Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Acer E1-510 4646 - Z5WE3 LA-A621P - Liga sem imagem.

Avalie este tópico:


Rods

Posts em destaque

Pesquisando a respeito desse problema nessa placa, muitos solucionaram atualizando a BIOS. O sintoma da placa era ligar e não dar imagem. Como é um procedimento comum, resolvi atualizar até para testar minha CH341A que comprei recentemente com chip de 1,8V. Usei dois arquivos aqui do Forum, sem sucesso. A placa ligava e se desligava em uns 6 segundos. Resolvi voltar a bios original, e agora esta como antes, permanecendo ligada porem sem imagem. Fazendo as medições, encontrei apenas 0,8V nas PL's 803 e 805. Analisando PQ 803 E O PQ801, tenho um cenario igual nos dois componentes. Pino 1 com 0,9V, pinos 2,3 e 4 com 19V, pinos 5,6 e 7 zerados e pino 8 com 4,8V. Estou seguindo esse esquema

A pinagem desse mosfet no esquema, me deixou um pouco confuso pela ausência do pino 8. No datasheet

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
Diz que é um mosfet duplo e o pino 1 e 8 são gates. Pelo datasheet, tenho 19V em D1, 0,9V em G1, 0V no S2 e 4,7V no G2. Por ser um mosfet canal N, ele não teria que ter mais que 19V em G1 para liberar a tensão para S2? Acho que o problema seria essa tensão no gate 1 que segundo o esquema é o sinal UGATE1 E UGATEG1. Essa analise estaria correta? Qualquer ajuda é muito bem vinda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rods aparentemente esse circuito esta funcionando corretamente. Veja na pagina 3 a sequencia de start.

 

Se possuir osciloscópio, pode verificar no pino 1 da bios a comunicação, e geralmente, quando a placa liga sem vídeo você vai ver uma comunicação quando a placa starta e depois cessa, ou seja, bios corrompida.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado @CJ tenho osciloscópio sim e acabei de medir o pino 1. Com a placa desligada, a tensão é de 1,8V. Quando ligo, em um intervalo de tempo muito curto, aparecem os sinais e ja somem. Questão de menos de 0,5s. Os arquivos que consegui no Forum, não especificam muito o processador. Apenas um diz que é de um celeron 2.1Ghz. O processador dessa placa é esse

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Pelo jeito é um Intel mobile pentium Não achei um arquivo ao menos aqui no forum, que usa esse mesmo processador. Seria esse o meu problema? Essa dica do sinal no meu scope no pino 1 foi muito válida, desconhecia essa informação!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rods possível defeito de bios mesmo.

 

Infelizmente, regravar a bios dessas placas mais novas esta bem complicado. Ja tive casos aqui de baixar todas as bios disponíveis no fórum para uma elas funcionar, e tive casos de ter que recortar partes de uma bios e colocar na com defeito pra dar certo, que por sinal é um baita trampo.

 

Sugiro que faça os testes com as bios antes de fazer o ME, e quando for testar, aguarde pelo menos um minuto, pois as vezes com a nova bios a maquina demora para dar vídeo e as vezes reinicia algumas vezes antes.

 

Além disso, sempre após regravar a bios, remova a pilha do rtc, feche curto entre os terminas do conector da placa por uns 5 segundos, recoloque a pilha e efetue o teste.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem sucesso com todos os arquivos disponíveis no Forum. O processador dessa placa é o N3520, um pentium mobile. Ninguem especifica o processador dessas Bios disponiveis, em apenas um tinha essa informação. Seria até uma melhoria para o site obrigar o autor a informar o processador antes de subir o arquivo. @CJ o Meclean seria uma tentativa mesmo? Faria com um arquivo que baixei correto? Notei, que existe a EC Bios tbm. Essa placa não tem 2 Ci's de BIOS. A EC bios seria para gravar o I/O?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, crazyfrog1809 disse:

cara troque os capacitores eletrolíticos na linha 3v e 5v e depois nos poste o resultado!!

Boa noite amigo, sou novo aqui, desculpe a inconveniência por perguntar uma coisa que não está relacionado ao assunto, poderia me dizer se nesse fórum tem chance de encontrar postagens que me diga onde está  localizado a solda dos botões A e B, na placa do controle do Xbox one fat??

Se sim, como irei encontrar, se não, você saberia me dizer onde posso pesquisar sobre, estou tentando já faz um bom tempo e ainda não consegui.

Editado: por José Victor Matias De Souza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Sem sucesso até agora!, Procurei Bios em outros sites, fiz um CleanMe tbm em um arquivo aqui do forum, mas nada deu certo. Os arquivos que contem a EC Bios dessa placa é para ser gravado no SIO? @CJ desculpe lhe marcar aqui de novo, mas consegue me dar essa informação? Nessa placa não Ha 2 BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- tensão da cmos
- reset cmos
- curto nas bobinas
- tensão no start e zera quando pressiona
- tensão na bios  
- tensão nas bobinas

 

- se não tiver tensão em todas as bobinas, verifique esses sinais na SIO U28
 
- 02 EC_KBRST# - tem que ter 3.3v depois do start
- 12 LPC_CLK_EC - tem que ter 1.8v depois do start
- 13 PLT_RST_BUF# - tem que ter 3.3v depois do start
- 37 EC_RST# - tem que ter 3.3v
- 100 EC_RSMRST# - tem que ter 3.3v depois do start
- 106 PBTN_OUT# - tem que ter 3.3v depois do start

 

- se tiver faltando os sinais EC_RSMRST# e PBTN_OUT#, verifique os ckts abaixo:

