Jump to content
Joilson Julião

em análise Acer Aspire F5-573G - Placa dazaamb16e0 - Não liga

Rate this topic

Recommended Posts

Ola a todos

Alguns dias chegou esse notebook na assistência sem ligar, de acordo com os relatos do cliente o mesmo parou de ligar, sendo que de vez em quando ele liga.

Nos testes iniciais ele não apresenta consumo na fonte assimétrica, porem nos pinos 1, 2, e 3 do PQ22 apresenta tensão oscilante 3,8v - 4,1v

Alguém já encarou esse sintoma?

Agradeço desde já.

5 minutos atrás, Leonildo disse:

@Joilson Julião já chegou a regravar o bios? Conferiu quando a placa não liga se a tensão do botão power vai a nível baixo ou não?

Ainda não regravei. Sem tensão no pino 27 do teclado

Esqueci de mencionar que as vezes ele liga, mas sem vídeo

Removi o PR213 e tenho 19v no source e 24v no gate do PQ22

Fiz um teste no PQ1 e não esta chaveando, vou substituir e volto para dizer se deu certo

Bom dia

Fiz a substituição do PQ1 e não obtive resultados, Removi o PR169 e o PL1, mas não houve mudanças, começo a suspeitar do CI de charge.

Quais pinos devo checar para ver se o defeito esta mesmo no CI de charge?

Edited by Joilson Julião

Posted (edited)

@Joilson Julião coloque PR213, PL1 e PR169 no lugar. Remova PQ20, ligue a placa com o carregador e observe se a tensão no source de PQ22 continua oscilando. Se continuar oscilando troque PQ22.

Edited by master7

@Joilson Julião na sua primeira postagem vc disse chegou a injetar tensão com a assimétrica, em quais pontos da placa injetou tensão? Já peguei casos em que o carregador do note estava com problemas. No teste ele apresentava a tensão correta mas quando plugava no notebook ele não dava conta do recado. Se o carregador estiver ok, algum componente não está conseguindo suprir a linha ou com fuga. Começaria desconfiando do PD8 e do PQ22(mas esse vc já trocou, né).

Em 18/03/2021 às 21:13, master7 disse:

@Joilson Julião na sua primeira postagem vc disse chegou a injetar tensão com a assimétrica, em quais pontos da placa injetou tensão? Já peguei casos em que o carregador do note estava com problemas. No teste ele apresentava a tensão correta mas quando plugava no notebook ele não dava conta do recado. Se o carregador estiver ok, algum componente não está conseguindo suprir a linha ou com fuga. Começaria desconfiando do PD8 e do PQ22(mas esse vc já trocou, né).

@master7 substitui os dois, mas o resultado é o mesmo

removi alguns componentes próximo deles, mas sem sucesso também  

@master7 Bom dia 

Por descuido em algum momento na hora que voltei o PQ22 para a placa, o pino 4 ficou fora do circuito e a placa deu algum sinal. Nesse momento pude perceber que o PU8 e PU9 começaram a esquentar.

Como poderia testar eles de uma maneira isolada?

flir_20210406T154811.jpg

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Similar Content

• By Roberto275803
      Colegas,

Estou notebook chegou aqui com tela branca. Fui logo checar U4901 componente G5285T11U-GP e o problema estava nele. Tinha 3.3 v pinos 4 e 5 , tinha sinal entripe pino 1 com 3,15 v mas não tinha 3,3 v no pino 3 LCDVDD.

Troquei o o notebook voltou a funcionar normal. Reinstalei windows 10 e entreguei para o cliente. 

1 semana depois ele retornou e agora com tela preta e 8 beeps ao ligar. Fui  checar o serviço que tinha feito e agora não tinha entripe pino 1 e portanto nada de LCDVDD. Então fiz um jumper para testar entre 4 e 3 e voltou  3.3 v , mas continuou tela preta e bipando 8 vezes.

Troquei cabo flat e tela de outro notebook e nada. Coloquei a tela deste no outro e tudo ok. Queria comparar as tensões no LVDS mas o cliente precisava do aparelho funcionando então entreguei e fique com este aqui para reparo.

Este sinal de Entrip pino 1 do U4901 vem do PCH. Antes de condenar o PCH eu queria entender como funciona este circuito dell de reconhecer se tem tela instalada, através de qual pino.  Não parece ser uma tensão que cai de 3.2 v para 0v com a tela conectada, parece mais comunicação de dados como nas fontes da dell.   Por que tudo indica que SIO  gerencia a tela e informa ao PCH para mandar o video, enquanto a tela não é identificada fica sempre 8 beeps. 

Funciona com tela externa na  VGA e HDMI.

Abs,

Roberto

• By Faox
      Oi, sou novo no fórum e bem amador em conserto de aparelhos.

Eu tenho esse Xbox 360 desbloqueado RGH ano 2012 e estou tentando consertar. Mal tenho conhecimento sobre como consertar um videogame. Depois de dar uma limpada no excesso de poeira, trocar a pasta térmica e montar de volta ele começou com o problema de não ligar.

Vendo uns vídeos no YouTube e uns posts nesse fórum eu recolhi algumas informações.
      - Parece que a placa é Corona v2.
      - O problema é no circuito Standby
      - Vi que podia ser causado por algum curto: Bobinas, Reguladores, KSB, Nand ou outros componentes ligados a eles
      - Vi num vídeo que uma causa comum é o curto de um capacitor C5 na placa da frente, mas não achei
      - Testei as Bobinas de 5V, 3.3V e 1.2V com um multímetro e estavam OK
       - Fiz igual a esse vídeo (
      You are not allowed to view links. Sign in or sign up.) e testei 2 perninhas de um regulador no canto superior direito e as duas estavam com 5V (Se o vídeo estiver certo, então tem algo de errado com a KSB?) Não sei testar a Nand

Eu não tenho certeza de nada e nem experiência então eu queria dicas e sugestões do que fazer

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Create New...