Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Murrelektronik-eco-power 5.0-100-24024 single phase[85153]Não liga CI de PWM estourado

Avalie este tópico:


Thulio Lima

Posts em destaque

Pessoal estou com essa fonte para tentar o reparo, mas não sei qual a referencia do ci de pwm pois o mesmo estava estourado, vou anexar algumas fotos da fonte o mosfet (FQA11N90C-Fairchild)que se encontrava em curto e gostaria de saber por qual posso substitui-lo já que na minha cidade peças de eletrônica é difícil de encontrar. Desde já agradeço qualquer ajuda.

20210131_065009.jpg

20210131_065036.jpg

20210131_065205.jpg

20210131_065239.jpg

20210131_070319.jpg

CI-PWM.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia @Thulio Lima!

 

Pela pinagem, e pelo pedacinho da logomarca que sobrou, arrisco dizer que é  um "Ncp1207a".

Observe que o R10 está queimado, e nessas condições o shunt (resistor grande que liga o souce do mosfet ao negativo) deve  estar também. 

 

Espero ter ajudado um pouquinho! 

Abraço! 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm 

19 horas atrás, ohm disse:

Olá, @ohm Muito Obrigado, vou dar uma procurada por aqui.

 

@Thulio Lima é um transistor de tamanho maior. 900v, 11A, Rds e 1,1Ohns. Não é muito crítico, se encontra algum com essas características em sua cidade, pode colocar. 
 

 

CEED9B47-D66C-4EE0-957A-12DFC49B9F8A.jpeg

 

Editado: por Thulio Lima
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

Em 02/02/2021 às 14:43, paivafrota disse:

Pela pinagem, e pelo pedacinho da logomarca que sobrou, arrisco dizer que é  um "Ncp1207a".

o 1207 com certeza não é, porque não se usa controle quase-ressonante nessa topologia (forward, com indutor depois do retificador no secundário). Se fosse flyback, sem o indutor no secundário, poderia ser.

Provavelmente seja um NCP1200 ou 1203, só não se sabe a frequência. Esses integrados existem nas versões de 40 (mais rara), 60 e 100KHz. Eu tentaria primeiro com o NCP1203P60, que é o mais comum.

 

Sobre o fet, veja de quanto é o resistor de source. Se for maior que 0r12, pode pôr um 2SK956 ou 2SK962, que é bem comum no mercado. 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zazulakMuito bem colocado!

Eu nunca tinha observado essas diferenças, pois o meu contato com essa linha foi pouco ate hoje.

Assim que vi o símbolo da "ON" me veio na cabeça imediatamente o 1207, daí, só conferi os pinos e bateu.

Obrigado por falar! 

É de grande valor essa informação e com certeza  me ajudará muito em casos futuros!

 

Editado: por paivafrota
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zazulak Muito Obrigado pelas informações que vão ajudar não apenas a mim mais outros que estejam com essa duvida, vou seguir suas indicações, sobre o resistor é de 0,24R (Vermelho, Amarelo, Prata e Dourado) .

56 minutos atrás, zazulak disse:

Buenas,

 

o 1207 com certeza não é, porque não se usa controle quase-ressonante nessa topologia (forward, com indutor depois do retificador no secundário). Se fosse flyback, sem o indutor no secundário, poderia ser.

Provavelmente seja um NCP1200 ou 1203, só não se sabe a frequência. Esses integrados existem nas versões de 40 (mais rara), 60 e 100KHz. Eu tentaria primeiro com o NCP1203P60, que é o mais comum.

 

Sobre o fet, veja de quanto é o resistor de source. Se for maior que 0r12, pode pôr um 2SK956 ou 2SK962, que é bem comum no mercado. 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

@zazulak desculpa a demora em dar um retorno estava aguardando a peça chegar , comprei um 1203P60 e o Mosfet 17N80 , mas infelizmente a fonte não ligou mesmo com os 300v no pino 8 dele, mas notei que o 1203P60 estava esquentando será que pode ser a questão da frequência? já estou comprando o 1203P100 pra testar nessa fonte. 

Editado: por Thulio Lima
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...