Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido NHS Compact Plus III 1200VA [Mini AC_3] Curto nas saídas

Avalie este tópico:


elias.girardi

Posts em destaque

Bom dia pessoal, estou com um nobreak NHS acima com sintoma de piscar o led vermelho e apitar continuamente ao ser ligado.

Medi as saídas com um multímetro com o no-break desligado e estão em curto, verifiquei se não tinha nada físico fechando curto entre o fase e o neutro, está tudo normal.

Então desconectei todos os cabos de saída do transformador que ligavam na placa ( os que ficam do lado dos relés) e o curto da placa sumiu, isso indica curto no transformador, correto?

Quando meço com multímetro os cabos de saída do transformador existe curto entre os fios: preto, vermelho e verde. Depende de qual fio coloco a ponteira preta, quando meço com a ponteira vermelha, em alguns dá curto e em outros não.

Não sei como se testa esse tipo de transformador, mas é correto afirmar que não deveria haver curto entre estes fios? 

Alguém poderia ensinar pra mim como se mede um transformador?

Obrigado pela ajuda de todos!

Editado: por elias.girardi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@elias.girardi Bom dia amigo. Pela sua descrição é certo ser o transformador (ja peguei esse defeito e também me bati da mesma forma).

Sem sombra de dúvidas, é o trafo. O problema é que a NHS dificilmente fornece peças à quem não é autorizada ou revenda autorizada.

Trabalhei como técnico em uma revenda autorizada e somente assim conseguíamos peças.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

pra ter uma medida confiável, só medindo a indutância. Um curto entre espiras adjacentes não aparece na medida de resistência.

 

Se quiser testar o transformador sem um indutímetro, vai ter que desconectar todos os fios da placa (identificando eles antes, porque o transformador desse nobreak tem um monte de fios). Esse transformador tem 4 enrolamentos:

 

 - O de rede, ligado aos pontos 0V (não confundir com 0VOUT), 120V e 220V na placa

 - O do inversor, de 16+16V, ligado aos pontos INV1, CT1/CT2 e INV2.

 - O do carregador, ligado ao negativo da bateria, CAR1 e CAR2

 - E um enrolamento auxiliar que ele usa para estabilizar a saída, ligado a 0VOUT, 5VOUT, 15VOUT e 20VOUT.  

 

A forma mais confiável de testar esse transformador é identificar o enrolamento de rede (fio preto ligado ao 0V, verde ao 120V e vermelho ao 220V, sem conexão com os outros enrolamentos) e ligá-lo na rede através de uma lâmpada série. Se acender, é porque tem curto no transformador. Se não acender ou der uma leve avermelhada no filamento (depende da potência da lâmpada), o defeito não é o transformador. 

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zazulak Então tenho que desconectar todos os fios da placa, localizar os fios preto (ligado ao 0V), verde (120V) e vermelho (220V).

Se eu quiser testar em 110 volts eu ligo na lâmpada em série os fios preto e verde. E para testar em 220 volts eu ligo os fios preto e vermelho?

Seria isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz a troca do transformador, mas não resolveu. Tive que devolver este no-break.

 

Peguei ontem outro no-break igual a este com sintoma parecido, mas o curto só aparecia quando desconectava da tomada, fiz também a troca do transformador e não obtive êxito, daí troquei o fusível F2 de 30 amperes e o FET2 IRFB7537 e consegui resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...