Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Acer e1 - LA-7912P - não liga - totalmente morta

Avalie este tópico:


displaymatao

Posts em destaque

@displaymatao a certeza de curto na linha de B+ você só vai ter se levantar a PR41. Depois de fazer isso, a tensão aparecer no dreno do PQ10, a linha de B+ tem curto, caso contrario, o PQ10 ou PC30 está em curto. Como você não relatou se tem consumo na fonte, eu vou perguntar justamente isso, tem consumo na fonte? Você tem que verificar também se tem VIN chegando no pino 20 do PU4, tensão do pino 4, 6, 16? 

Editado: por Leonildo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Átomos disse:

remove pq10 e veja se surge tensão no gate

Correto! Minha sugestão é somente pela fato do resistor ser melhor de ser removido! ;D@displaymatao faz os procedimentos e diz no que deu blz? 

Editado: por Leonildo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom dia, retirei o pr41 e a tensao nao apareceu do no pq10, ai removi o pq10 e tb nao apareceu a tensao nos pinos 1 2 e 3 do pq9.  Tem tensao de 19v nos pinos 5 6 7 e 8 e tb nao tem tensao no pino 4. Não consegui localizar o pc30 na placa, parece nao ter siregrafica indicando ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, displaymatao disse:

Não consegui localizar o pc30

Já que removeu o PQ10 e não subiu a tensão no source do PQ9, não precisar procurar esse capacitor mais não. Foi somente uma importasse que foi levantada que possivelmente seria esse capacitor em curto, mas já deu pra ver que não é ele. Meça a resistência da linha de B+ na escala de 200 ohm e post? Para desencargo troca esses dois mosfet da entrada. Depois disso, com a PR41 no luga, PQ9 e PQ10 também, injeta 1V no source do PQ9 e veja se você consegue chegar em 19V com a fonte assimétrica? 

 

A tensão no pino 20 do PU4 tem que aparece com os mosfet no lugar e PR41 também, faz a troca desses dois mosfet ok! Para que o PQ9 sature ele precisa de 24V no gate. Essa tensão vai sair do pino 4 do PU4! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma curiosidade. Injetei 3v no pad do pr41 do lado dos fats em questao e nao acusou corrente alguma, ai injetei do lado do pl3, ai acusou curto na fonte de bancada, procurei por quem estava esquentando e vi que o ci de rede (u32) esta aquecendo bastante. Sera que todo esse problema pode estar no curto do ci de rede? (lembrando que estao fora o pq9 pq10 e pr41)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@displaymatao abri os jumpers PJ1 e PJ2 e meça a resistência das bobinas de 3/5V. Meça a resistência do pino 13 do PU5 também. O U32 CI de rede não recebe tensão de 19v, mas somente a tensão de 3.3v! 

2 horas atrás, displaymatao disse:

Injetando 3v no pino 1 do pq9 o pq10 esquenta muito.

Deixa o resistor PR41 fora por enquanto, levanta a PR52 também e meça a resistência dos dois pad desse resistor! Depois que abrir os jumper injeta tensão novamente no pad da PR41 e veja o que pode mudar? O pino 6 do PU4 tem quer ter 2.6v. 

 

Veja se mais alguma coisa vai aquecer na placa como capacitor?

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, displaymatao disse:

vc pediu para tirar o pr52 e o pr41 e injetar tensao nos pads do pr41

@displaymatao vou explicar melhor ! Injeta tensão no pad da PR41 novamente sentido B+ com esses jumpers abertos só pra ver se ainda vai continuar o consumo na fonte. Com a PR52 levantada também, você isola a linha da bateria, pode até aferir a resistência dessa linha. Tem algo matando a tensão dos 19V claro! Se não for o próprio integrado PU4 com problema amigo? Tem que encontrar a linha em curto que me parece ser a linha de B+ só que eu não posso afirmar isso sem você analisar melhor essas linhas. 

57 minutos atrás, displaymatao disse:

o pino6 do pu4? é isso?

Eu mencionei isso por quer você mostrou que esse pino deu somente 1.38V! Nesse pino tem que ter 2.6V mas isso só vai existir quando estiver VIN. Veja que VIN só existe quando tem tensão no pino 8 do PQ9.

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, displaymatao disse:

Medindo a resistencia no pr41 na escala de 200 esta medindo 177 ohm.

Suas aferições me deixa um pouco confuso! Veja que a linha de B+ não acusou curto segundo as suas aferições. 

2 horas atrás, displaymatao disse:

Injetando 3v no pino 1 do pq9 o pq10 esquenta muito.

