Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Asus S400C - S400CA Rev. 3.1 Não Liga com memoria ram no slot

Avalie este tópico:


lord-zeus

Posts em destaque

Boa tarde, chegou pra mim um Asus, S400c com Mobo S400ca rev 3.1 intel i5-3317U tela com touch screen, máquina apenas ligava o led e depois de bastante tempo liga o cooler  e nada mais. Relato da cliente, usou normal em um dia, e quando foi ligar no outro dia estava deste jeito. Senti que a máquina tinha aquecimento, desmontei para ver o que estava acontecendo, fiz alguns testes todas as primárias ok, mas a máquina não ligava, sabemos dos problemas que temos nesses modelos com memórias onboard, então fui fazer um teste e para minha surpresa, esta máquina só liga com a memória onboard, ou seja, a memória conectada no slot faz a máquina não ligar. Removendo a memória ram do Slot, ela liga normal. Esta usando a bios 209. Entra no sistema tudo perfeito, mas é colocar a memória ele não liga. chega os 1.5v na memória e aparentemente tudo normal. Gostaria de saber se alguém já se deparou com algo assim, e se pode me ajudar nessa analise.

 

 

* Efetuado upgrade para a versão 210 da bios. Mesmo defeito.

* Memória  testada em outro equipamento, está ok.

* Quando encaixa a memória Ram, os componentes aquecem mais que o normal, depois de um tempo ativa o cooler, mas nada de vídeo, mouse e nem teclado nada responde.

 

Editado: por lord-zeus
informações
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo os valores de tensões aferidas no slot da ram, estão corretos. O que falta é ver comunicação entre o controlador delas que deve ser o processador. Recomendo inspecionar com uma lupa ou microscópio dentro nos slots pois pode haver algum resquício de empecilho que possa esta causando a falha, tudo é possível.

É um core i5 aí com pch slj8e ?

Se quiser testar, tenho uma bios clear me testada, funcionando 100%.

Mas antes lhe recomendo aferir os pinos de comunicação da ram, isso se tiver osciloscópio. Pinos 200 e 202, 110,113 e 115

Editado: por Átomos
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Átomos disse:

Pelo os valores de tensões aferidas no slot da ram, estão corretos. O que falta é ver comunicação entre o controlador delas que deve ser o processador. Recomendo inspecionar com uma lupa ou microscópio dentro nos slots pois pode haver algum resquício de empecilho que possa esta causando a falha, tudo é possível.

É um core i5 aí com pch slj8e ?

Se quiser testar, tenho uma bios clear me testada, funcionando 100%.

Mas antes lhe recomendo aferir os pinos de comunicação da ram, isso se tiver osciloscópio. Pinos 200 e 202, 110,113 e 115

Bom Dia!!!... isso, Quem controla as memórias nesse caso é o processador. É uma hipótese mas, devido ao Aquecimento ,  pode ter causado  uma falha de comunicação nesse setor que controla as memórias do Processador. Verifica se esse tipo de memória no caso poderia ser do tipo PC3L.. Apesar de a tensão estar 1.5v de memória pc3, pelas umas pesquisas vi que esse equipamento usa memória PC3L.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Átomos Infelizmente não possuo osciloscópio. E sim, é um Intel i5-3317U. Já fiz uma limpeza no slot, ao encaixar qualquer memória ele não sobe vídeo, e depois de aquecer bastante ele ativa o cooler. Mas nada responde. Ao retirar a memória e deixar somente a onboard, o vídeo vem em questão de uns 2 segundos depois de ligar a máquina, com testes de stress, e testes de memória trabalha como se nada estivesse acontecendo.

 

@matheus959595 Sobre essa questão da memória também vi alguns fóruns e relatos de pessoas que usaram PC3L e até 8GB no slot, mas estou com receio de queimar a dita cuja, visto que efetivamente no Boardview e também fazendo as medições chegam os 1.5V no slot da placa, e quando a memória está encaixada, testando nos componentes da própria memória chegam os 1.5v normalmente. 

 

Realmente bem estranho este comportamento da placa, normalmente chegam dessas com problemas na memória onboard e não o contrário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@lord-zeus Este note utiliza PC3-L mesmo se não estou enganado, e a PC3-L funciona com no mínimo 1.35V mas, funciona também com 1.5V sem qualquer problema ou risco.

Peguei aqui algumas máquinas já com problema de solda fria no conector da memória (não especificamente esta) e a solução nestes casos foi tão simples quanto ressoldar o conector. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jack O'Neo Vou tentar isso, estranhamente as tensões chegam nos pinos da memória, o mais estranho é ela não ligar com a memória conectada,  só liga quando eu retiro ela  e deixo apenas na onboard. Mas mesmo assim vou tentar uma resolva nos conectores. Já testei tanto com a PC3 e PC3L, ambas mesma situação, originalmente ele veio com PC3. E esta memória em outro equipamento está 100%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lord-zeus As vezes passou na bancada de outro antes de chegar aí, e o cara pode ter colocado outra memória pra testes e esqueceu de desfazer a troca (nem percebeu que precisava ser PC3-L, ou quem mexeu antes pode ser um daqueles trambiqueiros que alguns clientes relatam (levei no primo da cunhada da irmã da vizinha que mexe com isso...) e o cara se apossou da PC3-L bem mais cara já que não ia funcionar mais mesmo na cabeça dele...

Tem cada um por aí que chega a dar nojo. ;D 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Bom, a cliente optou pela compra de uma mobo nova. Então vou encerrar aqui, nesse meio tempo me surgiu na bancada um desktop com um problema similar, só ligava a máquina com o slot 2 da memória. Não tinha santo que fazia ligar com memória conectada no slot 1, por fim depois de muitos testes naquele caso descobri que o problema era apenas o processador. Como neste caso aqui, não tenho a opção de troca do processador, entendo que o problema até pode ser o mesmo. Mas infelizmente a placa vai ficar sem reparo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Olá.

Mesmo problema que você,

Eu tinha um s400ca originalmente com i3 e 2gb soldado, e parou de dar boot.

Ao remover a memória ram, voltou a dar boot.

A Asus tem um software pra fazer update de BIOS,

E um fórum americano descobriu que pode ser usado para fazer downgrade de BIOS.

Ainda assim não funcionou.

Comprei uma placa "nova" do Aliexpress, i7 com 4gb soldado, que chegou funcionando, mas em 1 ano parou de funcionar.

 

 

Por via de conhecer outros modelos Intel,

Pressuponho que a placa mãe chinesa sofreu um reflow para o PCH voltar a funcionar.

Quando o note volta a dar boot eles vendem a placa.

Eu realmente gosto deste note, mas está na hora de trocar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...