Jump to content
Oficina DoNotebook

resolvido Acer Aspire E1-431, placa DAZQSAMB6F1, não liga

Rate this topic

Recommended Posts

Posted (edited)

A placa mãe não acende nenhum led ao conectar o carregador. Possui as tensões primárias de 19v, 3.3v e 5v que estão sempre presentes.

A tensão do botão do power zera quando pressiono. 

Notei que o fet PQ54 aquece bastante e o chipset aquece levemente.

Ao medir as tensões, o pino 3 possui sempre 3.3v, enquanto o pino 1 a maioria das vezes possui 1.5v, fazendo com que o fet aqueça. O pino 2 varia, algumas vezes tem 2.8v, 3.8v, 4.7v ou 5v. Conforme imagem anexa

Substituí o fet e o defeito persistiu. Então removi ele e fiz um jumper entre os pinos 3 e 1.

Com o jumper a placa mãe chega a ligar. Algumas vezes gerou as tensões das bobinas de 1.5v (PL16),  1.05v (PL8 ) e as bobinas do processador PL11, PL12. A PL13 não apareceu tensão. 

Mas em regra, com o jumper a placa liga e desliga. Notei que as tensões da memoria sobem e logo caem.

No mais é isso.

Screenshot_1.png

Edited by Oficina DoNotebook

(WARNING !!!) This topic has more replies. Sign in or sign up to view them.

• Similar Content

• By 14bis
      Olá

Ao acionar o botão power, a placa fonte dá 3 toques no relê, liga o led power vermelho e depois fica piscando e se apaga. Neste tempo, ela não dá a imagem

Peguei algumas placas de um parceiro e que não tinha certeza que estavam funcionando. A T Con, que é a menor de todas da imagem, esquentava muito e tirava a tensão de 200v que ia para a placa da esquerda (não sei o nome, considerar a placa fonte como do meio). Troquei pela T Con desse meu parceiro e parou de matar a referida tensão. Antes de fazer essa troca, também troquei a placa fonte que estava sem essas tensões, mesmo ela isolada

E ainda assim, não arrumei a TV. É possível que a tela esteja em curto? Sinceramente, uma TV dessas com duas placas com defeito e ainda assim não ter sido resolvido... é o fim da picada

• By Madeilene Lemos
      Olá, queria saber o que fazer quando a placa y sus da tv plasma lg 42pq30r está esquentando fora do normal. Ela estava com defeito no mosfet, troquei o mesmo e a imagem voltou perfeitamente porém onde esse mosfet fica esquenta muito e acho que o outro queimou por conta disso e não quero arriscar usar a TV para da o mesmo problema. Por favor queria saber oq faço
    • By felipecrestanibjj
      Boa noite, estou com esse note, sem vídeo no interno/externo. constatei um curto na linha de memória. Porem não encontro o mesmo. Injetando 1v o consumo vai limitado a 1ah e nada esquenta! 
      Removi o PU501, medindo nos pad os pinos 5 e 19 apresenta curto em relação ao terra. Como tenho dificuldade em ler o esquema, não sei de onde vem essa tensão, ou se ela é gerada nesse ci.

Quem puder dar uma força agradeço. 

link do esquema: 

• By SantechInfor
      ola pessoal, peguei esse notebook Samsung Scala2-14Dl-VE rev 1.0 ba41-01891a não liga, ao conectar a fonte o led verde acende, porem não liga ao pressionar o botão power, analisando a placa do botão power não chegava a tensão de 3,3v, um caso de trilha rompida, fiz um jumper e resolvido o defeito, note funcionando 100%, abaixo imagens do procedimento...

placa do botão power lado 1...

placa do botão power lado 2...

o traço vermelho indicando o pino e o percusso do jumper...

espero que ajude...

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Create New...