Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Asus X512FJ-EJ228T MBX512FF não carrega a bateria

Avalie este tópico:


Sergio Penido

Posts em destaque

Olá a todos. Tenho esse Asus X512fj que não carrega a bateria. Ele funciona normalmente na bateria, mas mesmo conectando o carregador e mostrando que está conectado e acendendo a luz de bateria carregando, a bateria vai se esgotando até desligar. Já testei com outro carregador e com outra bateria. Ainda não tenho esquema desse modelo. Vou solicitar no fórum. Verifiquei que o charge tem alimentação e está passando 0,19V para a bateria. Tem um arranjo de mosfets que poderia liberar tensão por dois lados diferentes. E isso não está permitindo eu saber de onde a tensão deveria partir. Caso alguém já tenha experiência com esse problema, e puder me passar alguma orientação, ficarei muito grato.

Editado: por Sergio Penido
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, RRRM disse:

0,19v ?? ou 19v ? se for 19v diretamente para a bateria tem algo de errado. da uma boa analisada no cirquito de carga e se poder procura o esquema para facilitar

Tem 0,19v passando para a bateira. Essa bateria tem 2 celulas de 3.7v. Quando ela está carregada, mede de 7.4v a 7.6v. Na verdade está faltando tensão para carregar a bateria. Ou o charge está ruim ou tem algo na linha que não deixa passar a tensão para carregar a bateria. Estou em busca do esquema. O charge é o BQ24780S.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
20 minutos atrás, Átomos disse:

Os pinos 1, 2, e 3 estão errados, deveria ter a tensão de entrada, são os pinos que monitoram a corrente de entrada, passando pelo o resistor de shunt. Confira isso.

Você tem osciloscópio ?

Realmente. Eu havia feito essas medições antes de trocar um mosfet que estava em curto na entrada. Segue medições atuais. Eu estou sem osciloscópio aqui. Estou olhando pra comprar um Hantek, parece que o preço está menos agressivo. 

image.png.d5f6fc36cb9944407b68556a3754d3cc.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Átomos disse:

pinos 1 e 2 tem que chegar 19v, confira o resistor

O resistor que vc está dizendo é o que tem depois dos mosfets de entrada? Se for ele está ok. Mas antes dele, no dreno do mosfet já está com a tensão de 4,23V. Então esse mosfet ai tem de passar 19v pra frente? Confere se é isso mesmo.

image.png.4f3b20c5766711225e8ddccfb6243323.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Átomos disse:

exato. Deve ter curto a frente, se tiver fonte de bancada, injete apenas 1v onde tem apenas 4,2v

Injetei mas não teve consumo nem aqueceu nada. Fui aumentando até 5v. Quando passa por 4,2v ele gera um consumo de 0,16 e depois em 4,3v já cai para consumo zero. Eu posso ir subindo mais a tensão injetando no resistor depois dos mosfets de entrada para ver se vai ter consumo em tensão mais alta ou se vai aquecer algum componente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/02/2021 às 19:43, Átomos disse:

A idéia é injetar 1v e monitorar as bobinas, caso nenhum surja tensão, aí vc pode ir injetando até chegar no limite que é 19v, o ponto a ser injetado é no ponto do mosfet entre o resistor.

Não consegui identificar curto nessa linha. Fui subindo a tensão. Depois de 18.7 a placa arma, liga com consumo de 0,6a.  Com bateria passa para 0,87a. A máquina liga, dá vídeo, o led que indica carregando a bateria acende em laranja e depois passa para cor Branca. Fica piscando na cor branca. No  fios Azul e amarelo da bateria consta 3,67V. No fio vermelho consta 0,39v. É como se estivesse carregando, mas quando desligo a máquina pelo botão, ela para de carregar. Pelo tempo que deixei, não carregou nada na bateria.   Eu posso tirar esse segundo mosfet da entrada e fazer uma ponte do source ao dreno e alimentar a placa pelo jack pra ver se carrega a bateria?  Segue novas medições do charge.

image.png.8cc383f83ecdf655f8b36e4046686611.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sergio Penido não tá carregando por alguns fatores, pino 15 é o que identifica a presença da bateria.

possivelmente vc deve ter falha nos mosfets da linha de carga, ou o próprio charger. Remover os fets, e testar fora, caso tenha osciloscópio pode monitorar os gates desses mosfets antes de removê-los.

