Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Drive Maquina de corte a laser Bystronic - HL3 94V-0 - Como sacar CIs dos soquetes

Avalie este tópico:


mauricio.pavan

Posts em destaque

Bom dia.

Estou fazendo manutenção em um drive que controla um servo motor do eixo Z de uma maquina de corte a laser, essa utilizada no corte de aço silício. Encontrei muitos pontos de oxidação na placa, com isso imagino que o equipamento passou por maus bocados. 

Por este motivo, estou tentando sacar os CIs que são responsáveis pelo processamento das informações recebidas na comunicação, CIs responsáveis pelo chaveamento e pelo tratamento do sinal do feedback do motor. Porém não tenho ferramentas para sacar tais CIs, e estou com medo de utilizar uma pinça como alavanca e acabar quebrando o soquete, o que causaria a inutilização da placa.

Alguém saberia uma ferramenta ou uma forma segura de sacar tais componentes?

Caso alguém já tenha feito manutenção nesse tipo de equipamento, o defeito do drive é que quando ele esta conectado ao CNC e Habilitado para movimento, o motor inicia o movimento sem o comando do CNC, sempre num mesmo sentido, e ao medir a analógica responsável pelo movimento são encontrados 4,9mV. Tirando o borne o motor para, utilizando a pilha para fazer o teste o motor se move normalmente, tirando a comunicação o motor para, porém, após todos os testes, chegamos na conclusão que o defeito está nesse drive.

 

WhatsApp Image 2021-01-14 at 09.58.08 (1).jpeg

WhatsApp Image 2021-01-14 at 09.58.08.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

também faço manutenção em máquinas de corte a laser, mas as que costumo pegar são de 2 eixos só.. a altura da caneta - que seria o eixo Z - é ajustada manualmente conforme a espessura do material a ser cortado, e o ajuste do eixo Z no software controla não a posição da caneta, mas a intensidade do laser. E o controle dos motores X e Y é totalmente digital (os motores são de passo, sem feedback de posição). 

 

se for para extrair esses integrados quadrados, pode usar um extrator PLCC:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

image.png.98a86b12c021255692bfdc38f689bc31.png

 

Dica: Se os soquetes forem SMD, você pode simplesmente tirar eles fora e soldar os integrados direto na placa. Costumo fazer isso em placas que tem componentes PLCC propensos a mau contato (como a memória flash das impressoras LX300+). 

 

Como os DACs usados nessa placa são iguais, uma forma de diagnosticar se o defeito é num deles é simplesmente trocá-los de lugar entre si. Se o defeito realmente for num deles, o defeito vai passar para outro eixo. 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zazulak Bom dia.

 

Agradeço as informações, já comprei as ferramentas.

 

Testei os drivers da seguinte forma, coloque uma tensão de 1,5Vcc na analógica que controla a velocidade e o sentido do motor, o motor inicia o movimento e após isso trava, sem estar com a comunicação do CNC conectada. Dessa forma o motor fica "tremendo".

 

Ja viu algo dessa forma?

 

@pedrorosasb Bom dia.

 

Obrigado pela dica, fiquei com medo de quebrar o soquete ai parei de forçar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutes ago, mauricio.pavan said:

 

@pedrorosasb Bom dia.

 

Obrigado pela dica, fiquei com medo de quebrar o soquete ai parei de forçar.


Mas é assim mesmo, jovem.

Eu mesmo tenho um extrator desses (antigamente vinha nas placas-mãe mais top da DFI e ABIT, que nem existem mais) mas evito de usar porque a aplicação de força nele ou é 8 ou 80. Com as duas agulhas você consegue ir mais na "manha" HaHa.

Qualquer coisa, chama aí que tento te ajudar.

 

Abração.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...