Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Samsung - NP270E5K MB: BA41-02455A Liga sem vídeo

Avalie este tópico:


yatm

Posts em destaque

Olá a todos estou com um notebook samsung NP270E5K-XW1BR placa mãe: LAMPARD - 15BDW REV: 1.0 (BA41-02455A), acontece que este notebook chegou para mim não ligando, nem sinal de vida, então efetuei a troca do mosfet AON7410 (TR525) a placa ligou, porém sem vídeo tanto interno com externo, analisando a placa tem as seguintes voltagens (como mostra na foto).

 

seque o Boardview pois não encontrei esquema dessa placa:

 

Regravei a bios com esses dois arquivos do fórum, listado abaixo 👇 mas sem sucesso, o chip (N15V-GM) não aquece nada, mas também nem chega voltagem nele, somente no processador principal.

 

desconfio que seja o I/O (KB9010QF C4) ele e gravado? pois minha gravadora de bios e a CH341A, não tenho gravador de i/o

 

@Jack O'Neo 

@Paulo Noce

 

 

 

WhatsApp Image 2021-01-17 at 15.28.58.jpeg

15.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@yatm Tem outros arquivos para esta placa no fórum, e alguns que não funcionaram pra mim funcionaram pra outras pessoas, tem diferenças de versão do ME, é bom verificar qual é o ME original desta BIOS e comparar com as que está gravando. As vezes limpar o ME da BIOS que já estava na placa pode resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@yatm Você que sabe.

Essas placas da samsung um pouco mais novas costumam ficar travadas no estado de erro, e isso faz com que acabem não gerando vídeo, e a solução nestes casos pra mim aqui muitas vezes foi só colocar uma bios limpa + bios do EC.

Mas se queres continuar o tópico analisando a alimentação do chip de vídeo, faça isso,  é importante mesmo verificar que não haja outros problemas no hardware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 11 meses depois...

Boa noite. Tive uma falha parecida, no entanto, no meu notebook a tensão de gfxcore de 1,8V ficava intermitente. Ora dava vídeo, ora não dava.

Segui os passos a seguir para encontrar e resolver a falha:

1. Inicialmente medi as tensões das bobinas e identifiquei que somente faltava os 1,8V do gfxcore.

2. Parti inicialmente para extrair o programa da minha bios, através do gravador de eprom ch341A

3. Corrigi a programação da bios com o Clear Me da intel. Carreguei no chip da bios e continuou a falha.

4. Troquei a BIOS por uma nova e testei várias versões do software da bios e continuou não funcionando.

5. Como não tinha o esquema da placa, segui a trilha da bobina de gfxcore e cheguei neste controlador da foto. Percebi que estava bem empoeirado e era a região com mais poeira incrustrada da placa (acredito que acumule mais sujeira devido à aerodinâmica da carcaça). Para entender o circuito, baixei o datasheet do controlador pwm (da foto) e identifiquei que a placa seguia o datasheet. Ao medir as tensões, percebi uma variação nos componentes do bootstrap (boot pino 13). Existia resistência muito grande entre o capacitor e o resistor do pino 13. A impedância estava muito alta na trilha entre os dois componentes. 

6. O Boot (bootstrap) é extremamente importante no funcionamento do controlador pwm. Caso haja variações na capacitância, impacta no disparo do gate do mosfet superior, consequentemente, não gerando tensão.

7. decidi ressoldar estes dois componentes com a estação de ar quente. Aproveitei para ressoldar os mosfets e o controlador com os demais componentes.

8. Mágica: Voltou a estabilizar a tensão de 1,8v.

 

Já estou há 3 dias testando a máquina e dá vídeo de imediato.

placa frente.jpg

placa pwm.jpeg

Datasheet controlador pwm.jpeg

Placa traseira.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...