Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Fonte One Power MP500W3-I 500 watts - Não liga

Avalie este tópico:


elias.girardi

Posts em destaque

Bom dia pessoal, estou com a fonte da foto abaixo que o cliente ligou acidentalmente em 220 volts e ela estava chaveada para 110 volts.

Notei desde o início que ela não queimou fusível, nem ponte de diodo, nem estufou os capacitores. Apenas quebrou (devido ao curto) os dois transistores do dissipador (3DD13009).

Troquei eles mas a fonte ainda não liga. Estou testando ela na lâmpada em série. Quando conecto o cabo de energia a lâmpada dá uma piscada. Tenho tensão apenas no fio roxo de stand by (5 volts).

Testei alguns componentes do primário e parecem estar ok. Alguns diodos que medi também não apresentaram curto. Acredito que não possa ser no primário, senão acenderia a lâmpada em série já ao ser conectada. Não tenho experiência com fontes, alguém poderia sugerir mais algum teste em outro componente? 

Obrigado!

20210209_112339.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim. O wt7522 é controlador pwm e supervisor das tensões. 
 

Se fez pente fino nos componentes que polarizam os 13009 no primário, você pode ter falha de acionamento. Siga os pinos 8 e 9 do wt7522 que encontrara dois transistores npn. Confira com cuidado eles e componentes que os polarizam. Além de conferir 5v de alimentação do wt no pino 20.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm Os dois transistores estavam em curto entre o emissor e coletor, testei os dois fora da placa e constatei o curto. Troquei eles, mas o problema persiste. No pino 20 do wt tenho 5 volts.

Medi uns diodos vizinhos dos transistores e não estão em curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@elias.girardi Ainda nesses transistores em suas respectivas bases possuem resistores de valores iguais que vão ao gnd e vcc de alimentação do transformador drive. confira eles. 


O chopper de stand_by possui os 5v e outra tensão maior que alimenta o transformador drive (os dos transistores em curto emissor/coletor), confirma qual valor da tensão no center tap do transformador drive (no secundário). Essa tensão normalmente após retificada do chopper passa em série com um diodo e um resistor, confira eles. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...