Quanto ao jumper que vc perguntou, sendo constatado que não há curto a frente pra fins de testes pode, mas não seria melhor por um substituto e assim deixar com proteção ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Átomos disse:

@Sergio Penido não tá carregando por alguns fatores, pino 15 é o que identifica a presença da bateria.

possivelmente vc deve ter falha nos mosfets da linha de carga, ou o próprio charger. Remover os fets, e testar fora, caso tenha osciloscópio pode monitorar os gates desses mosfets antes de removê-los.

Quanto ao jumper que vc perguntou, sendo constatado que não há curto a frente pra fins de testes pode, mas não seria melhor por um substituto e assim deixar com proteção ?

ok, eu vou testar os mosfets do charger. O CI de charger eu descarto porque já troquei e ficou com os mesmos valores nos pinos de saída, então ele está bom e bem soldado. Esse jumper eu citei pra efeito de testes. O mosfet original da entrada estava em curto total (SGD) e eu cheguei a colocar 2 compatíveis, todos bons no lugar e só passou 4,23v a frente. Por isso que pensei em fazer o jumper. Funcionando eu vou conferir o acionamento do gate desse mosfet, porque o problema pode estar no chaveamento dele. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  

Em 12/02/2021 às 17:13, Sergio Penido disse:

Encontrei um mosfet da entrada em curto tota

A placa estava ligando com o carregador mesmo com o mosfet em curto amigo?

 

Em 09/02/2021 às 08:18, Sergio Penido disse:

Pessoal, alguém tem referência de valores para os pinos 5-ACOK, 6-ACDET, 15-BATPRES, 16-TB_STAT E 17-BAT-SRC ?

 ACOK - 3v

ACDET - 2,8 ~ 3v

BATPRES - Com bateria deve ter 0v / Sem bateria deve ter 3v

 

2 horas atrás, Sergio Penido disse:

 Ouvi dizer que se a bateria não tiver carga nenhuma o charger não aciona. Procede isso?

Procede sim. O charger nao tem Corrente suficiente para carregar uma bateria zerada. 

É o mesmo caso de baterias de celulares que precisam ser "reativadas" pois o próprio circuito não consegue carregar.

 

A bateria desses asus são litum, pareceidas com tablet, e se elas descarregam precisam ser reativadas. 

Seria interessante se vc tivesse outra igual com carga. Ou tentar carregar essa, do contrário a bateria nao se comunicará com o charger 

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, R2-D2 disse:

  

A placa estava ligando com o carregador mesmo com o mosfet em curto amigo?

 

 ACOK - 3v

ACDET - 2,8 ~ 3v

BATPRES - Com bateria deve ter 0v / Sem bateria deve ter 3v

 

Procede sim. O charger nao tem Corrente suficiente para carregar uma bateria zerada. 

É o mesmo caso de baterias de celulares que precisam ser "reativadas" pois o próprio circuito não consegue carregar.

 

A bateria desses asus são litum, pareceidas com tablet, e se elas descarregam precisam ser reativadas. 

Seria interessante se vc tivesse outra igual com carga. Ou tentar carregar essa, do contrário a bateria nao se comunicará com o charger 

 

 

Para eu reativar essa bateria, devo injetar 3,8v em cada celula (fios azul com preto e amarelo com preto) ou devo injetar 7,6v nos fio vermelho e preto? Como seria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confesso que nunca fiz reativação desse modelo amigo.

12 minutos atrás, Sergio Penido disse:

Ou devo injetar 7,6v nos fio vermelho e preto? Como seria?

Na bateria tem a marcação de polaridade? Acredito que é melhor injetar na saida onde deve ser o positivo e negativo sim. Limite a corrente da fonte para uns 500mA

Cuidado para nao injetar tensao nas linhas de dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...