- ckt RTC do BGA

- sinal de clock 32.768khz 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

@vado O cliente não havia autorizado o orçamento dessa placa na época, porem a maquina ficou comigo e agora ele autorizou. Vou aferir essas tensões, gravei essa BIOS sem o adaptador de 1,8V e sem erros. Porem, comprei um e vou esperar chegar, mas receio que o meu problema tenha sido isso. De la pra ca melhorei meu gravador e os conhecimentos nesses chips de 1,8V graças ao Forum.Vou apenas esperar chegar o adaptador de 1,8V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recebi o adaptador. Porem estou tendo a mensagem que o arquivo é maior do que a capacidade no CI. Usei o Neo programmer e o Asprogrammer. Em ambos tenho essa mensagem. O arquivo é de 8MB e o CI tbm é de 8MB. Alguma ajuda aqui. @R2-D2desculpe te marcar aqui, vc que me sugeriu esse ultimo programa em outro tópico. Sabe me dizer porque isso ocorre? Estou usando esse arquivo.

 

2021-04-15 (2).png

2021-04-15 (1).png

Editado: por Rods
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala @Rods , tudo certo?

O que ocorre é que o arquivo é maior que 8Mb e portanto está causando o erro. Acabei de fazer o download do arquivo e confirmei isso. Esse erro é ocasionado no CH341 sempre que o arquivo for maior que o chip, outras gravadoras geralemente nao ocorre esse erro.

 

- Se o arqui é de 8MB então ele deve ter 8192KB, certo?

- Porém note que o arquivo aqui no fórum tem 8193KB, ou seja, 1KB a mais. E por isso esta causando esse erro.

8MB.png.d613600e0c573ab379003028376a0673.png

- Uma sugestao é procurar um arquivo de exatos 1092KB,

- Outra sugestao é desmarcar a opção "verificar" no programa Neo: 

 

632128285_neoprogram.png.6fd992f8057ef7f04170941f86d64758.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Experimente tbm gravar no programa CH341A Programm ver 1.34, pois se nao me engano ele gera o erro que o arquivo é maior, porém ignora e realiza a gravação mesmo assim.

Se o programa fizer a gravação, basta depois vc realizar a leitura do arquivo gravado, salvar esse arquivo e fazer uma comparação utilizando o HexCmp (ele faz a comparação de dois arquivos BIN).

No caso vc irá comparar se o arquivo recém gravado e salvo é igual ao arquivo baixado no fórum. Se ficou duvidas fala aí. 

Boa sorte ao colega

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Rods disse:

'Diferente anterior não encontrado', a mensagem, acredito então que ficaram iguais. O que acha? 

ok, isso confirma que o arquivo gravado no chip é igual ao que vc baixou do fórum.... 

Desculpe eu nao tinha lido todo seu topico, cheguei aqui no meio e só li quando vc me marcou.... 

 

Vendo a

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
 ví que a version do seu arquivo original é diferente do que vc está analizando... 1.0.4.1089 e a outra 1.0.2.1060.

Isso pode estar causando incompatibilidade, mas com o ME injector vc pode estar alterando esse parâmetro. Sugiro mt deixar a version original... Boa sorte ai

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@R2-D2 Eu bati muito na orelha de não ter percebido que precisava do adaptador de 1,8V nessa Bios, vc ainda que me lembrou isso em outro tópico em outra placa. Como disse antes, como o programa original da gravadora reconheceu e gravou normalmente, isso me passou despercebido. Eu entendi pela metade sua informação. Aquele arquivo que comparei com o original foi um dos 6 arquivos que ja tentei nela. Sempre sem o adaptador (é sério isso!) rs. Esse que ficou maior é um outro, mas enfim, com o Me injector, eu altero as informações de um arquivo aqui do forum por exemplo pra ficar na mesma versão do original, seria isso? Ou procura uma mesma versão da minha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Rods disse:

com o Me injector, eu altero as informações de um arquivo aqui do forum por exemplo pra ficar na mesma versão do original, seria isso? Ou procura uma mesma versão da minha?

Vc tem essas duas opções, com o me injector facilmente vc altera a version, é barbada. 

 

Mas pode estar baixando outro arquivo aqui do fórum.... Baixei esse arquivo para ver, e confirmei que a versao é igualzinha a sua original. Sugiro tentar com ele!

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Se mesmo apos usar esse arquivo nao der certo daí é outro defeito...  Boa sorte ao amigo.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usei ele, mesmo assim não subiu, notei que o processador esquentou mais, tanto que até desligou depois de 1 minuto e meio, Essas placas as vezes demoram para dar imagem quando gravamos a BIOS, por isso esperei tanto.  Notei tbm que agora ele desliga pelo botão. Esse SIO, tbm é regravável né, tanto que tem os arquivos aqui no FORUM da EC BIOS. Seriam os arquivo para do SIO @R2-D2? Seria uma tentativa no meu caso? Vou tentar medir as tensões que encontro nele e passar amanha. Obrigado mais uma vez por dispor seu tempo e conhecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Rods disse:

Usei ele, mesmo assim não subiu, notei que o processador esquentou mais, tanto que até desligou depois de 1 minuto e meio, Essas placas as vezes demoram para dar imagem quando gravamos a BIOS, por isso esperei tanto.  Notei tbm que agora ele desliga pelo botão. Esse SIO, tbm é regravável né, tanto que tem os arquivos aqui no FORUM da EC BIOS. Seriam os arquivo para do SIO @R2-D2? Seria uma tentativa no meu caso? Vou tentar medir as tensões que encontro nele e passar amanha. Obrigado mais uma vez por dispor seu tempo e conhecimento.

 

faz os testes que pedi pra fazer no item #11, pra termos um panorama do que tá acontecendo na placa.

com esses testes vamos saber direcionar se o problema tá na bios, sio ou o próprio bga.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...