Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Acer Aspire F5-573 51lj - DAZAAMB16E0 - Não Liga

Avalie este tópico:


BH_LAYERS

Posts em destaque

Boa tarde, estou com problema tambem nesta placa, só que quando retiro o pr213 tenho os 19v, quando coloco tenho apenas uma variacão de tensão de 3,3 a 3,7v .

no pu5

pinos 28 tenho em torno 19v, 

pino 26 tenho em torno 6,02v

pino 6 tenho em torno 2,16v

pino 4 tenho variacão 3,4 a 3,9v

 

Me ajudem por gentileza

Editado: por BH_LAYERS
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutes ago, BH_LAYERS said:

Boa tarde, estou com problema tambem nesta placa, só que quando retiro o pr213 tenho os 19v, quando coloco tenho apenas uma variacão de tensão de 3,3 a 3,7v .

Você provavelmente tem um curto nessa linha, você mediu em relação à massa? mediciones a terra sieempre con equipo desligado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BH_LAYERS Se você tiver Fonte Assimétrica injeta tensão de segurança com baixa corrente depois da PR213 e veja quem vai esquentar alem do normal. Se não tiver a Fonte vai demorar mais um pouco pois pode usar o multímetro para isso. Retirar o PQ1 é uma tentativa e contar com a sorte de ser ele o culpado. 

- Vai relatando aqui os procedimentos que os colegas darão sua ajuda no momento oportuno.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, coelectron disse:

Você provavelmente tem um curto nessa linha, você mediu em relação à massa? mediciones a terra sieempre con equipo desligado.

 

 

Consegui medir, porém não tem curto

29 minutos atrás, FLAVIOTECH disse:

@BH_LAYERS Se você tiver Fonte Assimétrica injeta tensão de segurança com baixa corrente depois da PR213 e veja quem vai esquentar alem do normal. Se não tiver a Fonte vai demorar mais um pouco pois pode usar o multímetro para isso. Retirar o PQ1 é uma tentativa e contar com a sorte de ser ele o culpado. 

- Vai relatando aqui os procedimentos que os colegas darão sua ajuda no momento oportuno.

 

Não tenho fonte assimetrica....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos vocês!

Retirei o PR 213, e apliquei 19v depois dele, agora no mosfet PQ1 no pino 5 tenho 19v, porem no gate tenho 0,3v e nos pinos 1,2 e 3 tenho tambem 0,3v.

 

PL 6013 tenho 5,2v

PL 6012 tenho 3,2 v

mas ainda sim a placa não liga

Editado: por BH_LAYERS
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BH_LAYERS@coelectron @FLAVIOTECH

1 hora atrás, BH_LAYERS disse:

Bom dia a todos vocês!

Retirei o PR 213, e apliquei 19v depois dele, agora no mosfet PQ1 no pino 5 tenho 19v, porem no gate tenho 0,3v e nos pinos 1,2 e 3 tenho tambem 0,3v.

 

PL 6013 tenho 5,2v

PL 6012 tenho 3,2 v

mas ainda sim a placa não liga

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@vado Boa tarde tudo bem?

Não tenho estas tensões ai,

pino 4 tenho 17v

pino 28 tenho 17,3v

pino 5 tenho 0v

pino 6 tenho 0v

 

Deu estas tensões de 17 pois estou injetando tensao fonte assimetrica depois do PR213

 

Ligando a bateria tenho os 19 no PQ1

 

Agora se eu voltar o PR213 a saida do PQ22 fica variandi entre 2v e 3,5v (onde deveria ter 19v) que vai pino 4 do PU5

Editado: por BH_LAYERS
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BH_LAYERS Oi, tudo bem? 

Se ao injetar tensao depois da PR213 nada aqueceu então é bem provavel que o defeito seja no charger. 

 

30 minutos atrás, BH_LAYERS disse:

Deu estas tensoões de 17 pois estou injetando tensao fonte assimetrica depois do PR213

Alem de injetar tensao depois da PR213, é necessario ter os 19v no anodo do PD8 para que a placa ligue. 

 

Então faça esse teste para ver se a placa liga: Deixe o carregador plugado na placa, e também injeta os 19v na PR213 (deixa a PR213 soldada na placa, ok?). Mas confirma se nao existe curto com o terra no resistor PR213 antes de injetar tensao. 

 

1686773838_Semttulo.png.7703f7d08d60f7faabf4ada0ad4f38e8.png

 

Editado: por R2-D2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BH_LAYERS

5 hours ago, BH_LAYERS said:

pino 28 tenho 17,3v

Você fala que no pino 28 do PU5 você tem 17,3V, que tensão você tem no cátodo PD8?

 

6 hours ago, BH_LAYERS said:

pino 5 tenho 0v

pino 6 tenho 0v

Se com o equipamento energizado você tem 0 volts nestes 2 pinos, primeiro verifique se 19V deve atingir o pino 28, a seguir verifique se o PQ22 está ok, e depois se tudo estiver OK substitua o PU5.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, BH_LAYERS disse:

Fiz conforme vc me disse e funcionou a placa.

Otimo, sabemos então que a placa em si está ok. Vamos analizar junto com os colegas esse circuito do charger, acredito que podemos chegar ao mistério. 

 

A bateria da Cmos está ok, tem os 3v?

 

Para teste sugiro vc alimentar a placa normalmente pelo jack e passar algumas tensões do charger. Nesse teste vc pode deixar sem o PQ22 ok?

 

Pino 4

Pino 5

Pino 6

Pino 24

Pino 28 

 

 

Pino18

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por passar as tensões. @BH_LAYERS 

 

O que eu observei:

 

- Pino 5 (ACIN) deveria ter uns 3v, proveniente do divisor de tensao PR1 e PR4, essa tensão de 1,3v eu considero baixa para o Super IO identificar um carregador. Sugiro que dê uma verificada nesses resistores que citei, veja se nao existe alguma alteração neles. Em um dos lados do PR1 deve ter os 6v, conforme o anexo. Verifica isso.

 

- Depois de verificar os resistores e se estiverem OK, injete 3v nesse ponto do divisor de tensao, mas limite a corrente para no máximo 200mA, isso para verificar se existe sobre consumo na linha. 

 

Em resumo, ao que parece, o super IO não está recebendo corretamente a tensao de ACIN (esse sinal que informa ao SIO que existe um carregador conectado à placa, é um sinal muito importante.)

 

Pode haver um defeito no Charger, pode ser os resistores citados. Vamos ver quem sabe algum colega consegue dar uma outra opinião.

 

 

Capturar.JPG.1f0924351a24fecc7b7e27c680d0bf55.JPG

 

1 hora atrás, BH_LAYERS disse:

pino 4 > de 4,7 a 4,8 v

Em um funcionamento correto da placa, você deve ter uma tensão de 24v aí nesse pino para saturar PQ22. 

Pode inclusive soldar novamente na placa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...