Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Mini system Samsung F830 zd, não liga

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Amigos Boa madrugada,estou com esse mini system modelo citado acima totalmente inoperante,já verifiquei as tensões tenho somente a de 5.3v alguns testes que fiz,foto acoplador,mosfets 17n80c3,npc1379 encontrei um capacitor estourado  de 1kv próximo ao npc1379 o mesmo foi substituído ainda assim não me dar nenhum sinal,obs: a primária está funcionando perfeitamente o que é está na secundária mas ñ estou conseguindo encontrar.

Se algum dos colegas já pegou esse aparelho e poder me ajudar ficarei grato. 

Editado: por ohm
Correção do titulio e prefixo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, ohm disse:

Olá,

 

@Vicente25 gentileza corrija o título para ficar de acordo com as regras, assim ajuda  na organização e poderá receber auxílio.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Qual código do capacitor que foi substituído?

A fonte de stand_by está funcionando, temos que saber se existe comando power on. Para tanto, qual tensão no pino 7 do conector cnm852.

Obrigado por responder,o código do capacitor é o cs808.

A tensão no pino 7 É  0,0 nela só tenho mesmo a tensão de 5.3v  no cn852

Editado: por Vicente25
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, ohm disse:

qual tensão no pino 7 do conector cnm852.

Assim saberemos que o micro enviou o comando de ligar o aparelho. Assim seguiremos na análise.


 

13 minutos atrás, Vicente25 disse:

o código do capacitor é o cs808

No esquema que disponho não tem esse capacitor, entretanto pelo código “CS” está localizado na parte do primário do stand_by. Por ser 1kv imagino que seja capacitor snubber. A principal não causaria o defeito do aparelho não ligar!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, ohm disse:

Assim saberemos que o micro enviou o comando de ligar o aparelho. Assim seguiremos na análise.


 

No esquema que disponho não tem esse capacitor, entretanto pelo código “CS” está localizado na parte do primário do stand_by. Por ser 1kv imagino que seja capacitor snubber. A principal não causaria o defeito do aparelho não ligar!

Não tenho tensão no pino 7 Enviei algumas fotos para que veja com mas clareza o capacitor qual estourou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como suspeitava, é snubber do enrolamento primário do chopper de stand _by. Ele não é a causa do aparelho não ligar! No meu esquema é de 10nF. 
 

Sabemos que tem 5.3v do stand_by que alimenta o micro.

Agora vamos verificar a existência de alguma tecla em curto/fuga:

 

_verifique a tensão nos pinos 4, 12 e 13 do conector ucn1. São sinais key_ad1, key_ad2 e key_ad3 as quais tem que ter o mesmo valor de tensão.

 

Transistor que chaveia o comando power_on do micro para a fonte:

 

_valor de tensão nos terminais do transistor uq13 ( deve estar na placa frontal e é smd).

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vicente25 o esquema que tenho é diferente “mx-f830za” o seu tem final zd.

 

vou te explicar mais detalhado meu raciocínio.


_Todas teclas compartilham a mesma tensão de 5v através de resistor de pull-up onde a malha key* só terá tensão menor ao pressionar alguma tecla. Cada tecla tem um resistor de valor diferente, ou seja, valores diferentes de tensão para cada tecla pressionada. Se alguma estiver em curto/fuga impedirá do aparelho ligar. No esquema que analiso tem três malhas key. Procure na placa frontal perto do conector se tem escrito key-ad1, key-ad2 e key-ad3.

 

_O pino 75 do circuito integrado uci1 (no meu esquema) irá ao nível baixo quando der o comando power que por sua vez polarizará um transistor pnp (UQ13) onde seu coletor terá 5v e  ligará a fonte principal.



Key* = trilha onde são ligadas todas teclas do aparelho e é ligado à um pino do micro. Alguns aparelhos possuem mais de uma malha key. 


 

 

C6303B9C-21F2-4D57-80E0-0D8BA8F4B822.jpeg

2E9BFFFD-16CF-462B-8563-D2CB817814A3.jpeg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que te compreende, ao energizar o circuito tenho q ter um sinal alto só vai ser baixa após pressionar a tecla sendo assim liberando os 5v para o coletor do UQ13 acionando a fonte principal.Correto?

 

 

Fazendo análise na placa conforme vc indicou segue os resultados. 

 

Pino4=5,5v

Pino12=4,3v

Pino13=5,5v

 

Em quantos nos Pinos do ci (UiC1) como mostra aqui para min, consta 5,5v no pino 74 e 0,0v no 75.

 

No transistor eu tenho os 5v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Vicente25 disse:

Creio que te compreende, ao energizar o circuito tenho q ter um sinal alto só vai ser baixa após pressionar a tecla sendo assim liberando os 5v para o coletor do UQ13 acionando a fonte principal.Correto?

Sim, a fonte só será liberada quando tiver 5v no coletor do uq13 (será outro código na sua placa). Localizou o transistor que faz essa função em seu aparelho? 

 

7 horas atrás, Vicente25 disse:

Pino12=4,3v

Confira se realmente é malha key, se sim, tem alguma tecla ruim. deveria ter 5.5v como nas outras duas.

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Vicente25 disse:

Positivo, é  a malha key.

Porém não me dar as mesmas tensões que as outras.

Está errado amigo, não existe conexão ao gnd à não ser por teclas, ou seja, a tensão deveria ser 5,5v igual nas outras duas malhas key. Tem tecla com fuga! Faça um pente fino aí nessas teclas. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...