Jump to content
Leonildo

em análise Toshiba Mini hi-fi system MS7945mu áudio baixo e chiando!

Rate this topic

Recommended Posts

Chegou esse mini system com problema nas saídas de áudio! O cliente disse que o som sai muito baixo e chiando mesmo aumentando o volume. Fui colocar os fios da caixa de som para conferir e entender o que ele relatava e, ao tentar encaixar o fio vermelho primeiro, saiu faísca do orifício de encaixe dos fios! Então coloquei o multimetro para fazer as aferições e encontrei tensão DC 49.5v na saída de áudio! 

Baixei o esquema e cheguei no IC804 e IC803 (STA517B) que são os integrados responsáveis pela saída de áudio ou amplificação do som desse equipamento. Alguém que tenha o conhecimento desses componentes pode me dizer o que está havendo de errado para sair essa tensão nessas linhas? Agradeço! 

Edited by Leonildo

Olá,

@Leonildo estão todos canais com 49v?

Bem provável que o motivo de existir tensão dc nos bornes para os auto falantes é o mosfet interno no circuito integrado que está em curto ou fuga entre dreno e source. Ai só trocando o circuito integrado.

É um amplificador classe "D" onde os mosfets "chaveiam" de acordo com o pwm. Se o mosfet de alta entrar em curto o vcc apresentará na saída .

Com o aparelho desligado verifique a resistência dos pinos 15, 12, 7 e 4 em relação ao vcc do ic 803 e 804.

As caixas acústicas são originais ?

image.thumb.png.02317189838153d113259092946ccc2e.png

Edited by ohm
  • Like 1
  • Confused 1

Nobre @ohm mais uma vez agradeço sua generosa ajuda! Novamente você já foi certeiro no problema. 

21 horas atrás, ohm disse:

estão todos canais com 49v?

Fiz as aferições novamente e, a tensão encontrada é somente 22v nos dois bornes da saída para os alto falantes!

É um amplificador classe "D" onde os mosfets "chaveiam" de acordo com o pwm.

Obrigado pela explicação! Assim fico sabendo o que realmente são esses integrados. 

pinos 15, 12, 7 e 4

ic803/ic804 aferições dos dois!

Pinos 4,7,12 e 15 = 01.0 ohm em relação ao vcc.

Eu já tinha feito uma analise na folha de dados desses integrados, e vir que poderia ser esses mosfet por que não vir outra possibilidade dessa tensão dc chegar nessa saída. Mas como o meu entendimento é pouco, fiquei com dúvidas se poderia ser outro defeito! Um amigo já tinha me falado que isso poderia ser resistor alterado. Mas depois de baixar o esquema e analisar a falha de dados dos equipamentos vir que poderia se esses ic's os problemas.  

As caixas acústicas são originais ?

Sim! Todas as duas.

Edited by Leonildo

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Similar Content

• By amcalarmes
      Olá estou com problema nessa fonte, assim que liga entra em curto e queima o fusível, com a lampada piloto ela liga e ascende a lâmpada funciona, mas logo começa aquecer os fet de entrada. se alguém tem o esquema dessa fonte ajudaria muito. preciso dos valores de tensão dos conectores CN3 e CN4 para localizar esse defeito, desde já agradeço a todos que puderem ajudar.
    • By Ailson sousa
      Boa tarde membros do fórum,,estou precisando de ajuda dos colegas,estou com essa tv mecionada acima que está ligando normal mas , não acende a tela.Esta com as tensões todas normais,sinais da placa de controle sendo enviados normais,exceto o EN...Estou deconfiando da placa de sinal se alguem tiver uma dica eu agradeço muito....
    • By diegosgarcia
      Pessoal esse AIO primeiro deu pau na tela, só tinha vídeo no hdmi, precisei regravar eprom de vídeo e ok, liberei. Após alguns dias começou a desligar aleatoriamente, percebi que quando isso acontecia o regulador pwm GStek GS92A3 de 5V oscilava, achei que fosse solda fria fiz um reflow e depois disso o ci parou de vez, não aquece, não gera qualquer tensão, pedi outro e troquei e o novo frita, entra em curto e não gera nada. Removi verifiquei se não tinha pad em curto mas tive todo cuidado com essa solda inclusive soldei por baixo da placa pois é fina. Resolvi abrir o jumper liguei a fonte injetei os 5v pela assimétrica e a maquina funciona normalmente. Essa placa não tem esquema e não tenho a mínima ideia de onde está vindo esse curto, ou se é possível esse ci ter vindo com problema ? Então estou pensando em por algum regulador dc/dc de 5v como o LM2596. O que acham ?
    • By silvertech
      Bom dia Pessoal.
      Sou iniciante em reparos e estou tentando consertar minha primeira fonte de computador com PFC ativo, uma Corsair CX430 de um amigo.
      Ocorre que após identificar e trocar todos componentes defeituosos, liguei a fonte utilizando uma lâmpada série de 60W.
      A fonte apresenta 5VSB e ao fazer o jumper entre PS_ON e GND, a lâmpada pisca muito forte e rápido e após alguns segundos a fonte chega a acionar a Fan, e apresentar todas as tensões na saída, mas desarma em seguida.
      Pensando que esse comportamento de piscar forte seria a fonte querendo partir e não ter energia suficiente, removi a lâmpada de teste e a fonte partiu rapidamente, mas depois de alguns segundos acabou por estourar e queimar os Mosfets e todo circuito de polarização do PFC, desarmando inclusive o disjuntor da tomada em questão.
      No momento, consegui trocar todos componentes novamente e estou na mesma situação que a anterior, com a lâmpada série piscando rápido e em seguida desligando a fonte.
      Eu pesquisei, mas não encontrei nenhum tutorial de conserto deste tipo de fonte com lâmpada série e gostaria de saber se algum colega sabe me dizer qual seria o comportamento correto dessas fontes com PFC ativo quando ligadas na lâmpada série.
      Obrigado.
    • By rsbbass
      Pessoal, estou com um problema com um teclado Yamaha PSR S550. 
      O som dele sai bem baixinho e não dá para escutar quase nada. Já testei em fone, amplificador  e já liguei outro amplificador no teclado e continua o mesmo problema. 
      Testei a placa de entrada de periféricos e não tem nenhum problema, Testei a Placa de amplificação e também não tem problema, inclusive troquei a saída e nada.
      Creio que o problema pode estar relacionado a placa de pré. 
      Quando abre o teclado, primeiro vem as duas placas citadas e depois vem essa do pré, a qual é cheio de cmd´s e não consegui resolver. Também não tenho muita experiência com esse tipo de equipamento.
      Assim, gostaria de saber se alguém já identificou algum problema do tipo ou saberia me indicar alguma solução. 
      Resido em Ribeira do Pombal-BA. Caso tenha alguém nessas imediações e que consiga resolver poderia encaminhar o equipamento.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Create New...