Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Gravadora CH341 nao reconhece bios

Avalie este tópico:


Duarte Rosa

Posts em destaque

Olá.

Recentemente comprei a gravadora eprom Ch341 black edition,com a pinça incluida. Sou noob nestas andanças de gravar bios( a gravadora será para bios de laptops),já vi montes de videos e tuturiais e decidi avançar para a compra. Até agora so testei em board de sucata e sem dessoldar a bios,portanto,só com a pinça. No entanto,até agora nao consegui que a gravadora reconhecesse nem uma bios e já testei em umas 5 boards diferentes. NUma das board,em que o problema é a grafica com solda fria,e sei que a board liga, ao ligar a pinça, há uns leds de power na board que piscam com um intervalo continuo,como se tivesse a haver leitura,mas no programa,nao é reconhecido nenhuma bios. Já testei varias versoes do programa,desde a 1.4 à 1.34 se nao estou em erro e tambem o AsProgrammer e o NeoProgramer,com pouco resultado. Tou na duvida se será a pinça que nao agarra bem o chip, se terei a fazer algo errado(já verifiquei tudo,voltagens,etc, pinagem ,em outro Pc,ta tudo certo).

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigão, a minha chegou a um mês atrás e também estava nessa mesma situação. Tem um jumper nos pinos 1 e 2 da gravadora, confere ali, sem ele nada feito. Outra coisa, aqui não consegui programar nenhuma eeprom soldada na placa, todas tive que retirar, a gravadora não fornece corrente suficiente para alimentar todo o circuito da placa. Aqui eu uso o SkyGz Series Soft CH341A Programmer 1.34 e funciona de boa.

 

Sorte ai, abraços!

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, achei um site que tem diversas versões do programador e dos drivers. Segue o link:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

A minha gravadora só instalou os drivers com os arquivos que vieram na versão alternativa desse site.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Carlos Alberto Klafke Filho disse:

Amigo, achei um site que tem diversas versões do programador e dos drivers. Segue o link:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

A minha gravadora só instalou os drivers com os arquivos que vieram na versão alternativa desse site.

Vou testar ,obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

@Duarte Rosa , com a pinça vc não terá sucesso mesmo, a melhor maneira é remover o chip da placa, como mencionou o colega @Augusto B. na post #2.     É uma boa gravadora, consegue ler a maioria dos chips, mas pode ter dificuldade em alguns.    Tenho uma aqui de backup, mas utilizo uma RT809F.     Se deseja uma gravadora boa, sugiro uma Minipro TL866, RT809F ou RT809H.    Custam bem mais, mas vale a pena.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou novato nesse ramo igual vc e tenho a mesma gravadora. Dificilmente essa garra fica no lugar certo para reconhecer o chip. Se não quiser de-soldar vai ter que segurar certinha com uma mão o que cansa muito. Na minha opinião essa garra só vai ajudar a não ter que soldar o chip na leitora, para ter que de-soldar novamente para a placa. Veja se nas placas que você esta testando não tem o conector SPI Debuguer e compre ou faça um cabo desse é mais útil que a garra jacaré.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tbm nao sou de utilizar estas garras jacaré em ci de bios não...elas nao me passam confiança...vá treinando a remoção dos cis de bios que são soldados na placa, com o tempo vc pega o jeito, e rapidamente vc faz o serviço... obs: para o uso da gravadora, é importante que vc se atente para a posição da pinagem do ci, da garra jacaré, e do adaptador soic na gravadora, senão a mesma nao reconhece.

abçs!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A parte de soldar/dessoldar nao é problema para mim,tenho o equipamento e o conhecimento. Alem disso, as boards que irei testar sao de sucata,apesar de haver uma que penso ser esse o problema, a bios corrompida e vou tentar repara-la,mas se nao conseguir, é sucata.

O usar a garra era por uma questao de parecer mais pratico e rapido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho útil, para não ter que soldar um chip na gravadora as vezes só para fazer o backup já que não voltaria o chip para nenhuma placa, mas para ler direto em placa mãe não é muito útil mesmo não. Eu estou tentando modificar uma placa mão, e tentando vários arquivos de bios diferentes, não tenho problema em soldar e resoldar, mas o trabalho que dar até achar um arquivo que der certo...

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/01/2021 às 11:07, Fábio Guida de Souza disse:

Eu acho útil, para não ter que soldar um chip na gravadora as vezes só para fazer o backup já que não voltaria o chip para nenhuma placa, mas para ler direto em placa mãe não é muito útil mesmo não. Eu estou tentando modificar uma placa mão, e tentando vários arquivos de bios diferentes, não tenho problema em soldar e resoldar, mas o trabalho que dar até achar um arquivo que der certo...

