Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Positivo POS-AG31AP - PC liga e desliga após configurar data e hora

Avalie este tópico:


kadin

Posts em destaque

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Desejo a todos um ano abençoado repleto de paz e saúde. Antes de mais nada, peço desculpas ao fórum caso haja um post parecido, pois, tentei resolver e não obtive sucesso.

 

Estou com uma placa mãe POS-AG31AP, onde o setup da bios não estava armazenando a data e a hora. Realizei a troca da bateria, configurei o setup e para minha surpresa, surge outro problema. No momento em que desligo o pc e ligo novamente, o computador liga e segundos depois desliga e logo em seguida, quando aciono o botão power, o pc inicia normalmente. Notei também que em alguns momentos, dias depois sem ligar, pede para configurar o setup novamente.

 

Foi então que comecei a realizar testes com o multímetro no conector da bateria, no diodo duplo que armazena as configurações de data e hora quando o pc está desligado,  no chip da BIOS e no Clear Reset. Vejam os resultados:

 

Conector da bateria: 3,1 v

Diodo Duplo: 3,0 v na entrada e 2,8 v na saída

Chip da Bios: 0,00 v no pino 8

Clear Reset: 2,8 v

 

OBS: Acredito que o mais preocupante seja o chip da BIOS, pois, não passa tensão em nenhum dos pinos.

 

Por gentileza pessoal, gostaria da ajuda para solucionar o meu caso, pois, já não sei mais o que fazer. Obrigado e Deus abençoe a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá YTEC, desculpe a demora. Todas as medições foram feitas com a placa mãe desligada na escala corrente contínua de 20V.  Conforme solicitado, seguem os resultados do teste na escala de diodo:

 

Conector da bateria: 1

Diodo Duplo:  1 na entrada e 1 na saída

Chip da Bios:  202 no pino 8

Clear Reset:  1

 

Em relação ao resistor smd, tenho dúvidas quanto a sua identificação. Conforme imagem abaixo,  peço a gentileza que me explique a sua localização. Obrigado!

WhatsApp Image 2021-01-19 at 16.30.35.jpeg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/01/2021 às 15:39, kadin disse:

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Desejo a todos um ano abençoado repleto de paz e saúde. Antes de mais nada, peço desculpas ao fórum caso haja um post parecido, pois, tentei resolver e não obtive sucesso.

 

Estou com uma placa mãe POS-AG31AP, onde o setup da bios não estava armazenando a data e a hora. Realizei a troca da bateria, configurei o setup e para minha surpresa, surge outro problema. No momento em que desligo o pc e ligo novamente, o computador liga e segundos depois desliga e logo em seguida, quando aciono o botão power, o pc inicia normalmente. Notei também que em alguns momentos, dias depois sem ligar, pede para configurar o setup novamente.

 

Foi então que comecei a realizar testes com o multímetro no conector da bateria, no diodo duplo que armazena as configurações de data e hora quando o pc está desligado,  no chip da BIOS e no Clear Reset. Vejam os resultados:

 

Conector da bateria: 3,1 v

Diodo Duplo: 3,0 v na entrada e 2,8 v na saída

Chip da Bios: 0,00 v no pino 8, está  correto, tensões presentes entre os pinos 1 e 4 de 3v, pino 8 é gnd

Clear Reset: 2,8 v

 

OBS: Acredito que o mais preocupante seja o chip da BIOS, pois, não passa tensão em nenhum dos pinos. ( atualize a bios e veja se resolve), caso contrarioo diodo na linha positiva da bateria deverá ser substituido

 

Por gentileza pessoal, gostaria da ajuda para solucionar o meu caso, pois, já não sei mais o que fazer. Obrigado e Deus abençoe a todos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oh Egijr, também pensei na hipótese de atualizar a bios, mas, infelizmente o fabricante não disponibiliza nenhum download para esta placa mãe. Quanto a bateria, está passando tensão normalmente, 3,1 v. Mesmo assim tem que trocar esse diodo? Por gentileza, qual seria esse diodo na linha positiva?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...