Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Bateria de Lítio no BE600-BR - Esquema carregador.

Avalie este tópico:


ftrentini

Posts em destaque

Boa tarde! Tenho parados alguns BE600-BR (640-0258E) e quero equipá-los com bateria de lítio para um projeto pessoal, em minha residência. 

Fiz dois testes, com uma bateria montada no BMS em 3S e outra 4S, mas, como todos os no-break que eu faço isso, preciso eventualmente regular o carregador. Mas nesse no-break específico, o circuito do carregador parece ser controlado pelo processador, e não por um CI comparador, como o TL431. Tentei adquirir créditos para um download único, mas não consegui, teria que fazer uma assinatura VIP, que pra mim, não é interessante. Se alguém puder me ajudar com essa parte específica do circuito, eu agradeço.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ftrentini disse:

Boa tarde! Tenho parados alguns BE600-BR (640-0258E) e quero equipá-los com bateria de lítio para um projeto pessoal, em minha residência. 

Fiz dois testes, com uma bateria montada no BMS em 3S e outra 4S, mas, como todos os no-break que eu faço isso, preciso eventualmente regular o carregador. Mas nesse no-break específico, o circuito do carregador parece ser controlado pelo processador, e não por um CI comparador, como o TL431. Tentei adquirir créditos para um download único, mas não consegui, teria que fazer uma assinatura VIP, que pra mim, não é interessante. Se alguém puder me ajudar com essa parte específica do circuito, eu agradeço.

 

ai nobre, posta algumas imagens deste aparelho aqui vai facilitar a todos em te ajudar .

Boa Sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas, seja benvindo ao fórum. 

 

A tensão de carga do BE600 é controlada por um TL431 sim, mas tem uns 'frufrus', que você pode tirar fora se for modificar o carregador.

 

Esse é o esquema do carregador:

image.png.b94296f503f16c43c08ee2c5c2d6f3ba.png

 

Para adaptar ele para usar bateria de lítio, o que eu faria seria jumpear/remover o Q14, e mexer no divisor resistivo formado pelos resistores R90 e R104 para deixar a tensão de flutuação em 12.6V

 

Ps. Ganhou um joinha (que vale 10 créditos, o que já lhe permite assinar um pacote de download) pela criatividade.  

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Zazulak. O carregador eu até ja tinha conseguido ajustar. Mas não gostei muito da estabilidade do inversor com a voltagem andando na casa dos 11v com meia carga, do modulo de baterias 3s, mesmo tendo 15ah. Tinha umas situações que do nada ele desligava sozinho. Outras situações ele não segurava picos. Já com 4s, esses problemas não apareceram, mas o nobreak aciona o alarme de sobretensão e fica apitando. Tentei ler o processador, mas nenhum dos meus equipamentos conseguia ler o ST732. E mesmo se eu conseguisse ler, não tenho o código fonte nem decompilador que me ajudasse a achar os endereçamentos que eu gostaria de alterar. Estou migrando o projeto pra um inversor senoidal que usa um processador PIC e que eu tenho um mapeamento bem básico do hex file que eu consigo “hackear” e modificar limites de tensão e corrente de carga. Entao, acho que dos APC eu vou aproveitar apenas os transformadores!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...