Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida componente P6KE - 220A - qual a função dele?

Avalie este tópico:


oz.2001

Posts em destaque

Pessoal,

Depois de 30 anos trabalhando com eletronica foi o primeiro componente desses

que peguei com defeito. 

Esta completamente em curto

 

Pelo datasheet é:  SUPRESSORES DE TENSÃO TRANSIENTE DE POTÊNCIA DE PICO DE 600 WATT

É de uma fonte de impressora Lexmark

 

Sem ele, a fonte  funciona normalmente.
Queria saber se posso deixar sem ele mesmo que seja  por alguns dias.

E se não é perigoso.
Ou alguem sabe  se tem alguma fonte de TV ou outra coisa que usa esse componente?

 

abs

 

 

Editado: por oz.2001
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

13 horas atrás, oz.2001 disse:

Depois de 30 anos trabalhando com eletronica foi o primeiro componente desses

que peguei com defeito

Eu em 40 anos de existência (completados hoje) e uns vinte e tantos de eletrônica, não lembro de ter pego um desses em curto, mas já peguei várias fontes com ele faltando, ou que colocaram um diodo comum no lugar. Ele é um diodo supressor, basicamente um retificador rápido em série com um zener. Quando está ok, ele mede aberto nos dois sentidos. 

Ele faz o trabalho do snubber de tensão: Absorve os picos de tensão no dreno do fet quando ele corta.

 

Na maioria das fontes é usado um circuito assim:

image.png.a506a6fdc19141e0d508f157d045aad6.png

Dependendo da potência da fonte, pode-se usar um diodo supressor no lugar desse circuito formado pelo diodo, resistor e capacitor. A escolha depende da potência da fonte, tensão máxima suportada pelo fet, e até da qualidade da bobinagem do transformador

 

Para confirmar se dá pra deixar sem, o ideal é monitorar o sinal no dreno do fet com o osciloscópio, com a fonte funcionando sob carga. Se  a tensão de pico no momento que o fet corta atingir um valor próximo do limite de tensão dele, é porque um snubber (ou supressor) é necessário.  

 

ps. Tem esses diodos para vender no Mercadolivre. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, oz.2001 disse:

ohm,

varistor?   lá é  dc

@oz.2001 A utilização dele é snubber, como nosso amigo mencionou, ou está em paralelo com “uma saída dc”? 
 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

C1C8D500-87BA-4CEB-95AB-3D63E001071C.jpeg

Editado: por ohm
Inserir link
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Heraldo Galvão disse:

Aproveitando a dúvida do amigo, qual a função de um FR207 ?

Estou com uma fonte Yaxun que usa ele em série na saída do positivo da ponte de diodo.

É um retificador rápido para 2A/1000V. Em série com o positivo da ponte, a única coisa que vai fazer é dar uma queda de tensão de até 1V, dependendo da corrente. Se só tem ele em série com o positivo da ponte, dá pra jumpear.  

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, zazulak disse:

É um retificador rápido para 2A/1000V. Em série com o positivo da ponte, a única coisa que vai fazer é dar uma queda de tensão de até 1V, dependendo da corrente. Se só tem ele em série com o positivo da ponte, dá pra jumpear.  

Valeu meu amigo.

Forte abraço e parabéns pelo aniversário !!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

O cliente comprou o "diodo" P6KE -250

Mas esse que ele comprou é um diodo e tem o anel impresso nele (como se fosse a marca do catodo)

e mede como um diodo.

Aí eu coloquei assim mesmo só que fecha curto e a lampada-série de 150W  da minha bancada acende no máximo.

mesmo invertindo ele,  fica o curto.

 

medí o lugar dele e lá tem uma tensão  AC de 120V

 

O P6KE -220  que eu tirei (estava em curto) não tem o anel impresso nele e o datasheet dele,  a simbologia
idele são dois diodos em série com os dois catodos ligados e as duas pontas são anodos o que faz com

que o componentes não meça nada.
Aí,  olhando na Net parece que tem esse componente para AC  e para DC

 

Só achei esse componente  assim no A.E.china
 

Aí eu deixei sem o diodo  por enquanto e falei para o cliente colocar um protetor de surto 
daqueles tipo :"Protetor Dps Clamper Pocket 3 Pinos Original Anti Raio 10a"

 

abs:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...