Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Century PR 2012 Slim, modulador SAMSUNG RPMVP13450AL 100925 CBCD, ligação dos pinos

Avalie este tópico:


Valdemir Paulino

Posts em destaque

Gostaria de fazer um pequeno transmissor de áudio e vídeo canal 3 e para isso pretendo usar uma modulador de rf de receptor de parabólica que ganhei de um amigo acredito que esse modulador pertence ao receptor Century PR 2012 Slim, estou com duvida como fazer a ligação nos pinos, este modulador é diferente de outros que vir em tutoriais no you tube, são cinco pinos cada um tem uma descrição está da seguinte forma mb+ vid aud cb+ ch, alguns fica fácil descobrir tipo vid= vídeo aud =  áudio ch canal porém mb+ fica a dúvida e cb+, se tiver como alguém me ajudar fico muito grato pois estou com duvida onde ligar o positivo e negativo em 5 volts a cascata deve ser o negativo e os que estão escrito o sinal + tipo mb+ e cb+ deve ser os positivos mas como fazer essa ligação percebe-se que o negativo de rf é a cascata e isso aumenta a duvida, devo ligar os mb+ e cb+ juntos como positivo e a cascata o negativo mesmo sendo também o negativo da rf? se poderem me ajudar agradeço bastante

20201130_102615.jpg

20210112_124803.jpg

20210112_125035.jpg

Editado: por Valdemir Paulino
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Valdemir Paulino . Esse modulador usa um CI modulador LA77000. Segundo o datasheet o pino 13 recebe alimentação de 5V, o pino 6 controla a saida de RF e o pino 8 em qual canal o modulador vai funcionar (3 ou 4). Meça continuidade ente o pino 13 do CI e o terminal MB+ como mostrado na imagem abaixo.

 

image.thumb.png.ded4f5777f23c90d6d6b40c8d7f0c3b5.png

 

Se o valor lido for 0 ohms o MB+ é o pino de alimentação do circuito. Neste caso o pino CB+ se for ligado ao +5V ativa a saída de RF do modulador. O circuito abaixo é um exemplo de aplicação do CI mostrado no datasheet.
image.png.52e388c9991562a823ca1e6d35383946.png

 Espero ter ajudado.






 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, meu multímetro deu problema e não teve como saber se deu 0 ohms, fiz a ligação sem fazer o teste mesmo, ligando apenas o cb+ em 5 volts o CI não esquentou, então improvisei uma ligação em 5 volts tanto no mb+ e cb+ e o CI esquentou rapidamente porém não apareceu sinal de video nem de audio embora eu desliguei muito rápido com receio de queimar as saídas de vídeo e áudio do DVD que estava usando para o teste

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JoeRob Boa tarde, meu multímetro deu problema e não teve como saber se deu 0 ohms, fiz a ligação sem fazer o teste mesmo, ligando apenas o cb+ em 5 volts o CI não esquentou, então improvisei uma ligação em 5 volts tanto no mb+ e cb+ e o CI esquentou rapidamente porém não apareceu sinal de video nem de audio embora eu desliguei muito rápido com receio de queimar as saídas de vídeo e áudio do DVD que estava usando para o teste

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite @Valdemir Paulino . Sem o multímetro vai ser complicado pois o ideal seria medir a corrente de alimentação do modulador ou a resistência entre o terminal MB+ e a carcaça para verificar se não há algum curto. Caso você tenha uma fonte ajustável, ligue a fonte ao terminal MB+, deixe todos os outros terminais sem qualquer ligação e vá subindo a tensão gradualmente até chegar aos 5V observando a temperatura do CI, se aquecer muito, provavelmente ele ou algum componente ligado ao mesmo está defeituoso.
Sobre não aparecer imagem é preciso saber qual dos dois conectores F é o de saída de sinal do modulador e se a TV e o modulador estão no mesmo canal (terminal CH sem ligação= Canal 3 VHF, terminal CH aterrado=Canal 4 VHF).
Faça o teste e poste o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JoeRob Boa tarde, so esclarecendo quando falo que não deu sinal de vídeo nem de áudio é importante lembrar que meu propósito é criar um peno transmissor não estou ligando a saída de rf por cabo e sim uma antena próxima a tv que também esta ligada a uma antena e sintonizada no canal 3, assistir isso no you tube pessoas fazendo transmissores domésticos com moduladores de receptor porém os apresentados tem 6 pinos e a inscrição nos pinos são diferentes desse que apresentei aqui, pode ser que esse esteja com problemas pois as vezes esquenta e as não esquenta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Valdemir Paulino disse:

Boa tarde, so esclarecendo quando falo que não deu sinal de vídeo nem de áudio é importante lembrar que meu propósito é criar um peno transmissor não estou ligando a saída de rf por cabo e sim uma antena próxima a tv que também esta ligada a uma antena e sintonizada no canal 3

Sim, eu entendi, apenas citei o fato de que se não for usado o conector de saída correto, não haverá sinal a ser enviado para  a TV, e no caso desse modulador a saída de RF é feita pelo conector que está a direita na segunda foto que você enviou. De qualquer forma acho que usar um cabo para ligar o modulador na TV facilitaria os testes iniciais, pois evitaria problemas com interferências ou sinais fracos causadas pelo posicionamento das antenas. Quando tiver certeza do funcionamento do modulador seriam feitos mais testes usando as antenas.

Achei no Youtube um vídeo de um receptor da Century em que aparece um modulador de 5 pinos como o seu, onde é mostrado a função de cada pino. Segundo esse vídeo o pino MB+ é a alimentação de 5V. Outra coisa importante que ele fala é que durante os testes ele queimou o modulador ao aplicar por descuido uma tensão de 6V ao invés dos 5V (apenas 1V a mais).
 

 




Acho que a função dos pinos é a seguinte:
MB+ : Alimentação Geral ou seja se esse pino não estiver ligado aos 5V o modulador não funciona;
CB+ : Controle da saída de RF, ou seja este é um pino de controle, aplicar 5V apenas a ele não alimenta o CI, e por isso ele não esquentou.

Quanto ao uso do modulador como transmissor não espere resultados muito bons, pois a potencia de saída desses moduladores é muito baixa, da ordem de 20mW ou menos. No próprio canal onde encontrei o vídeo acima tem outros que falam sobre amplificadores de RF para serem usados exatamente com esse tipo de modulador.

Dê um retorno dos testes.

Editado: por JoeRob
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...