Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer aspire A315-34-C6ZS / MB: nb8609_pcb_mb_v4 / Não liga!

Avalie este tópico:


yatm

Posts em destaque

Olá a todos do fórum, estou com esse notebook Acer aspire A315-34-C6ZS placa mãe: nb8609_pcb_mb_v4 que não liga, como o power e no próprio teclado, quando aperto o Power ele acende o led azul e apaga logo em seguida.


estou desconfiado que seja o teclado, pois essa série Acer que o botão Power fica acoplado no teclado, está dando muito defeitos gostaria que alguém pudesse me auxiliar no esquema, quais pinos no conector do teclado que devo fechar curto para ligar sem o teclado a placa?

 

alguém pode me ajudar?

IMG_20210128_160758582.jpg

  • Joinha 2
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@yatm como você mesmo disse que o LED acende e apaga pode não ser o botão do teclado com defeito, pois tem uma ação do EC ao toque do botão power. Geralmente é ele quem envia sinais para esses LEDs acenderem! Mas por via de duvidas, segue o que o colega mencionou acima sobre o esquema. Pode está também verificando se tem alguma tensão subindo nas bobinas ao pressionar o botão power pra ter certeza que ele esteja funcionando ou não. 

Veja como está a tensão da bateria do CMOS também! 

 

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@yatm meu querido já peguei vários com esse defeito e era somente o teclado, não tenho esquema dele mais verifique no esquema qual pino responsável por o Power no conector do teclado e tente ligar direto, caso não seja isso tenha de reprogramar o i/o esses modelos tem uma fragilidade em corromper

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonildo @Marcelo Galtarossa @DAVISON

 

Acontece que realmente não é teclado, desconectei o teclado dele, e tentei ligar fechando um curto entre os pinos 1 e 2 do conector, mas sem sucesso.

 

esse not, quando aperta a tecla do teclado POWER, a luz azul acende e apaga logo em instantes, tem algum curto secundário nessa placa, esse notebook e novo zero.

 

pelo os testes que fiz, quando pluga o carregador na placa, sem apertar o power, tem as voltagens nas Pls de 3.15v, 4.94v, 0.15v (Pl perto da bateria), essa placa não tem serigrafia dos componentes nela, que dificulta na análise do esquema que postei!

 

quando aperto a tecla power, essas tensões simplesmente desaparecem, morri pois quando vou medir depois da placa startada não tem nenhuma tensão.

 

outra coisa, que não encontrei curto nas Pls, mas na Pl 601, na escala resistência esta dando 30.1 (na linha +VCGI) as demais encontra zeradas na leitura de resistência.

uma coisa que achei estranho e na Pl 608 que está dando curto em relação ao terra, em escala de continuidade, na linha (+VNN), em escala de resistência (200 ohms) esta dando leitura 24.1 nessa PL608 perto do PU601 (RT5077AGQW).

 

estou desconfiado que seja a PCH, mas queria ter certeza

 

Editado: por yatm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@yatm , nao sei se e o seu caso , mas semana passada fiz 3 notes desse, os 3 notes com essa sintoma identico ao seu, resolvi regravando o BIOS.claro que analisei antes, nao tinha curtos , fontes limpas e estaveis,etc... cheguei a conclusao que era o BIOS, batata, resolvi os 3 . analisa ai certinho, e tenta regravar,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@yatm , os meus eram diferentes, mas o sintoma e o mesmo, essas tensoes e sinais que voce citou  bem parecidos com os meus., hoje entrou um ACER  A315-53-55dd que tambem e defeito na BIOS, mesmo sintoma tambem, liga e cai, aqui no acervo do forum nao tem vou solicitar, solicite pra voce tambem, pode ser a soluçao pra sua placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo Galtarossa

 

poste sua Bios que utilizou na regravação desses nots aqui no fórum, upload de arquivos 

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Editado: por yatm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@luciana336 @Leonildo @Marcelo Galtarossa

 

então teclado eu sei que não é, pois como tinha falado aqui no tópico #5 , fiz aquele teste meu!

a Bios eu já tinha gravado e não funcionou, por isso parti para análise da placa, postei aqui do fórum solicitando a Bios tópico #9.

Editado: por yatm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, yatm disse:

@Marcelo Galtarossa

 

então não sei o que fazer, postei solicitei essa bios de acordo com minha placa, pois usei um arquivo aqui no fórum e não funcionou 

 

Seu arquivo  de BIOS deve ser exatamente esse : A315-34-c6zs, se o codigo do modelo que voce baixou nao for exatamente esse , e quase certeza que nao vai funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Marcelo Galtarossa disse:

@yatm , nao sei se e o seu caso , mas semana passada fiz 3 notes desse, os 3 notes com essa sintoma identico ao seu, resolvi regravando o BIOS.claro que analisei antes, nao tinha curtos , fontes limpas e estaveis,etc... cheguei a conclusao que era o BIOS, batata, resolvi os 3 . analisa ai certinho, e tenta regravar,

Só regravou, não precisou trocar CI? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em geral sempre em aparelhos ACER o passo a passo para verificar. Quando o defeito é simples é:

Verificar tensão no resistor shunt de entrada.

