Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Componente Modem Dlink DSL-2500E


Posts em destaque

boa tarde 

 

Amigos  estou com este componente no modem Dlink modelo DSL-2500E esta na entrada do DSL conforme a foto e esta escrito P35B embaixo B4 e no datasheet aparece como um Tiristor. se for confirmado que é eh um Tiristor como posso fazer o teste deste componente?. 

WhatsApp Image 2021-01-20 at 16.46.06.jpeg

Editado: por James Nasa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é um P3500SB (vem marcado como P35B) e é um tiristor. No link abaixo você encontra o datasheet dele fornecido pela Farnell.

 

image.png.bcebd012b72e6f44f40627692b7b75c5.png

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, James Nasa disse:

@pedrorosasb se eu for testar o tiristor como fazer?

Ele deve dar a medida de um circuito aberto. Esse componente está aí para proteger o modem contra surtos de tensão que possam vir pela linha telefônica. 

Se ele estiver em curto, um varistor comum serve no lugar.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, pedrorosasb disse:

o amigo @zazulak já adiantou a explicação

Adiantei porque já passei pela peleia (expressão típica do idioma 'Gauchês' que significa 'luta', 'tarefa difícil', etc) que ele está passando agora: tentar consertar modem ADSL e descobrir que quase nunca dá certo :D

 

A maioria dos modems tem algum componente pra proteger o circuito de descargas pela linha telefônica. Em alguns é um varistor comum (notem que esse modem aqui do tópico tem as trilhas e ilhas para soldar um varistor comum, não smd). Alguns usam uma espécie de

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, e alguns usam um centelhador a gás, como esse:

 IMG_20210127_230012850_HDR.thumb.jpg.ab6fc7424a1492a36da3b710dbbc35c1.jpg

[Essa placa aí da foto eu achei na rua e trouxe pra casa porque ela tem uma memória flash SPI de 16MB que pode ser reaproveitada como bios de notebook.. nem tentei consertar porque o transceptor estava literalmente explodido]

 

@James Nasa: Pode tirar esse componente fora e testar sem ele. Geralmente o defeito não é nele, exceto nos (raros, muito raros) casos em que ele entra em curto. Na maioria dos modems adsl que peguei com o defeito de ligar mas não comunicar com a linha telefônica, o defeito era no integrado transceptor (nessa placa da foto que postei como exemplo, é um Realtek RTL8270).

Se você tem esperança de faturar uns pilas consertando modem adsl, desculpe-me por acabar com a sua empolgação mas... desista! não vale o esforço e tempo perdidos. Em alguns modems o reparo é viável mas, para substituir componentes você terá que ter outros modems iguais na sucata. E, para regravar o firmware de um modem que corrompeu o conteúdo da flash, vai precisar de um adaptador JTAG (cuja pinagem muda de um modem para outro).

Considerando o custo de um modem adsl novo hoje em dia, não vale a pena perder tempo com eles. Você perde tempo analisando o circuito, as vezes fazendo uma verdadeira engenharia reversa, consegue pôr o modem pra funcionar, passa um orçamento condizente com o tempo que você levou pra resolver o problema e.. surpresa! O cliente reprova o orçamento porque tem modems novos por 60 pilas no MercadoLivre. Falo por experiência própria.

 

Mas, se você está querendo consertar esse modem  apenas por 'realização pessoal' (faço isso com alguns equipamentos, como os brinquedos eletrônicos da minha filha, ehe), meça a resistência dos pinos do integrado transceptor que são ligados no transformador de acoplamento (o que isola o circuito do modem da linha telefônica): Os dois pinos tem que dar medidas iguais, tanto em relação ao gnd como ao vcc. Se as medidas derem valores diferentes, mesmo que de poucos ohms/milivolts, o transceiver já era. 

 

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...