Nesse caso o melhor é vc soldar todos os fios nos terminais do CI direto na placa, e usar a placa de circuito que vem junto com a gravadora, soldando esses fios nela. Assim vc grava quantas vezes precisar sem desoldar a bios. A garra falha muito tanto ao ler quanto ao gravar com a bios direto na placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Tallescg disse:

Nesse caso o melhor é vc soldar todos os fios nos terminais do CI direto na placa, e usar a placa de circuito que vem junto com a gravadora, soldando esses fios nela. Assim vc grava quantas vezes precisar sem desoldar a bios. A garra falha muito tanto ao ler quanto ao gravar com a bios direto na placa.

 

Deixe-me ver se percebi,está a sugerir(ou usa esta pratica) para soldar fios em cada pino do CI da Bios? Isso nao será MUITO mais trabalhoso e complicado que simplesmente dessoldar o CI e colocar na gravadora,num adaptador? A mim parece -me.

O meu Kit veio,alem da garra,com um adaptador SOP8 200mil e mais umas placas que podem ser usadas para soldar la os CIs e depois colocar na gravadora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Duarte Rosa disse:

 

Deixe-me ver se percebi,está a sugerir(ou usa esta pratica) para soldar fios em cada pino do CI da Bios? Isso nao será MUITO mais trabalhoso e complicado que simplesmente dessoldar o CI e colocar na gravadora,num adaptador? A mim parece -me.

O meu Kit veio,alem da garra,com um adaptador SOP8 200mil e mais umas placas que podem ser usadas para soldar la os CIs e depois colocar na gravadora.

Isso mesmo! Atente para o fato que ele mencionou que estava testando vários arquivos de bios diferentes na mesma placa, não sei se estava editando/modificando para overclock ou reparando sem ter certeza do arquivo correto. Como ele mesmo disse que não queria resoldar várias vezes o mesmo CI na placa( até para não danificar as trilhas), sugeri a solda dos fios nos terminais. Para quem está apenas fazendo um reparo, e já possui o arquivo de bios correto, não tem porque fazer isso. Acho que fui claro agora. 

Editado: por Tallescg
Correção ortográfica
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola,ponto da situaçao.

Desoldei a bios que queria testar. Por azar o meu, o adaptador S0P8 que veio nao é de 200 ml e sim de 150 ml, e o chip da bios é de 200 ml.Fui tentar coloca-lo na garra,mas o resultado foi entortar os pinos do chip. Soldei-o num adaptador fornecido e pluguei tudo no pc. O unico programa que lê a bios (uma MX25L8005) é o AsProgrammer,os outros nem a reconhecem. Entretanto, fiz erase memory,e no momento que estou a escrever este post ,já há mais de uma hora e nao passa disso.Ainda aparece a vermelho esta mensagem: Verification error on address: 00000000 .

Outra coisa,no gestor de dispositivos aparece a gravadora com o nome: USB- EPP/12C...CH341 e aparentemente ta tudo ok,mas nos varios programas que baixei, há um que tem dois tipos de drivers,paralel driver e serial driver. Qual dos dois instalo,ou instalo os dois? Pode até ser o caso que os drivers instalados nao serem os certos.

Editado: por Duarte Rosa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi. minha contribuição nessas ferramentas de gravação. Quando decidi comprar um para netbooks escolares, ele veio com um pinca que não grudou no chip. então decidi usar o método de dessoldar o chip e soldá-lo na placa. mas dura apenas alguns usos. Eu já estava complicando a regravação. Li em um canal de ajuda que cobre o pino 8 para que ele não alimente o chip, problema resolvido mas não é assim, existem versões que requerem um adaptador para as tensões. Um dia resolvi comprar o regravador ch341, mas a black edition veio com a pinça ideal. não remova mais o chip. Por isso, às vezes não é uma questão de ir longe demais, mas de ter a sorte de ter comprado a ferramenta com os acessórios corretos.

isso é uma questão de sorte.

Cobrir o pino 8 do soquete para que o reescritor não entre em contato com ele é uma solução quando o software dá que a bios não está completamente em branco.

outras vezes, você tem que alterar a versão do software com alguns modelos como MX. Tenho a v29, a v18 que alguns reconhecem diretamente no chip que outra versão não conhece. v 31 ainda não testado. os que tenho até agora me servem.

é minha experiência em ch341.

Saudações desde mar del plata - argentina

Feliz Año ;)

Editado: por carloslicata
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...