Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Esteira Athletic 17638 - Sem tensão na saída do motor

Avalie este tópico:


gkarlos

Posts em destaque

A minha nào está com nada queimado (zener/resistores)... não identifiquei o problema.
A saída para o motor nào tem tensão estou achando que os mosfet se foram. O led de advertência fica acesso, todo o resto funciona normalmente (motor eu testei com uma fonte de 12v e tbm está okay)

Se alguém tiver alguma sugestão, fico imensamente grato (já encomendei os 2 mosfets e irei substituí-los... posto o resultado em breve)

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/02/2021 às 17:56, gkarlos disse:

parece-me que o acoplador ASP1RC3 não está acionando

Isso não é um optoacoplador.. é um relé :D

 

Poste uma foto nítida dos dois lados da placa, aí fica mais fácil analisar. 

 

Essa placa tem um resistor de pré-carga. Quando é energizada, os capacitores do barramento DC se carregam através dele e, quando atingem uma tensão próxima à nominal, o resistor é bypassado por um relé. Se a placa for igual a da foto no outro tópico, teste aquele resistor branco no canto da placa, próximo ao dissipador. 

 

O microcontrolador está sendo alimentado?

Editado: por zazulak
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 2/6/2021 at 2:04 PM, zazulak said:

Isso não é um optoacoplador.. é um relé :D

 

Poste uma foto nítida dos dois lados da placa, aí fica mais fácil analisar. 

 

Essa placa tem um resistor de pré-carga. Quando é energizada, os capacitores do barramento DC se carregam através dele e, quando atingem uma tensão próxima à nominal, o resistor é bypassado por um relé. Se a placa for igual a da foto no outro tópico, teste aquele resistor branco no canto da placa, próximo ao dissipador. 

 

O microcontrolador está sendo alimentado?

Não sei de onde saiu acoplador hahaha

Já testei praticamente tudo o que me passou pela cabeça... como não achei o esquema elétrico, resolvi uma saída alternativa: adquiri uma placa usada no ML... irei  medí-la em todos os pontos  e aí comparar com a minha e ver se identifico onde seria o problema. Sei que é uma saída muito amadora, mas já vão há mais de 30 anos trabalhando só com programação e não com eletrônica.


Segue a foto que tenho...  Vou abrir e medir se o controlador tem alimentação, confirmar o resistor e posto novamente (com fotos melhores)

Muitíssimo agradecido 

 

IMG_20210208_104220.jpg

Editado: por gkarlos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Placa funcionando!
 

troquei os 2 mosfets, o U1660... até troquei os 3 capacitores, mas identifiquei que a ponte estava estranha... troquei-a e está funcionando.

Problema está no painel...................... 

 

Para testar, jumpeei o 12V com o SW e pulsei GND + UP / GND+DN  ela acelera e desacelera perfeitamente

 

Se alguém tiver alguma idéia do que possa ser no painel

(qdo ligo o painel, ao invés de ficar acesso o led SW, fica o UP... e ao dar start, acende o SW, mas nada ocorre)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, gkarlos disse:

Placa funcionando!
 

troquei os 2 mosfets, o U1660... até troquei os 3 capacitores, mas identifiquei que a ponte estava estranha... troquei-a e está funcionando.

Problema está no painel...................... 

 

Para testar, jumpeei o 12V com o SW e pulsei GND + UP / GND+DN  ela acelera e desacelera perfeitamente

 

Se alguém tiver alguma idéia do que possa ser no painel

(qdo ligo o painel, ao invés de ficar acesso o led SW, fica o UP... e ao dar start, acende o SW, mas nada ocorre)

Ou a membrana do painel está danificada, ou tem fio ligado errado aí. Se inverter a posição do conector, o que acontece? Se também não funcionar, experimente inverter o fio do UP com o do SW. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 hours ago, zazulak said:

Ou a membrana do painel está danificada, ou tem fio ligado errado aí. Se inverter a posição do conector, o que acontece? Se também não funcionar, experimente inverter o fio do UP com o do SW. 

 

o chicote e tudo o mais são originais... 

já examinei a continuidade de cada fio e sua correta posição no painel.

Não descartei a membrana estar com problema, por isso contornei-a.... há algo em curto (talvez a membrana), pois ao ligar, o led UP da placa fica acesso (ao invés do SW)... e ao clicar em Start, o SW acende, mas ficam os 2 ligados... o correto é o SW ficar ligado e ao pulsar + ou -, o led correspondente deveria piscar.

Inverter o conector não funciona... após me certificar que não haveria risco de inversão de polaridade, eu testei isso antes, qdo desconfiei do painel.


Segue imagem da placa do painel... .quem sabe alguém daqui não teria o esquema

 

abraços e agradecido por toda a ajuda

IMG_20210309_120717.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...