Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Medição das tensões básicas de uma placa mãe

Avalie este tópico:

tecnotrilha

Posts em destaque

Amigos vou colocar aqui uma ajuda aos amigos que estão iniciando no reparo de notebooks e que se deparam com placas que não ligam e não sabem por onde começar. Antes de tudo tenha certeza que o carregar está funcionando 100%.

DcJack 19v (tensão do carregador) => Mosfet 19v => Mosfet 19v => Bobina 19v e/ou 12v <= Mosfet 12v <= Conector da bateria

Tensões que devem estar presentes na placa antes de apertar o botão de ligar: 19v na bobina depois do dcjack e dos 2 fets e 5v e 3.3v nas bobinas depois do PWM primário. Obs: os 12v é no caso de estar apenas conectado na bateria, sem o carregador.

Checar também 3.3v no botão de power, 3.3v na alimentação da Bios e 3.3v na alimentação do Super I/O

Sei que isso é apenas o básico e que pode sofrer pequenas alterações em alguns projetos, mais quero de alguma forma ajudar um pouco os amigos iniciantes, desculpe se não fui tão claro eu também não sou muito experiente na eletrônica, mais aqui no fórum tem amigos com grande capacidade que podem ajudar a tirar as dúvidas, então é só perguntar. Se gostou deixa seu JOINHA.

• Joinha 10
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 3 semanas depois...

Boa dica... quando o notebook tem sinal de carregamento da bateria mas não liga vou direto as medições de BIOS e I/o... esse procedimento é o melhor ou devo medir outro lugar da placa antes??

Nesse caso amigo, checar se tem os 3.3v e 5v e depois Bios, I/O e Botão de Power. Normalmente quando a luz da bateria acende é porque os 19v estão presentes.

Link para o comentário

e agora se o carregador estiver bom e no jack nao der os 19v como procedo

Quando o carregador está bom e você não tem 19v no DCJACK indica que você tem um curto e provavelmente seja na linha dos 19v, você vai ter que identificar com o multímetro onde esta esse curto começando pelo próprio DCJACK, retirando ele da placa e fazendo sua medição.

Link para o comentário

Amigos vou colocar aqui uma ajuda aos amigos que estão iniciando no reparo de notebooks e que se deparam com placas que não ligam e não sabem por onde começar. Antes de tudo tenha certeza que o carregar está funcionando 100%.

DcJack 19v (tensão do carregador) => Mosfet 19v => Mosfet 19v => Bobina 19v e/ou 12v <= Mosfet 12v <= Conector da bateria

Tensões que devem estar presentes na placa antes de apertar o botão de ligar: 19v na bobina depois do dcjack e dos 2 fets e 5v e 3.3v nas bobinas depois do PWM primário. Obs: os 12v é no caso de estar apenas conectado na bateria, sem o carregador.

Checar também 3.3v no botão de power, 3.3v na alimentação da Bios e 3.3v na alimentação do Super I/O

Sei que isso é apenas o básico e que pode sofrer pequenas alterações em alguns projetos, mais quero de alguma forma ajudar um pouco os amigos iniciantes, desculpe se não fui tão claro eu também não sou muito experiente na eletrônica, mais aqui no fórum tem amigos com grande capacidade que podem ajudar a tirar as dúvidas, então é só perguntar. Se gostou deixa seu JOINHA.

Amigão, foi legal a explanação que voce colocou, só que faltou a tensão de v-core do processador  e sem ela o not não liga, concorda.

Link para o comentário

Amigão, foi legal a explanação que voce colocou, só que faltou a tensão de v-core do processador  e sem ela o not não liga, concorda.

não colega ferrovelho, a tensão de vcore só surge depois de pressionarmos o power button e normalmente (mas nem sempre) é a última tensão das SMPS a surgir.

o colega tecnotrilha está a referir-se às tensões antes de pressionarmos o power button. não concordo completamente com a sua explicação, mas como é para iniciantes, não quero complicar e também não acho que seja a pessoa ideal para explicar melhor...

abraço

Link para o comentário

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

estou com um not aki q nao liga nem acende nada nao sei qual fet começar a testar agradeço a todos

Link para o comentário

não colega ferrovelho, a tensão de vcore só surge depois de pressionarmos o power button e normalmente (mas nem sempre) é a última tensão das SMPS a surgir.

o colega tecnotrilha está a referir-se às tensões antes de pressionarmos o power button. não concordo completamente com a sua explicação, mas como é para iniciantes, não quero complicar e também não acho que seja a pessoa ideal para explicar melhor...

abraço

Beleza Nasix!, devo ter entendido errado a pergunta, mas o que voce postou esta correto e desculpa ao amigo que criou o tópico pela resposta.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...