, além do que o colega @ohm falou, eu sugiro colocar em série com a saída da fonte um resistor de 10 ohms por 15W para evitar a queima dos diodos se uma bateria em curto for ligada ao carregador. No lugar do resistor pode ser usada uma lâmpada de 12 V e 20W popularmente conhecida nas lojas de autopeças como "lâmpada para luz de freio" ou "lâmpada para luz de ré". 

Edited by JoeRob
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...