Você injetou tensão com os mosfet no lugar e o mosfet aqueceu! Tem algo de errado com os mosfet é isso? Então tem curto na linha de B+ ainda! Você disse que injetou tensão é o ci de rede aqueceu, mas o ci de rede não recebe B+, mas sim 3.3v! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

por favor exclarece uma duvida minha. Tirando o pr41 do circuito e injetando tensao nos pads, do lado dos mosfets nao acusa curto, do lado da bobina pl3 acusa (corrente vai a 5a). Entao eu concluo que do lado dos mosfets nao tem curto. Porem se alimento os 19v no conector jack, tb nao chega tensao nenhuma nesse ponto, continua parando no source do pq9. Sendo assim eu tenho 02 problemas diferentes nesse circuito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, displaymatao disse:

troquei o pq9 e pq10, voltei o pr41 e removi o ci de rede da placa - continua tudo igual, nao tem tensao no source do pq9. Medindo a resistencia no pr41 na escala de 200 esta medindo 177 ohm.

pecou nisso, era pra plugar a fonte apenas e verificar tensão de gate dos mosfets mesmo sem eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, displaymatao disse:

do lado da bobina pl3 acusa (corrente vai a 5a).

Curto desse lado B+, você deve isolar as linhas abrindo os jumpers onde essa tensão chega no caso das linhas dos mosfet de alta de todos os circuitos. Primeiro abri o jumper depois injeta tensão em B+ (pad PR41) e monitora o consumo na fonte. A linha que você abrir o consumo sessar, essa amigo, é alinha em curto. Mas é bom sempre verificar se tem algo aquecendo, pois tem capacitores dos dois lado! 

30 minutos atrás, displaymatao disse:

Porem se alimento os 19v no conector jack, tb nao chega tensao nenhuma nesse ponto, continua parando no source do pq9

Para que o integrado PU4 possa chavear os mosfet da entrada, ele tem que receber alimentação no pino 20 (VCC), reconhecer o carregador pino 6 (ACDET), e com isso liberar 24V -ou+ no gate dos mosfet da entrada! A linha de B+ com 19V, o PU5 devidamente alimentado e habilitado pela tensão de B+, o mesmo vai liberar a tensão de LDO (vreg3) para que o PU4 envie o sinal de ACIN pino 5 (ACOK)! 

O PU4 tem os seguintes pinos ACN+ACP que faz o monitoramento da linha B+, nessa linha tem o resistor (shunt) de baixo valor ohm que é o PR41, ele também faz parte do monitoramento da linha de B+! Essa linha é alimentada tanto pela bateria como pelo carregador. Em caso de alto consumo nessa linha o PU4 corta alimentação dos gates dos mosfet da entrada. O mesmo acontece com o resistor PR52 e os pinos SRP+SRN que também monitora a linha que carrega a bateria. Se tiver algo em curto nessa linha o PU4 também corta a tensão do pino 4. Mas também pode ser o próprio integrado com problema! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como perguntei anteriormente, nao estou entendendo porque nao tenho tensao no source do pq9. Depois que tirei o pr41 para isolar o circuito, se eu injetar tensao no pino 1 do pq9 essa tensao aparece para mim no dreno do pq10, entao entendo que os mosfetes estao ok. Acho que o pq9 nao esta saturando por nao tem tensao no gate. Isso pode ser um problema com o pu4?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, displaymatao disse:

se eu injetar tensao no pino 1 do pq9 essa tensao aparece para mim no dreno do pq10

Injetando tensão no source do PQ9 amigo, vai aparece tensão no dreno do PQ10 por quer o diodo interno do PQ10 está diretamente polarizado. Veja no esquema que ele já está no sentido direto da tensão. Já o PQ9 precisa de saturação no gate pois está polarizado no sentido contrario da tensão. A tensão do gate tem que ser maior que o dreno para saturar! 24V no gate do PQ10 vai só a segurar que ele deixe os 19V passar. 

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações nobres.

50 minutos atrás, displaymatao disse:

nao estou entendendo porque nao tenho tensao no source do pq9.

se eu injetar tensao no pino 1 do pq9 essa tensao aparece para mim no dreno do pq10

Só haverá tensao no source do PQ9 se também houver 24v no gate, senão a corrente não passa. Para que vc possa compreender melhor:

573034476_7912pdica.png.8bbdebf4e1f31ab2db0ce781a5842cc0.png

 

2 horas atrás, displaymatao disse:

injetando tensao nos pads do lado da bobina pl3 acusa (corrente vai a 5a). 

Existe um curto na linha de B+. Eu recomendo injetar uns 5V e começar com 1A. Procure com o dedo qual componenente que está aquecendo, deve ser um capacitor pois é muito comum esse defeito nessa placa. Se com 1A vc não encontrar então suba para 2A que logo vais achar a área que tem mais calor na placa e também o componente aquecendo. Boa sorte ai

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Injetei 3v no pad do pr41 que acusa curto, e esquentou muito o pq24, ja verifiquei os 02 capacitores que tem do lado dele pc68 e pc69 e eles estao bons. Removi o pl8 e o curto desapareceu do pr41, entao ele esta ai pra frente.

Editado: por displaymatao
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...