Verificar tensão de 3 e 5 volt always além de verificar os LDO da placa.

Verificar se BIOS e KBC estão sendo alimentados ou pela tensão always (S5) ou LDO.

Verificar botão power físico.

O porque não está funcionando esses pontos que alistei pode variar.  Por exemplo:

Não tem tensão no resistor shunt de entrada, pode ser que o mosfet de entrada não esteja armando ou que tem curto na linha.

 

Tenho tensão a bios está alimentada mas não liga pode ser um defeito no firmware a gravação da bios pode resolver. Se não está sendo alimentada tem porque regravar a bios? Não! A Bios não está alimentada porque o LDO está em curto? Ou o 5 e 3 v always não foi ativado ainda?

Então siga esse passo a passo na sua placa. Quanto mais pratica tiver vai ver que fica mais facil seguindo isso.

 


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, K0rTy disse:

Em geral sempre em aparelhos ACER o passo a passo para verificar. Quando o defeito é simples é:

Verificar tensão no resistor shunt de entrada.

Verificar tensão de 3 e 5 volt always além de verificar os LDO da placa.

Verificar se BIOS e KBC estão sendo alimentados ou pela tensão always (S5) ou LDO.

Verificar botão power físico.

O porque não está funcionando esses pontos que alistei pode variar.  Por exemplo:

Não tem tensão no resistor shunt de entrada, pode ser que o mosfet de entrada não esteja armando ou que tem curto na linha.

 

Tenho tensão a bios está alimentada mas não liga pode ser um defeito no firmware a gravação da bios pode resolver. Se não está sendo alimentada tem porque regravar a bios? Não! A Bios não está alimentada porque o LDO está em curto? Ou o 5 e 3 v always não foi ativado ainda?

Então siga esse passo a passo na sua placa. Quanto mais pratica tiver vai ver que fica mais facil seguindo isso.

 


 

 

@K0rTy 

 

segue as fotos do SNID da placa!

como havia falado no tópico #5 essa placa não tem serigrafia dos componentes, e o que achei estranho que antes de startar a placa, ela apresenta tensões nas Pls, depois que starta, não apresenta nenhuma voltagem, parecendo que realmente e curto secundário. 

 

a BIOS não tem voltagem nela, bios zerada, tanto antes de startar a placa como depois de ligada!

 

Gostaria que me auxiliava sobre LDO da placa e sobre o resistor shunt de entrada.

postei o esquema dessa placa lá em cima do tópico.

 

@K0rTy postei a imagem explicando melhor o que estou dizendo

 

 

IMG_20210204_103648552.jpg

IMG_20210204_103730204.jpg

04-02.jpg

Editado: por yatm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem esquema, sem serigrafia vai ter que ser tudo no olho.

 

Por enquanto vamos seguir a lógica a primeira coisa que uma placa de notebook tem que fazer e alimentar o super i/o e BIOS nem sempre nessa ordem. Mas sempre os dois ou um. Por enquanto a BIOS não está sendo alimentada nem antes nem depois do start. Vamos ver se o super i/o está sendo.

 

 

Com a foto vai ajudar. Por enquanto não se preocupe com resistência das pl's a não ser que esteja abaixo de 1 ohm indicando curto fora isso pode ser normal. Não é preocupante agora.

 

Remova a bateria rtc deixe fora por um tempo depois ligue o notebook e deixe ele ligar e desligar e ligar novamente isso é normal. Veja se isso acontece. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@K0rTy 

"Remova a bateria rtc deixe fora por um tempo depois ligue o notebook e deixe ele ligar e desligar e ligar novamente isso é normal. Veja se isso acontece."

Fiz isso, desconectei a bateria RTC, esperei um prazo, pluguei o carregador sem a bateria na placa, a placa não quiz ligar sozinha, não fez esse procedimento que você citou....

 

Postei as fotos, pra ver se ajuda!

 

Mas o esquema dessa placa, eu postei aqui no EletrônicaBR,  e vi que também tem o Boardview em PDF, dessa placa aqui no fórum, então já pode facilitar bastante sem a serigrafia na placa dos componentes, para tentarmos solucionar essa placa.

 

@K0rTy 

 

o BoardView dessa placa e esse aqui:

IMG_20210205_100641197.jpg

IMG_20210205_100659201.jpg

IMG_20210205_100728577.jpg

IMG_20210205_100937765.jpg

IMG_20210205_100821279.jpg

Editado: por yatm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...